segunda-feira, 3 de junho de 2013

A CRISE EUROPÉIA!



Como já registrei neste blogdopovão, até na Suécia, que sempre foi o maior PIB EUROPEU, a crise já chegou nesse País, onde houve protestos com quebra-quebra, carros incendiados, etc.! Hoje, na bandnewsfmsp, o correspondente de Paris dessa emissora nos informou que a classe média da Europa  que era de 55%, em 2008 passou para 45% em 2012, pensem bem, 10% de queda em 5 anos! O desemprego entre jovens que saíram da universidade já está em quase 23%, o maior desse Continente! Os costumes já estão mudando com essa crise prolongada, como, por exemplo, consertar os bens, como: colocar um botão em uma blusa ou uma calça (há mais de quatro anos que voltaram os costumes da época das guerras onde se procuravam costureiros ou costureiras; consertadores de aparelhos de rádios e televisões, etc.!)
 
Um conhecido, casado com uma espanhola, resolveram montar o seu apartamento com tudo que acharam em um lixo na periferia de Madrid, como: geladeiras, televisores, camas, colchões, etc., isto, claro, há dez anos. Hoje, não existe mais esse tipo de lixo, inclusive, em toda a Europa! Os únicos povos europeus que não faziam esse tipo de descartes, mesmo nos melhores tempos desse Continente, foram a Inglaterra e a Alemanha, por sinal, as mais importantes economias desse Mundo Velho!
 
Vejam o outro lado: de 2008 até 2012, as maiores riquezas dos EUA cresceram 5%, e, a classe média ficou em 20%, quando, em 2008, era quase 60%! Mesmo com toda a pressão do presidente Barack Obama para que diminuísse a distancia da riqueza para com a classe média, e, em consequência, melhorando a vida dos mais necessitados! Somente nos EUA existem 15.000.000 de pobres, porém, é bom frisar, pobre lá é classificado quando a renda mensal não cheque a 1.000 dólares e não tenha casa própria para morar! Para esses, apesar de intensa assistência social para que voltem para os seus lares, com apoio total de abrigos, com todo conforto, simplesmente, não aceitam, onde adoram a viver como pedintes e andarilhos  pelas ruas das grandes, médias e pequenas cidades! E o mais grave, segundo estatísticas, mais de 1.000.000 desses são pessoas com problemas psiquiátricos por terem participado de inúmeras guerras, onde nem os familiares os aturam, e é ai que mora o grande perigo, pois, quando a loucura ataca, a primeira coisa que fazem é saí atirando em todos que enxergam pela frente! E não podem ser presos por serem HERÓIS NACIONAIS!

Mas, segundo especialistas dos EUA, muito em breve, até 2015, essa Nação será a maior exportadora de petróleo e gás para o Mundo, face a grande produção do gás retirado de pedras chamadas de xistos, cuja técnica eles estudaram e desenvolveram desde 1970, e, agora, estão revolucionando o mundo, onde deixarão, brevemente, de serem importadores, onde já estão causando tremores nos países do Oriente Médio e na Rússia, essa a maior exportadora de gás para a Europa, onde já está sofrendo concorrência do gás de xisto dos EUA, cujo preço corresponde a 60% menor do que os russos cobram, fazendo com que os Europeus já estejam prevendo que em 2014 a 2015 esse Continente sairá da crise, pois, o maior custo de hoje é o de energia, onde pagam uma fortuna aos russos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário