terça-feira, 4 de junho de 2013

"CONSCIÊNCIA PLENA" AGUÇA CONCENTRAÇÃO E ABRE A MENTE!



Em uma excelente reportagem do jornal Folha de São Paulo, de 15 de abril de 2013, pela jornalista Alina Tugend, nos trás uma excelente reportagem sobre esse tema, conforme alguns trechos:

"Como a maioria das pessoas, eu tenho minha porção de tensão e ansiedade e fico feliz ao encontrar maneiras de enfrenta-las que não envolvam drogas ilegais.

Por isto, quando o termo CONSCIENCIA PLENA começou a surgir em todo lugar, fiquei intrigada.

Exame de imagens mostram que a consciência plena pode mudar o modo como nosso cérebro funciona. Ela nos ajuda a melhorar a tensão, a reduzir os hormônios do estresse e até na nossa recuperção quando lidamos com informações negativas.

Mas, como sou cética, perguntei-me se o assunto não estava sendo superestimado como uma panaceia simples, segura e que não envolve substâncias pesadas.

Primeiro , tive de descobrir o que é exatamente a CONSCIÊNCIA PLENA. Eu tinha a impressão de que ela andava de mãos dadas com a meditação, mas descobri que ela é mais do que isso.

Prestar atenção no presente, intencionalmente e sem julgamento, é a maneira como Janice Marturano explica o fenômeno. Ela foi vice-advogada-geral e vice-presidente de responsabilidade pública da General Mills e ajudou a iniciar seu Fórum de Liderança Consciente em 2004. Saiu da empresa alguns anos atrás para iniciar o Instituto para a Liderança Consciente, sem fins lucrativos.

O que a consciência plena não tem a ver, disse Marturano, é com apenas reduzir o estresse. Ou com esvaziar nossas mentes de todos os pensamentos. Ou com religião. 'As pessoas têm a sensação de que a consciência plena é algo que elas podem fazer se concentrando em uma uva-passa durante cinco minutos', disse Michael Baime, diretor do Programa Penn para Consciência Plena no Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia: 'Isso é prática consciente, mas exige mais que isso'.

Então aqui está o que eu aprendi sobre as técnicas básicas. Primeiro, encontre um lugar tranquilo para concentrar sua atenção - em sua respiração ou talvez em um objeto. Não é a respiração profunda, mas sim experimentar ' quando o ar entre e quando sai', disse Marturano.

'Sinta a caixa torácica se estender sem que você faça nada. Consegue perceber como a mente pega uma carona e a reorienta? Essa reorientação é o exercício'.

Talvez você comece com dez minutos e aumente seu tempo até meia hora ou 40 minutos por dia. Mas isso é apenas parte da prática total. ....existem, também, as 'pausas propositais': por exemplo, decidir que, em vez de pensar na próxima reunião, enquanto escova os dentes, você se concentrará no sabor da pasta de dentes, na escova e na água. Eventualmente, expanda esse estar no momento para outras partes da sua vida'. A ideia é que, com o tempo, você se sinta mais concentrado , principalmente, consigo mesmo e com os outros. NÓS QUEREMOS FAZER COISAS, IDENTIFICAR E RESOLVER PROBLEMAS. ESSE É O OPOSTO DA CONSCIÊNCIA PLENA'.

E concluiu: "NÓS OLHAMOS TÃO Á FRENTE EM BUSCA DA PRÓXIMA COISA QUE VIRÁ QUE NÃO VEMOS O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PRESENTE. A CONSCIÊNCIA PLENA PODE NÃO SER A RESPOSTA PARA TODOS OS MALES. MAS PODE RESPONDER A ALGUNS. PARA MIM, ISSO JÁ BASTA".

Essa é minha: COMO VOCÊ PODE TER CONSCIÊNCIA SE VIVE EM CONSTANTE DESCONCENTRAÇÃO? COM PENSAMENTOS LONGES DA REALIDADE? COMO BEM ESTÁ REGISTRADO NA BIBLIA SAGRADA: OS PROBLEMAS DE HOJE RESOLVEMOS HOJE, OS DE AMANHÃ, AMANHÃ! Conheço pessoas que querem resolver problemas de longo prazo e esquecem os de curtíssimos prazos! Quantas mensagens espirituais nos pedem para darmos uma parada em nossa vida, de minutos, sozinhos, para refletirmos, ou seja, segundo o catolicismo, o budismo, o espiritismo, etc. nesse momento estamos conversando com DEUS ATRAVÉS DOS NOSSOS ESPIRITOS DE LUZ! Li, uma mensagem do Espírito de Luz, maravilhoso, de Joana de Ângelis, dizendo-nos que um grande erro de todos nós é não decifrarmos os sinais que Deus nos manda, diariamente, e, se nós os captássemos, seriamos mais felizes! E nos aconselha: a melhor maneira para sentirmos é meditarmos! Outro grande problema que temos é nos preocupar, excessivamente, com pequenos problemas que não nos fazem tanto mal, e, os que nos fazem mau ,com  intensidade, relegamos em segundo, terceiro planos, e, quando o identificamos, á é tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário