quinta-feira, 6 de junho de 2013

"MÁ ALIMENTAÇÃO GERA PREJUÍZO DE US$3,5 TRI POR ANO, AFIRMA A FAO"


Saiu esta manchete no jornal Valor Econômico de segunda-feira, dia 3 deste mês, do jornalista Tarso Veloso:  "Os custos sociais e econômicos da alimentação deficiente no mundo chegam a US$3,5 trilhões por ano, segundo o relatório da FAO denominado ESTADO DA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO 2013: SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO PARA UMA MELHOR NUTRIÇÃO, . Publicado pela primeira vez em 1947, o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura aborda um tema diferente a cada ano. Em 2013 o tema central foi como o sistema alimentar pode ajudar a melhorar a nutrição.

Segundo o estudo, a desnutrição materna e infantil ainda impõe um fardo maior do que o excesso de peso e obesidade, embora o último continue aumentando nas regiões em desenvolvimento. O desafio, segundo o representante da FAO BRASIL, Alan Bojanic, é continuar combater à fome e desnutrição ao mesmo tempo em que se deve prevenir ou reverter o surgimento de obesidade. O estudo será divulgado hoje (na segunda-feira) em Roma.

.........apesar de o número de pessoas subnutridas a]no mundo ter se reduzido nos últimos anos, 868 milhões de pessoas ainda estão em situação de subnutrição, sem ingerir os nutrientes que precisam diariamente"

......a prevalência da desnutrição nos países em desenvolvimento diminuiu cerca de 16 pontos percentuais, de 44,6% para 28%. Mesmo assim existem 160 milhões de crianças raquíticas os países em desenvolvimento hoje, em comparação com 248 milhões em 1990."

A prevalência global de sobrepeso e obesidade tem aumentado em todas as regiões, em sua maioria entre adultos. Entre 1980 e 2008, houve aumento de 24% para 34% de adultos com sobrepeso e obesos em todo o mundo. A região com mais obesos e adultos acima do peso é a América do Norte. Ao todo, 70% da população se enquadra nessas categorias nesse país".

Portanto, minha gente, é muito preocupante o que esse relatório nos diz! Nos EUA, a situação é tão preocupante que a primeira dama dos EUA, Michele, todos os finais de semana, convida 100  crianças, de várias localidades desse pais, para passarem o fim de semana com o casal e seus filhos, na Casa Branca (claro, à noite são hospedados em hotéis com tudo pago pelo Governo Federal), onde recebem orientações de como bem se alimentar! Os resultados são fantásticos! Mas, quando estive na região da Flórida (o primeiro destino de qualquer brasileiro para esse País, o segundo......Nova York!) tomei conhecimento de  como adoram comer tipos de alimentação carregados de açúcar, sal, etc., etc.! O café da manhã, com muitas variedades, mas, todos carregados de colesterol ruim (LDL) e muito açúcar: doces e mais doces; queijos de vários tipos, salames de vários tipos, ovos com bacon; manteiga, etc., etc.; Ao meio dia, porque não almoçam, claro, depois de um café desse tipo, eles comem MEIA VARA DE PÃO, COM SALAMES, CALABREZAS, ETC., E UM COPO, DE UNS 50 MG, DE COCA-COLA, PEPSI OU OUTROS! No jantar, carnes, galinhas, , sanduiches, etc., quase comprado já feito, de forma congelada!
 
E não é só nesse País. Em outubro do ao passado, andei por alguns países da Europa, a chamada imperial, e lá presenciamos quase igual esse comportamento dos americanos, com o café cheio desses tipos de alimentação; no almoço, tudo congelado, onde, por exemplo, um frango assado, acompanhado com uma pequena porção de arroz, duas rodelas de tomate, duas de pimentão; e outros ingredientes, e pronto! Por exemplo, solicitei um frango desse modelo, e, em 3 minutos já estava em minha mesa: quando comecei a comê-lo, por dentro, estava quase gelado, e, ai, solicitei ao garçon, 'educadissimo', que esquentasse a pobre vítima, e, com menos de 2 minutos, devolveu-me, pegando fogo, parecendo que estava com raiva da minha pessoa! O jantar do Europeu não existe, no máximo, uma merenda tipo lanche, chá, etc.! Por exemplo, quem não almoçar, em qualquer pais da Europa, até as 17 horas, pensando em jantar, tranquilamente, ficará com fome, ou, comer pão com salame nos supermercados! Mas, o que mais me deixou estupefado foi a 'higiene' do Francês! Ao meio dia fazem refeições rápidas, principalmente, lanches, e, um deles, que mais presenciei, uma VARA DE PÃO, BAGUETE, FINA, DE UNS 50 CM, CHEIA DE SALAMES, SALADAS, ETC., onde pegam essa vara de pão, pelo meio (um pequeno guardanapo no meio), e saem comendo pela rua, muitos deles bem vestidos, com ternos ou mulheres muito elegantes! Também, no final da tarde, presenciei franceses carregando duas a três baguete de pão, no meio forradas com um pedacinho de papel, onde nessa área eles colocavam embaixo do suvaco e partiam para suas casas! Não é preciso dizer-lhes que o resto das varas de pão, quase 95%, ia descoberto sofrendo todo tipo de poluição! E ainda dizem que não tomamos cuidados com a higiene!
 
Mudando de pão para a vagina de uma mulher, ainda falando de franceses, claro, deve haver exceções, um amigo, médico, ginecologista, que fez doutorado na França nessa área, disse-me que ficava abismado quando uma mulher entrava em seu consultório, onde ele a convidava para que ela tirasse as suas roupas, em uma área apropriada e se vestisse com um roupão médico; para a sua surpresa, quase todas apareciam nuas! Quando eram lindas ele adorava, mas....... Segundo ele o maior problema, de todas elas, lindas e feias, era a falta de higiene! Quando abriam as pernas, ah, que sufoco terrível! Não se depilavam, segundo ele, há meses! Os seus colegas franceses não usavam máscaras, ele, usava três, uma sobre a outra! Disse-me que ficou frustrado e complexado com a mulher francesa, pasmem, para o resto da vida! Lá, perto da Alemanha, ele visitava a família de um colega médico alemão, mais ou menos, trimestralmente, por ser  agradável a família, o pais e o passeio! Mas, não aguentava a falta de higiene! Até hoje ele não sabe quem é pior! Iam para a praia, passavam o dia todo, e, quando chegavam em casa, se enxugavam em toalhas e mudavam de roupa! Outros, mesmo molhados, sentavam nas cadeiras e sofás deixando uma lagoa de água sobre os mesmos!
 
E ai, aproveitando o papo, contei-lhe dois caso verdade ocorrido com dois alemães, em 2010, no aeroporto 2 de julho, em Salvador! A policia federal foi chamada para esse aeroporto pelo fato de dois alemães estarem trocando de roupa, com shorts de praia, em pleno salão de embarque e desembarque, e, ao serem acionados, disseram que tinham oito dias passeando por Salvador, tomando banho de mar, todos os dias, e que não tinham tomado banho de chuveiro durante todo esse tempo, e, estavam trocando de roupa para viajarem de volta para a Alemanha! Não foram presos, mas tiveram que tomar banhos e trocarem de roupas, claro, novas, compradas no aeroporto, pois, as que tinham nas sacolas nem URUBÚ CHEIRAVA! O outro, em Recife, também, no aeroporto de Guararapes, dois alemães estavam dentro do avião que os levariam para Berlim, quando o comandante os convidou para que saísse da aeronave para tomarem banho e trocarem de roupas, pois, quando as portas foram fechadas, ninguém aguentou a podridão dos dois! Disseram que tinham passados durante 40 dias pelo norte-nordeste, onde tomaram banhos de mar, mas, em todo esse período, nunca tinham tomado banho de água doce, inclusive, com as mesmas roupas e tênis! O mesmo procedimento: tomaram banho e trocaram de roupas, novas, e as velhas nem esmoleres de recife aceitaram!
 
Eu já estou com quase 5.000 acessos vindos da Alemanha! Tomara que sejam de brasileiros que estão lá, pois, se forem alemães.........Mas, por dever de justiça, estive em Berlim e em algumas cidades desse lindo País, como Frankfurt, Sturttighat(acho que é assim), postos de combustível durante mais de mil km pelo seu interior, e, na verdade, não presenciei esse tipo de gente! Dizem que o Hither não gostava de tomar banho e ainda queria sexo, claro, com seus soldados íntimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário