segunda-feira, 10 de setembro de 2018

'FORTES, LIVRES E SUICIDAS' UMA EXCELENTE REPORTAGEM SOBRE OS INDIOS SURUWAHAS, QUE VIVEM NO INTERIOR DA AMAZÔNIA, A QUASE MIL KM DE MANAUS!



Uma história fantástica do extraordinário fotógrafo e historiador, o mineiro SEBASTIÃO SALGADO!

Como estamos na semana voltada para o combate ao SUICÍDIO, infelizmente, já em estado de EPIDEMIA, principalmente, pelas evoluções que o mundo está passando, onde o cidadão vive sendo cobrado, violentamente, para se 'modernizar', para 'aprender mais ainda', onde as dificuldades pessoais e materiais se quadriplicaram, ou seja, um mundo totalmente diferente!

COM COBRANÇAS INFERNAIS, SE NÃO TIVERMOS UMA BASE RELIGIOSA, COM UMA FAMILIA EQUILIBRADA, SEM DÚVIDA, AS PESSOAS PASSAM A SER ALVOS VIOLENTOS!

Como se cobram dos jovens, dos adultos, dos amigos, dos conhecidos!

MAS, COM DEUS NO CORAÇÃO, COM ORGANIZAÇÃO PESSOAL, SEM SE PREOCUPAR EM AGRADAR A OUTROS, SEM DÚVIDA, ESSE PESADÊLO NÃO TERÁ PESO EM NOSSAS VIDAS!

Como sou um católico apostólico romano, com muita fé em DEUS, em nosso, de irmão, seu filho, JESUS CRISTO, nos Santos protetores, podemos vencer essa dura batalha!

O depressivo não enxerga nada de bom nesta vida, tudo é pouco, tudo é insuficiente, nada do que possui vale algo, até os seus filhos, netos, etc., que, nada mais é do que AS MARAVILHAS DA VIDA!

Mas, com fé em DEUS, com familiares, amigos, conhecidos, dando-lhe apoio, diariamente, podemos neutralizar essa pressão infernal sobre a pessoa!

Como tenho fé no ESPIRITISMO, APESAR DE SER CATÓLICO, TAMBÉM, onde acho que nós TEMOS UMA ALMA DENTRO DE UM CORPO, onde não podemos aceitar que tudo que somos se desapareça quando morremos, um dos mais fantásticos ESPÍRITOS DE LUZ, JOANNA DE ÂNGELIS NOS ENSINA: 'QUANDO ESTIVERMOS PENSANDO EM COISAS RUINS, PROCUREM, IMEDIATAMENTE, A TROCA-LAS POR COISAS BOAS, COMO FAMILIA, AMIGOS, O MAR, O SOL, A LUZ, TAMBÉM, PESSOAS PRÓXIMAS, MAS, JAMAIS ESQUECER DE UMA TERAPIA COM UM PROFISSIONAL'! E COMPLETOU: 'QUANDO NASCEMOS TEMOS A CERTEZA QUE MORREREMOS UM DIA, LOGO, PARA ESQUECERMOS ESSE DIA, QUE PODERÁ ESTÁ DISTANTE OU PRÓXIMO, VAMOS VIVER A VIDA, MARAVILHOSA, TODOS OS DIAS, TODOS AS HORAS, TODOS OS MINUTOS, TODOS OS SEGUNDOS, POIS, ASSIM TEMEREMOS MENOS A MORTE'!

Mas, vamos a um resumo, SUCINTO, dessa fantástica reportagem, saída na edição da FOLHA DE SÃO PAULO, NO ÚLTIMO DOMINGO, DE AUTORIA DO JORNALISTA LEÃO SERPA:

'OS SURUWAHAS VIVEM SEM CACIQUE OU QUALQUER OUTRA HIERARQUIA EM UMA PEQUENA COMUNIDADE ISOLADA NO SUL DO AMAZONAS, ONDE PRODUZEM TODA A SUA COMIDA, CULTIVAM O VIGOR FÍSICO E PRESEVAM TRADIÇÕES - COMO A DE USAR POÇÕES VENENOSAS PARA CAÇAR, PESCAR E MORRER JOVEM', assim nos diz o grande Sebastião Salgado!

'Eles são 154 pessoas e sua população segue crescendo (eram cem nos anos 80). Com a saúde exuberante, produzem todos os alimentos que consomem e têm grande orgulho de suas técnicas de agricultura, particularmente apuradas'.

'Para caçar, usam armas tradicionais, o arco e a zarabatana, com que atiram setas de ponta envenenada. São mestres no uso de poções. Não têm caciques, mas os grandes caçadores , sempre reconhecidos pelo número de antas que mataram, são prestígios, considerados 'madi iri-karuji' ou 'pessoas de valor'.

'Os suruwahas representam para mim aquilo de mais próximo ao que Pedro Cabral deve ter visto ao chegar ao Brasil', diz Sebastião Salgado.

Eles escolheram viver em estado de quase total isolamento e mantém suas práticas e a expressão visual de sua tradição cultural muito preservadas'.

'Após contatos trágicos com outros índios e brancos na segunda metade do século 19, os suruwabas se retiraram para o fundo da floresta e lá ficaram isolados até o início dos anos 80"

'Apesar da distância, esse grupo frequenta o noticiário e é alvo de estudos acadêmicos por uma característica cultural geralmente chocante para um não SURUWAHA: a ocorrência frequente de SUICÍDIOS, provocados com o uso do TIMBÓ, veneno usado por outros povos apenas para pesca. Essa tem sido a principal causa de mortes entre eles. A fama dessa ocorrência os levou a serem chamados de 'OS INDIOS DO VENENO'.

'Antropólogos, indigenistas e missionários se debruçaram sobre o tema sem uma conclusão sobre as causas desse comportamento e sem conseguir eliminar os casos - que, no entanto, têm diminuído'.

'A MAIOR PARTE DOS SUICÍDIOS OCORRE ENTRE PESSOAS NA FAIXA DE 14 A 28 ANOS, EM PLENO VIGOR FÍSICO'

'Contribui  para isso sua mitologia. Acreditam na existência de três céus ou planos para os quais a pessoa ruma após a morte'

'DESSES CÉUS, AQUELE ONDE A VIDA É MAIS FAVORÁVEL É O QUE REUNE OS QUE MORREM FORTES E SAUDÁVEIS, EM VEZ DOS DOIS  OUTROS: o que reúne os picados por cobra e aquele para onde vão os que morrem depois de velhos'.

'...são também uma sociedade anárquica. Não têm lideres, não têm chefia. As decisões de interesse comum são tomadas à noite, depois da comida, em conversas abertas. titudes pessoais são responsabilidade dos indivíduos. O grupo pode criticar alguma ação isolando seu autor, deixando de falar com ele. Mas não há punições'.. 

Leiam mais: ou o total dessa fantástica reportagem, ou em pesquisas em diversos livros, citados no google.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário