segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CASAMENTO: EMPURRANDO COM A BARRIGA!

Antigamente, lá para o início do século XVII, XVIII até a década de 50, no mundo e, especialmente, no Brasil, um casamento durava até o fim, por que? Por que a expectativa de vida de uma pessoa se tivesse sorte, durava até os 50 a 55 anos, e ai, como casavam na faixa de 18 a 20 anos, lá para os 50, com 30 anos de casados, os dois morriam, ou um ficava, "velhinho" e viúvo (a). Hoje, não: a expectativa de vida é lá para os 75 anos, e ai, quem agüenta ficar tantos anos olhando a cara de um e do outro, noite e dia? É ai que ouvimos algumas frases: "a nossa união virou rotina"; "ele não presta mais atenção no que eu digo"; "já falei com ele para diminui aquela ridícula barriga de chope"; etc., etc.. A situação fica tão ruim que até para o cara voltar para casa ele cria obstáculos, e ai, procura mil desculpas, etc., e vice-versa.
Mas, com experiência de muitos anos em reuniões da igreja católica para discussões sobre casais, denominadas "Encontro de Casais com Cristo", inclusive, coordenando vários grupos de casais (mais ou menos 12 a 15), sempre ouvindo queixas e mais queixas, cheguei a algumas conclusões:
1) O casal não pode ficar olhando pelo retrovisor, comparando como era a sua esposa, quando jovem e agora, esquecendo-se d'ele como se encontra no momento: eu acho muito engraçado quando ouço alguém dizer: estou brigando com a minha mulher e acho que não vamos continuar juntos, principalmente, porque ele está gorda; barriguda; etc. e eu estou cheio de mulheres novas. Ai, eu não agüento ouvi isto e pergunto ao "artista": calma, o tempo está passando para ambos. Você, também, não é mais aquele. O cara me olha, com raiva, mas eu digo!
2) Todo casal briga, discute, porém, com educação, com respeito, sem baixar o nível. Há uma fronteira que não devemos ultrapassá-la;
3) Por que o homem pode paquerar outra mulher e ela não pode?
4) Por que pensar que se acabarem o relacionamento, de anos e anos, acharão outro(a) melhor? Na prática vemos desquitados (a) acompanhados com cada armengue, deixando a sua (seu) esposa (o) que, fisicamente, está muito melhor!
5) Um dos grandes problemas geradores de separações é a comparação com outros casais: muitos apresentam uma situação como se tudo estivesse maravilhoso, mas, na verdade, estão em situação de quase separação! Quantas vezes ouvimos mulheres dizerem: "o meu marido é um touro na cama", mas, na verdade, é um bezerrinho! E ai, a outra que está ouvindo, pensa: "já o meu não é tão legal assim", e, começam as desavenças.
O certo é o casal separar as diferenças existentes em cada um, como existem em todo ser humano, e sabermos negociar essas diferenças: quando acaba o direito de um, começa o do outro e vice-versa! Quando uma pessoa decide se juntar a outro, tem, obrigatoriamente, de renunciar a muitas coisas que os dois faziam quando viviam sozinhos. O que vejo é o cara ou a cara desejarem fazer o que bem desejar sem respeitar o outro. Ai, a vaca vai para o brejo!
Agora, para mudar o clima, uma piada: Uma cidadã procurou uma psicóloga face está com problemas sexuais com o marido, onde ele não demonstrava interesses para com ela. A "profissional" sugeriu-lhe que colocasse uma máscara igual aquela da "Tiazinha", uma mulher que se apresentava assim, muita bonita e sexual. E ai ela fez assim: quando chegou no quarto, de calcinha, meião até os joelhos, perguntou ao maridão que se encontrava esparramado sobre a cama: "como estou parecendo?", e ele, cheio de bebida, respondeu: "ao sargento Garcia"! Ai não teve casamento que agüentasse! E o mais grave é que o cidadão estava parecendo um rei momo!

Um comentário:

  1. Amigo,
    Ri tanto do seu texto que não tenho palavras para comentar.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
    É isto aí.Vc está escrevendo e escolhendo temas cada dia melhores.Continua.Assim vamos gargalhar mais e quem sabe os(as) fanfarrões se olham no espelho.
    kkkkkkkkk.....
    Abraços

    ResponderExcluir