sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"PASSADO, PRESENTE E FUTURO"

Autor: Arcebispo da Igreja Católica Dom Itamar Vian, da Diocese de Feira de Santana, em um artigo publicado em um jornal dessa cidade, que, por ser tão bem escrito; tão real e como estamos no inicio do ano de 2011, gostaria de transcrevê-lo, na integra:
Os dias, as semanas, os meses e os anos começam e parece que tudo está pela frente. A mudança de ano, de semana e de dia é uma invenção humana (está é minha ressalva: da indústria e do comércio para venderem e ganharem mais com os seus produtos). Sabemos que o tempo, mesmo sendo passageiro, é um PRESENTE DE DEUS. Por isto, saudamos, com gratidão, o ano que principia.
O INICIO de cada ano se constitui, obrigatoriamente, em meditação sobre o tempo (essa é minha: temos que meditar, pois, quem não o faz não pode planejar a sua vida, com segurança, pois, o contrário da meditação é a agitação, e ai, quem pensa e decide nesse processo?), uma realidade tão comum, mas que não sabemos definir. Constatamos, ilusoriamente, que o TEMPO PASSA. Na realidade, ele NÃO PASSA, NÓS É QUE PASSAMOS. Quando aniversariamos contabilizamos UM ANO A MAIS. NA REALIDADE, TRATA-SE DE UM ANO A MENOS.
O TEMPO É UM DOM PRECIOSO QUE deus NOS CONCEDE PARA A NOSSA SALVAÇÃO (essa é minha: temos que viver a vida em cada segundo). Mas este presente não tem garantia de durabilidade. Santo Agostinho garante: DEUS CONCEDE SEMPRE E A TODOS O perdão, MAS NÃO GARANTE A NINGUÉM O DIA DE AMANHÃ (essa é minha: como o cara erra várias vezes, e sempre pede perdão? Joana de Angelis, essa fantástica figura da historia universal e do Espiritismo declarou, várias vezes: "se numa estrada há uma placa dizendo que a curva é perigosa se passármos acima de 60 km/hora, temos que obedecer, pois, ali foi feito por engenheiros que, com o dom Divino, chegaram a essa conclusão. Portanto, não ultrapasse essa marca, pois, se assim o fizer, estará querendo antecipar a sua vida na terra"!). Porque é um dom de DEUS, precisamos cuidar bem de nosso tempo. Todo o momento desperdiçado poderá fazer falta. A melhor maneira de utilizar bem o tempo é ocupá-lo em favor dos outros.
NOSSA VIDA é uma sucessão de momentos: passado, presente e futuro. O passado não mais nos pertence; o futuro não sabemos se ele acontecerá. O único tempo que dispomos é o PRESENTE. O passado devemos confiá-lo à misericórdia de Deus, o futuro é uma possibilidade, apenas o presente é nosso.
NA REALIDADE, todos nós temos muito tempo. O que acontece é a má distribuição de nosso tempo. O dia tem 24 horas, a semana sete dias, ou se quisermos, 168 horas. Em cada dia transcorrem 1.440 minutos ou 86400 segundos. Este é o tempo que Deus nos concede. A distribuição fica por nossa conta. É sempre interessante analisar como gastamos nosso tempo. Por vezes deixamos que preciosos minutos sejam perdidos (essa é minha: quantos não procuram os seus País, Filhos e demais parentes e amigos, por anos?).........
O POETA indiano Tagore, assim reza diante de DEUS, o SENHOR DO TEMPO: " O TEMPO não tem fim em tuas mãos Senhor!Ninguém pode contar seus minutos. Passam os dias, as noites. Os anos desabrocham e fenecem como flores. Tu sabes esperar. Mas nós não podemos desperdiçar o tempo. Temos de cuidar nosso futuro. Somos pobres demais para nos atrasarmos... No final do dia, receio que tua porta esteja fechada e por isso estou indo apressado. Vejo, porém, que ainda se pode entrar em Tua Casa". Quem gostou e desejar passem e-mail para essa figura humana, fantástica: dl.vianfs@ig.com.br Mas, gostaria de acrescentar mais um trecho da Bíblia: O TEMPO É A RAZÃO DO SENHOR!

Um comentário:

  1. Muito bom,inclusive os excertos.O TEMPO, é realmente,O SENHOR DA RAZÃO!
    A título de colaboração,o grande escritor,poeta,ator e compositor Mário Lago disse:
    "FIZ UM PACTO DE COEXISTÊNCIA COM O TEMPO.NEM ELE ME PERSEGUE,NEM EU O PERSIGO,NÓS NOS ENCOTRAREMOS EM ALGUM LUGAR".
    TEM A VER COM A FRASE BÍBLICA,NÃO É?QUE O TEMPO ÉSENHOR DA RAZÃO.
    Abraços

    ResponderExcluir