sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DERRUBADA DAS BARRACAS DE PRAIA NA ORLA DE SALVADOR: UM ATO TERRORISTA PERPETRADO POR AUTORIDADES PÚBLICAS DO EXECUTIVO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL E PELO JUDICIÁRIO FEDERAL!

Santo Agostinho, um dos maiores filósofos da Igreja Católica, afirmava que uma Autoridade ao tomar uma decisão deveria agir baseada na Lei, mas, também, com um pensamento de compaixão, visando se evitar injustiças que prejudicasse o Ser Humano! Essa decisão, INJUSTA, DESUMANA, apesar de legal, mostrou uma falta de compaixão sem limite! Exemplos e exemplos de desumanidades foram dados nesse ato terrorista, praticado contra mais de trinta mil pessoas (donos de barracas; funcionários; vendedores de todo tipo e seus familiares),  sem contarmos o mal estar de quase todos os baianos, de todas as faixas de idade, que tinham nessas barracas de praia o principal item de lazer. Não há dúvida que Salvador ficou mais triste! Milhares de Soteropolitanos ficam em suas casas sem saber o que fazer no sábado e domingo quando cabeças insanas, diabólicas, perpetraram esse ato!
O que mais revoltou a todos nós foi o comportamento, politiqueiro, portanto, safado de alguns "lideres" quando viram a repercussão negativa junto a quase toda sociedade baiana, e que refletiu em toda a imprensa nacional! Um declarou: "eu não esperava que causasse tanta comoção nos baianos"!;  Outro, que tinha o poder de pedi ao Presidente Lula, cujos órgãos que exigiam a derrubada desse patrimônio cultural dos baianos, desde 1906 (há fotos de salvador mostrando barracas funcionando nas praias), foram os responsáveis pela abertura do processo que gerou a decisão desse louco, irresponsável Juiz Átila, que somente agiu com a mão sobre a constituição, esquecendo o conselho do Santo Agostinho, estavam subordinados, hierarquicamente a sua Presidência, nada fizeram, e, no dia dessa catástrofe, declarou: "eu nunca vi um ato tão horripilante como esse"! Grande cara-de-pau! A Prefeita de Lauro de Freitas, há meses ouvindo noticias da possibilidade desse ato insano ser estendido para seu Município, nada fez, mas, quando os tratores estavam derrubando as barracas dessa área, ela saiu do seu luxuoso gabinete, para, em frente àquela pobre e sofrida população de barraqueiros, funcionários e familiares, aparecer, em um gesto demagógico, pedindo a suspensão! Pelo menos ela, mesmo demagogicamente, agiu, e os outros que se comportaram como vítimas safadas? Por sinal, nesse episódio vergonhoso para a humanidade. Não podemos esquecer do comportamento, parcial, do ex-prefeito de Salvador Edvaldo Brito, que veio da pobreza, filho de uma lavandeira, onde nem o pai sabe quem foi, agindo como representante da Prefeitura de Salvador, foi o responsável pela retirada de todos os empecilhos legais que impediam a derrubada dessas barracas, abrindo caminho para esse verdugo juiz agir! Mas, vamos esperar a decisão do Presidente Lula, que eu votei várias vezes e votarei outras, por ter feito um governo para o povão, em plena Praça Castro Alves, se "fazendo de morto", como se nada tivesse culpa (a spu é do ministério do planejamento do seu governo), declarou que iria resolver isto! Tomara que não seja por estarmos perto das eleições!
HOJE, 6 DE NOVEMBRO DE 2011, peço-lhes permissão para reprogramar a publicação deste texto, feito no início do blogdopovão, mostrando a minha indignação sobre esse ato, ditatorial, do Governo Federal; do Estadual; e, da Prefeitura, na figura catastrófica do J.H.C., AGORA, SOLTEIRINHO, LIVRE DA SUA EX-ESPÔSA, VERDADEIRA PREFEITA DE SALVADOR, evangélica e que tinha horror a bares, barracas, ou seja, pontos de vendas de bebidas que, para esses "filhos de deus" são pontos de encontro do diabo!
Nada, até hoje, foi resolvido, onde tudo que está escrito, aqui, há um ano, continua realístico! Conversei com um antigo barraqueiro, que tinha uma barraca na praia de Itapoã, há mais de trinta anos, que, após a derrubada, hoje CATA LIXO, e, segundo êle, se não fôsse o BOLSA FAMÍLIA ESTARIAM PASSANDO FOME E MISÉRIA! Mandei-lhe ir ao INSS para que se inscrevesse como "empreendendor autônomo" como "catador de lixo" (essa profissão foi criada pelo ex-presidente e estadista Lula, como, também, criou a profissão de DONA DE CASA, atendendo a milhares de mães pobres, a maioria largada pelos seus maridões que, após anos exigindo que ela não trabalhasse para tomar conta da casa, à abandonou por outra, mais jovem, deixando-a na miséria, para que tivesse uma aposentadoria aos 65 anos, homem, e, a mulher 60 anos, além da garantia de que, caso ficasse doente, ser encostado nesse Órgão de Previdência, pagando, mensalmente, 11% sobre um salário mínimo, hoje, R$57,00, ou, menos de R$2,00 por dia! Estamos assistindo ex-barraqueiros alugando casas em frente ao mar para serem transformado em bares e restaurantes, um privilégio de pouquissimos, talvez, não chege a O,5% dos 30 mil barraqueiros! A Prefeita Moema, de Lauro de Freitas, depois de muita luta, conseguiu uma área, provisória, onde os ex-barraqueiros das praias estão tendo um pouco de renda e trabalho, e, em março de 2012, na antiga área do Kartódromo, usada pelos filhinhos de papai milionários, já retomada pela Prefeitura, será construída uma imensa e moderna área de lazer, com bares, restaurantes, parques, etc., além de uma passarela ligando esse local ao mar! Sobre esse projeto, há duas correntes de opiniões: uma acha dificil os bebões terem forças para subir e descer essa passarela; outra acha perigoso o bebão, na parte mais alta dessa passarela, acha que está sobre um trapolim e querer se jogar no asfalto!
Mas, como baiano, conhecedor desta Terra e de nós, povo baiano, até hoje não entendo como esse PREFEITINHO FOI REELEITO DEPOIS DE TER DURRUBADO VÁRIOS CANDOMBLÉS (logo aqui, apesar de Porto Alegre, em recente pesquisa do IBOPE, ser a capital mais chegada a esses costumes! E é mesmo: quem anda no centro dessa linda capital encontrará, com distancias de 30 m para cada uma, lojas vendendo artigos para essa área!) e quase 300 barracas de praia, uma mania da maioria dos baianos, como aqui falamos: gostamos mais da barraca do que da praia e do mar! No meu caso, durante todo o ano, tomo dois banhos de mar: dia primeiro e o último de cada ano, o resto, barraca, banho de água doce nessas barracas e algumas cervejinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário