terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

FALTAM 130 TEXTOS ESCRITOS NESTE BLOGDOPOVÃO, DESDE 24 DE SETEMBRO DE 2010, ATÉ AGORA, PARA COMPLETÁRMOS OS 5 MIL! LONGOS TEXTOS, TRATANDO DE VÁRIOS TEMAS DA NOSSA SOCIEDADE, DO EXTERIOR, ETC., ETC.



Mas, pegando nos meus arquivos onde seleciono textos diversos, com temas importantes, que nos influenciaram, em toda a nossa história, peguei um deles, com o titulo É GUERRA !, publicado na FOLHA DE SÃO PAULO, DE 15 DE ABRIL DE 2017, de autoria do jornalista RICARDO BONAULUME NETO.
´
Esse tema trata de um caso real, ocorrido no início da segunda-guerra mundial, onde as forças aliadas descobriram que estavam 'perdendo a guerra' para o NAZISMO no tocante a DIVULGAÇÃO, onde os nazistas usavam mentiras e mentiras, como, por exemplo, não divulgavam as suas derrotas, mas, enalteciam as suas vitórias, influenciando, e muito, o povo ocidental, e, mostrando inverdades ao povo alemão, italiano e japonês que estavam apoiando essa criminosa guerra!

A NETFLIX, agora, comprou, por uma fortuna de milhões de dólares um documentário, oficial, denominado 'FIVE CAME BACK', ou CINCO VOLTARAM, onde tratam a história de cinco cineastas contemporâneos - Steben Spielberg, Francis Ford Copola, Guillermo del Toro, Paul Greengrasse e Lawrence Kasdan, que comentam o maravilhoso trabalho de cinco diretores do cinema americano, os mais famosos daquela época, contratados pelo governo americano para enfrentarem a propaganda nazista, mentirosa e criminosa. Virou essa série fantástica, agora retratada pela Netflix.

'É um documentário sobre documentários, o que poderia espantar espectadores. Mas, FIVE CAME BACK, ou cinco Voltaram, é uma ótima aula do cinema, além de ser instrutivo sobre a propaganda politica durante o maior conflito da história humana'.

'Como declarou Coppola, Adolf Hitlher e seu ministro da propaganda , Joseph Goebbels, entendiam do assunto. Os americanos tiveram que suar para conseguir algo à altura em termos de convencimento de multidões'.

'Capra foi um dos primeiros a lidar com esse problema. Ele viu o filme 'O triunfo da Vontade', um clássico filme de propaganda nazista dirigido por Leni Riefenstahl, e ficou se perguntando: 'como eu poderia superar isso?!

'A resposta foi curiosa. O primeiro documentário dessa série usa imagens alemãs, italianas e japonesas com comentários irônicos. Seria uma comédia se não fosse obra de assassinos autoritários. Adolf Hither parece um dos irmãos Marx, Benito Mussolini faz caretas como um palhaço.'

A 'FELICIDADE NÃO SE COMPRA', filme de 1946 de Frank Capra, foi um dos grandes filmes antinazistas!

Segundo Del Toro, cada diretor tinha uma característica marcante no seu trabalho durante a guerra: Ford era épico, mítico: Huston estava atrás da aventura: Whiler e Stevens focavam o lado humano: e capra via sua tarefa como a 'solução de problemas'.

Mas, uma frase que ficou na história, sempre usada, citada, abusada por politiqueiros em todo o mundo, bandidos de todas as espécies: 'UMA MENTIRA DITA E REPETIDA ALGUMAS VEZES, VIRA VERDADE PERANTE O POVO', de autoria do chefe da propaganda NAZISTA, ONDE O HITHER NADA FAZIA SEM OUVI-LO  JOSEPH GOEBBELS! O TEMER É UM FARSISTA QUE ADORA USA-LA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário