segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

'MAIS DE 80% DO TRABALHO ESCRAVO É RURAL, COM CASOS URBANOS SE AMPLIANDO', ENTREVISTA COM A DOUTORA GILCA DE OLIVEIRA, ESPECIALISTA EM ECONOMIA RURAL E PESQUISADORA DO TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO NA BAHIA, ENTREVISTA DADA...



....ao jornal A TARDE, DA BAHIA, por sinal, como toda a mídia safada deste pais, apoiou, violentamente, a LEI TRABALHISTA, FEITA PELOS LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO, CHAMADOS DE SONEGADORES, ONDE TODO ESSE PROJETO-DE-LEI FOI ELABORADO DENTRO DA FIESP, O MAIOR ANTRO DE LADRÕES DO DINHEIRO DO POVO, APELIDADOS, GENTILMENTE, DE 'SONEGADORES'! NOS EUA OU PAÍSES HONRADOS, TODOS SERIAM CONDENADOS COMO LADRÕES DO POVO!
 
'No encerramento da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a pesquisadora GILCA DE OLIVEIRA, uma das principais referências baianas na pesquisa sobre o tema, explica o por quê de o problema ainda ser tão comum na atual realidade brasileira, 130 anos após a LEI ÁUREA, que, oficialmente, acabou com a ESCRAVIDÃO NO PÁIS'.
 
Essa entrevista foi realizada com a jornalista Alessandra Lori.
 
AL: Que fatores (sejam históricos, sociais ou culturais) ainda nos levam, 130 anos depois da lei Áurea, a ter uma semana dedicada ao combate ao trabalho escravo?
 
GO: O artigo 149 do Código Penal define a condição de trabalho análoga a trabalho escravo, enfatizando a questão dos trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando o trabalhador a condições degradantes, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto. É um conceito que busca garantir o mínimo de dignidade ao trabalhador, mas as condições degradantes e jornada exaustiva estão presentes na ampla maioria dos casos de trabalho análogo a de escravo. É uma situação absurda, mas assim é o modo de produção capitalista, uma vez que o LUCRO, a EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM, faz parte de sua lógica e de sua dinâmica. Não há escrúpulos. E, nessa notável crise da modernidade, cada vez nos afeta menos o que ocorre com outro e com a natureza. Por isso mais do que a surpresa com a semana dedicada ao combate do trabalho escravo, mais surpresa causam a invisibilidade e a falta de reconhecimento destas condições por parte da nossa SOCIEDADE'.
 
AL: Qual a situação da Bahia?
 
GO: Na Bahia, segundo dados levantados pelo grupo de pesquisa GEOGRAFAR, junto a Comissão Pastoral da Terra e a Associação de Advogados de Trabalhadores rurais DE 80% do trabalho análogo a de escravo é rural, com casos urbanos que vêm se ampliando, especialmente na CONSTRUÇÃO CIVIL. O oeste baiano (olhem os ruralistas, ai, minha gente!) concentra o MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES RESGATADOS: de 2003 a 016, mais de 80% sendo que só o município de São Desiderio (olhem os gaúchos, paranaenses  ai, minha gente! VIRAM POR QUE DERAM A MAIORIA DOS VOTOS AO AÉCIO NEVES E AO IMPEACHMENT DE DILMA? VIRAM POR QUE A 'SS DO PARANÁ E RIO GRANDE DO SUL ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA CRIMINALIZAR O LULA? VIRAM POR QUE A BANCADA RURALISTA, A MAIS PODEROSA DO CONGRESSO, COM 205 ELEMENTOS, TEM HORROR AO LULA, AO PT?)
 
AL:Como a senhora avalia a atuação do poder público no enfrentamento dessa questão? A polêmica portaria de outubro do ano passado (do corrupto Temer, é bom frisar!), que FLEXIBILIZAVA A FISCALIZAÇÃO DO PROBLEMA, FOI DURAMENTE CRITICADA E O GOVERNO TEVE QUE VOLTAR ATRÁS. É UM ÍCONE DE COMO A QUESTÃO É TRATADA NO ÁPIS OU DEVE SER VISTAQ COMO UMA EXCEÇÃO, DAÍ A REAÇÃO?
 
G0: Sim, é um verdadeiro ícone destes tempos de duras perdas para a classe trabalhadora. mas também de enfrenta  ento vitorioso da sociedade, uma vez que, neste caso, felizmente, foi possível reverter. Além da sensibilização nacional que este tema tem sempre alcançado, internacionalmente a repercussão foi muito negativa. As medidas draconianas alcançaram o máximo da ousadia e da DESUMANIDADE. Tudo isso contribuiu para a queda da portaria. O BRASIL tem sido considerado um exemplo mundial no combate ao trabalho análogo a de escravo (graças a Lula e Dilma, e ai, minha gente, a raiva desses sonegadores RURALISTAS AO SEREM UM DOS SEGMENTOS DO GOLPE contra Dilma, e pela campanha fascista e nazista para tirarem o LULA!). Mas há uma expectativa de retrocesso pela própria lógica ULTRANEOLIBERAL EXTREMAMENTE PENALIZADORA DOS TRABALHADORES (viram, minha gente, como agem os safados TEMER, FHC, AÉCIO NEVES, ALCKMIN, RUCK, JOÃO 'BOSTA' DORIA, e a maioria dos fichas sujas no congresso? O NEOLIBERALISMO NADA MAIS É DO QUE EXPLORAREM O POVO, E TUDO VOLTADO PARA OS MAIS PODEROSOS!). Os cortes de 70% no orçamento da Scretaria de Inspeção do Trabalho é outro elemento. Como seguir fazendo fiscalizações sem recurso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário