domingo, 24 de junho de 2018

HOJE, 24 DE JUNHO, A PENÚLTIMA FESTA DO MÊS, AS MAIS POPULARES DO MUNDO, ESPECIALMENTE, NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, OU SEJA, OS 'FESTEJOS JUNINOS', COMEÇANDO POR ...



....de PRIMEIRO DE JUNHO A TREZE DESTE MÊS SE COMEMORA A QUINZE DE SANTO ANTONIO, CUJA TRADIÇÃO, VINDA DE PORTUGAL, DE UM SANTO CASAMENTEIRO!

Todos o pedem que arranje uma namorada ou namorado para ser o seu ou sua esposa! Será que ainda pedem?

MAS, NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, como 'sofre' SANTO ANTONIO COM AS DONZELAS, AS 'CORÔAS' O PEDINDO PARA QUE ARRANJE UM MACHO PARA SER O SEU ESPOSO! Soube, inclusive, por um coroinha da igreja de Santo Antônio da  Barra, em Salvador, localizada no  bairro da barra, na famosa e linda ladeira da barra, onde se avista toda a grandiosa 'BAIA DE TODOS OS SANTOS', onde as naus portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral chegou de Portugal, passando por Cabrália, região sul da Bahia, perto de PORTO SEGURO, essa badalada cidade turística e de muita curtição, PASSANDO PELA MAJESTOSA 'BAIA DE CAMAMÚ', perto de Valença (Morro de São Paulo, e cia.), chegando em Salvador, naquela época, batizada pelos portugueses como CIDADE DA BAIA, por causa da grandiosa Baia de Todos os Santos, aportando no porto da barra, bairro que já foi o bairro adotado pela burguesia de Salvador, ou seja, a Copacabana dos baianos, turistas, etc.! Por sinal, o descaso com a nossa cultura é tão grande neste País, apesar de nós, soteropolitanos, baianos em geral, curtirmos , e muito, a cultura, o MARCO DO DESCOBRIMENTO ESTÁ ABANDONADO, QUASE DESTRUÍDO, SEM NENHUMA IDENTIFICAÇÃO DA SUA IMPORTÂNCIA (se trata de uma cruz, deixada por Pedro Álvares Cabral! (eu tenho a impressão de que ela está assim desde 1.500!).

Voltando aos SANTOS FESTEIROS E PROTETORES DO MÊS DE JUNHO, tradição trazida pelos portugueses desde 1.500 anos!

Depois de 13 de junho, começamos os preparativos , festejos do São João, que termina hoje, com muita comida (amendoim, milho verde, cozido ou assado, laranja, tangerina, sucos de frutas da época, como caju, umbu, manga, abacaxi, e licores diversos, como: jenipapo, o meu preferido, único; de milho verde, também, excelente, amendoim, mais ou menos, maracujá, não gosto, muito doce, passas, também, não gosto, e, muita 'pinga', onde os 'cachaceiros' tomam em meio copo, dos pequenos, de uma 'talada' só! Tira-gostos diversos, além dos citados, acima, como carne do sol com farófia com cebola vermelha, branca, pimentão, tomate; carne de fumeiro, também, com essa farófia; feijoada; churrasco, fatada de boi ou porco (gosto de boi) mocotó, ensopado de carne de carneiro; de boi; etc, etc.! Uma festa espetacular! Até os turistas se 'acabam'! Os que vieram morar na Bahia, inicialmente, ficam de fora, mas...., com um ano após, ficam mais 'foliões' do que baiano ou demais nordestinos!

E a fantástica música? O forró 'pé de serra', com suas músicas engraçadas, também, o sertanejo do centro-oeste, e, também, variedades diversas, como a 'SOFRÊNCIA', num sucesso espetacular. E qual a diferença dessas músicas? O cantador de forró quer 'FERRAR A NOSSA MULHER OU DOS OUTROS'! O cantador sertanejo, todos, lamentam os 'chifres' que tomou, e ainda pede que ela volte! A 'sofencia' pega nos dois lados, os traídos e!ou os 'comedores'!

MAS, .....A FESTA CONTINUA!

A partir de hoje, até 29 de junho, começam os festejos a SÃO PEDRO, o 'Santo' consolador das viúvas e viúvos! Acendem fogueiras para se 'lembrar' do morto ou morta, mas......., se aparecer uma 'alma', ah, o coro come! E o morto ou morta 'já era'!

MAS, COMO BAIANO 'TEM FAMA' DE PREGUIÇOSO, FESTEIRO, É BOM FRISAR QUE TODO O MÊS DE MAIO É DE FESTAS COMEMORANDO O DIA 'DE MARIA', NOSSA QUERIDA SANTA MARIA, E, MUITAS FESTAS, PRINCIPALMENTE NAS CASAS QUE POSSUEM UMA 'MARIA', NO MÍNIMO, 70%! Por sinal, um dia, em minha casa, a nossa empregada TINHA O NOME DE MARIA! Um 'safado' 'carteiro', do quase FINADO CORREIO, chegou lá em casa, e, de logo, avisou: 'MARIA, PEGA UM COPO COM ÁGUA PARA EU TOMAR, POIS NÃO AGUENTO MAIS'! Maria, indignada com a cara-de-pau do carteiro, o indagou: 'COMO SABIA QUE O MEU NOME ERA MARIA?', porque, em quase todas as casas que eu ando tem uma Maria'

Para concluir este 'pequeno' texto, esses festejos são herança do império português, trazidas quando invadiram o nosso país, pensando que se tratava da Índia, novo caminho, e ai, ao verem que se enganaram, cinco dias depois, Pedro Álvares se picou para descobrir esse novo caminho para as Indias, mas, de forma corrupta, despejou aqui todos os 'degredados', ladrões, assassinos e outros aqui, que se misturaram com índios, negros, e, nós, baianos, continuando essa miscigenação foram para o RIO DE JANEIRO, constituindo a base da nossa sociedade! Graças a Deus, dai nasceram o AÉCIO NEVES, O CABRAL, O CUNHA, O TEMER, O FHC, O ALCKMIN, O SERRA, O ALOYSIO NUNES, O AGRIPINO MAIA E OUTROS CORRUPTOS, MAS, SEM DÚVIDA, A GRANDE MINORIA, POIS, SOMOS UMA MAIORIA DE HONESTOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário