segunda-feira, 11 de julho de 2011

O PERDÃO A BILLY THE KID

Quem foi ele? lendário caubói americano, conhecido no mudo todo, há várias gerações, como BILLY THE KID, MORTO HÁ 120 ANOS. Foi o maior mito do velho oeste norte-americano, com fama de impiedoso matador e uma espécie de Robin Hood americano. "O Kid era um notório fora-da-lei. Eu acho que Lew Wallace fez o que planejou, que era fazê-lo testemunhar e, daí, enforcá-lo", disse, recentemente, um tataraneto do governador Wallace, William Walace.
Por que o perdão? Por que o Estado norte-americano Novo México estuda perdoá-lo, postumamente! Esse projeto está gerando discórdias entre as famílias do Kid contra as famílias dos membros que ele os assassinou! De um lado estão, principalmente, os distantes descendentes do xerife que Kid o teria assassinado, William Brady, em 1878, e do xerife que tinha assassinado Kid, Pat Garrett. Segundo historiadores, o criminalista Joel Jacobsen, há evidencias fortes, mesmo irrefutáveis de que, em 1879, o então governador Lew Vallace concordou em perdoar o caubói, que estava preso, em troca de seu testemunho em outro caso; o registros mostram que Billy serviu de testemunha, cumprindo a sua parte do acordo, mas o governador, não. Como dissera o hsitoriador, "o fora-da-lei foi mais honrado"!
Kid aguardava julgamento pela morte do xerife Brady a quem ele e seus amigos acusavam de corrupção por ter soltado capangas que mataram seu chefe a mando da elite da região. Os mais ricos, acostumados a acossar pequenos produtores e comerciantes, teriam visto no chefe e amigo - de Billy uma ameaçaa seu monopólio. O caubói foi solto mesmo sem o perdão formal, mas, dois anos depois, se viu à mercê da perseguição do xerife Garrett. Preso, ele escreveu ao menos quatro cartas ao governador, pedindo que ele fizesse valer o acordo, mas de nada adiantou. Foi condenado à forca. Fugiu , matando policiais que o vigiava. Para esse historiador, esses assassinatos ocorreram devido a quebra do acordo do governador com esse caubói. É nessa quebra de palavra que o Novo México estuda perdoá-lo depois de 130 anos!
Agora, o objetivo deste texto: será que essa história, verdadeira, ainda acontece em nosso País? Será que a elite, irresponsável , gananciosa, também, não participa desses conchavos? E os acordos que os governantes fazem, principalmente, em épocas de campanhas eleitorais para, nos seus cargos, os esquecerem? E os perdões que dão, diariamente, à elite deste País, principalmente, a sonegadores, com anistias, vergonhosas, de centenas de meses, quase sem juros e correção? E o PAR-TI-DO  P.R. - Partido da República, não minha, sua, e sim d'eles, que, depois de todo o escândalo de corrupção junto ao Ministério dos Transportes, ainda, não maior cara-de-pau, os seus "dirigentes" (é bom exclarecer: a máfia, também, possui dirigentes), ainda querem indicar o sucessor do "ministro" que caiu por corrupção! O maior envolvido, que era o principal assessor desse "ministro" foi indicado pelo Magi, Senador e que desejam indicá-lo para Ministro! Realmente esses caras estão abusando da DEMOCRACIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário