segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

LER É O PRINCIPAL FATOR PARA A FORMAÇÃO DO SENSO CRÍTICO DO CIDADÃO, PORTANTO, DEVEMOS CRIAR O HÁBITO DA LEITURA, DESDE OS PRIMEIROS DIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU ATÉ A UNIVERSIDADE, E, A PARTIR DAI, ESSE COSTUME DEVE SER DIÁRIO, SEMANAL, MENSAL, ANUAL, OU SEJA, COSTUMERO!



Mas, também, importante dentro do lar! Os meus pais exigiam que lêssemos algum livro , claro,
infantil, nessa época, onde eles faziam questão de comprar revistinhas 'infantis', como 'tio patinhas',
'mônica', 'zorro' (ah, como adorava as histórias do zorro e do sargento Garcia!), 'cebolinha', etc., etc.!

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, realizada a pedido do Governo Federal, gestão Dilma, 44% da população brasileira não lê um só livro, e, 30% nunca comprou um livro!

Que horror! Pudera, pois, um governo golpista, como esse TREMER E SUA QUADRILHA, QUE ME COLOCA NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UM SEMI-ANALFABETO COMO O MENDONÇA FILHO (é 'diplomado', mas, em termos da ciência da educação, onde se envolve a gramática, a cultura, com diversos dos seus segmentos, como literatura, artes cênicas, etc., esse 'ONCINHA', como é apelidado pelos seus adversários em Pernambuco, realmente, é um semianalfabeto!), realmente, não podemos sair desse fosso terrível que estamos, sem dúvida, o pior da América do Sul, a nível dos países pobres da África!

Em nossa família, crianças, o meu pai comprava, todos os dias, um jornal, de preferência o mais famoso daquela época, Jornal A Tarde, e, quando surgiu a golpista VEJA, todas as semanas ele comprava um exemplar. Fomos um dos primeiros a ter aparelho de televisão em Feira de Santana, se não me engano, no início da década de 60!

Nos incentivava a ler, e muito, onde 'gozava' com a gente que , por ventura, falasse errado! Eu, um dia, assistindo a um filme, pedi ao meu irmão para que ele 'CLAREIA A IMAGEM DA TV' (naquela época, os aparelhos ultrapassados , de vez em quando, diminuía a claridade, empatando a imagem!), ah, que gozação sofri de todos!

Na Escola éramos obrigados a ler um livro, indicado pelo professor de português, com um prazo de um mês, exigindo-nos que fizéssemos um resumo para apresentar em sala de aula, valendo nota!

No Colégio, também, onde fazíamos provas sobre assuntos de um livro! No segundo ano e terceiro do segundo grau, véspera do vestibular, recebíamos três livros, por trimestre, para ler e interpretar em sala de aula, todos relacionados pelas universidades para o vestibular do ano seguinte, ou seja, nos dois anos próximos a esse evento, no mínimo, tínhamos lidos 24 livros, onde os mestres nos orientavam assim:

. cada dia lê uma página, grifa o que foi ressaltado pelo autor, ou, que o marcou, para, no fim da leitura desse livro, faça revisão reanalisando os textos grifados!

Assim tomamos gosto pela leitura! Neste ano, até agora, li nove livros, assim relacionados:

. 'Confissões de Santo Agostinho';
. Patrística' de Santo Agostinho;
. 'Sobre a Potencialidade da Alma', de Santo Agostinho;
. 'Cartas da prisão 1969 a 1973', de Frei Beto;
'  Jesus Cristo: diferenças e semelhanças', de Adenauer Novaes (linha Espírita);
. 'Carta de Tiago' para Cristãos de todos os tempos', de L. Palhano Jr.
' José de Anchieta', de Eduardo Portella, grande 'feirense', ou da minha querida Feira de Santana:
. 'Dicionário de Lula: o presidente exposto por suas palavras', escrito pelo jornalista libanês Ali Kamell, que, ao chegar do Líbano, expulso pelas guerras do seu pais, resolveu acompanhar um dos seus ídolos, Lula, por quase oito anos, até 2010 quando acabou o seu segundo mandato, depois, ao entrar na REDE GOLPE GLOBO, virou seu DIRETOR GERAL, também, um dos inimigos do Lula!

E qual foi a tática utilizada? Escolhia um livro, e, de acordo com a minha vontade e disponibilidade, ia lendo uma página num dia, duas na outra, e, se estivesse gostando lia várias, até o fim, ou seja, em um mês; quando não gostava do mesmo, MESMO NÃO GOSTANDO, NÃO O ABANDONAVA, lia, de forma homeopática, um dia, .......no quinto dia,......no décimo,.....onde eu levava uns três meses! Mas, usava outra tática aprendida no ginásio dada por um grande mestre da disciplina português: pegava outro, e, de forma paralela, ia disputando um ou outro!

Cecilia Meirelles e Jorge Amado nos ensinavam que, assim, poderíamos lê vários livros em um ano, e, mesmo não gostando do tema, deveríamos ter 'considerações' pelos esforços e dedicação dos autores, dos demais que fizeram esses livros!

Próxima página , relacionarei os que li durante o ano passado! É bom frisar que leio, diariamente, os jornais FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, O GLOBO, TODOS OS JORNAIS DA BAHIA, TRÊS, a excelente revista semanal CARTA CAPITAL, e, telejornais, jornais de rádios da CBN E BANDNEWS, apesar da péssima qualidade dessa mídia, excetuando-se a CC!

Mas, Umberto Ecco, um dos maiores escritores da Europa, Italiano, com mais de 3 milhões de livros vendidos, no MUNDO, nos deu esse conselho: 'QUEM LÊ UMA PÁGINA DE UM LIVRO, AUMENTA SEUS CONHECIMENTOS EM UMA SEMANA; QUEM LÊ DUAS, AUMENTA EM UMA MÊS; QUEM LÊ DEZ, AUMENTA EM UM ANO, E, QUEM TERMINA UM LIVRO, EM VÁRIOS ANOS, E, ACIMA DE UM LIVRO, SEUS CONHECIMENTOS ESTÃO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL', isto ele dizia na Europa, aqui somos DOUTORES!

Um tema de um livro, por mais cansativo, chato que seja, nos retroage ao tempo em que ele se passa, mostrando o povo, sua cultura, etc., etc.! Eu não gosto de livros e filmes de ficções! NEM OS PEGO!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário