quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CONTINUANDO COaM A HISTÓRIA DE LULA, CONTADA POR ALI KAMEL, HOJE DIRETOR GERAL DA REDE GLOBO, ....



A.K.: 'Em 12 de março de 2008, quase três anos depois, num encontro  com empresários, promovido pela revista britânica THE ECONOMIST, Lula rebateu  um artigo meu, publicado no jornal O GLOBO (esse jornalista começou assim a sua caminhada no sistema globo), em que eu mostrava estatísticas provando oque o BOLSA FAMILIA vinha sendo usado não para maar a fome, mas para a compra de eletrodomésticos. Lula, novamente, mudou as justificativas do programa, esquecendo-se do que vinha repetindo insistentemente até ali:

Lula: 'No Brasil, tem uma coisa que eu queria que vocês compreendessem bem: tudo o que a gente faz para o pobre é gasto; tudo o que a gente faz para os setores mais ricos - que precisamos fazer também - é investimento, o que é uma distorção conceitual muito séria. Quando nós damos uma Bolsa Familia de 75 ou 80 reais para uma mulher pobre, ela se transforma numa consumidora em potencial de alimentos, de roupas, de coisas de primeira necessidade, que é um sonho que nós tínhamos , de criar um mercado de massa, que os pobres pudessem adentrar....E não faz muito tempo...Há anos, eu, que era um trabalhador qualificado, para comprar DANONINHO para os meus filhos, eu comprava medido, por semana, só podia tomar um, se tomasse dois era castigado, só faltava colocar cadeado na geladeira. E eu era considerado classe média operária. Se tivesse trabalhado na fábrica de alguns aqui, quem sabe eu tivesse ganho um pouco mais, mas eu estava na Villares, então, não estava ganhando tão bem. Mas hoje uma pessoa de um meio de comunicação importante no Brasil ficou indignada porque uma mulher do Bolsa Família comprou uma geladeira. Obviamente que ela não comprou com o dinheiro do BOLSA FAMILIA, mas o dinheiro do B.F. pode ter ajudado a pagar a prestação. Isso porque não fizemos o osso programa de renovação de geladeira que vamos fazer, se Deus quiser. A imprensa foi lá e entrevistou esta moça. Ela falou: 'Não só eu comprei a geladeira, como estou de sandália nova porque eu pude comprar, eu compro sandália para os meus filhos'. Antes do BOLSA FAMILIA, tinha mulher que comprava um lápis e partia ao meio para dar para dois filhos ou para dar para dois netos. Hoje, ela se dá o prazer de comprar uma caia de lápis para cada um. Isso não é investimento? Isso não é distribuição de renda? Isso não é investimento sado? então, no Brasil nós ainda temos que mudar determinados conceitos que foram criados ao longo do tempo'. (essa é minha: o valor da bolsa família custa 270,00 por família, ou seja, menos de um terço de um salário mínimo! E que custa ao tesouro nacional 9 bilhões de reais por ano, que, se compararmos com o PROER DO FHC PARA AJUDAR A TRES BANCOS, 85 BILHÕES DE REAIS, corresponderia a quase dez bolsas famílias, em dez anos! E a elite irresponsável não aceita, quase toda apoiando o Aécio Aeroporto Neves!).
 
Mas, continuando com verbetes do Lula, mais um:
 
Em uma cerimônia em Belo Horizonte, em 18 de março de 2004, ele , novamente, voltou ao tema BOLSA FAMILIA, principalmente, pelas agressões vindas da elite irresponsável deste Pais, como diziam: 'BOLSA VAGABUNDA'; 'BOLSA PARA PREGUIÇOSOS', ETC., ETC.:
 
Lula: 'Para alguns, 75 reais são gastos em meia hora de uma boa noitada (essa é minha: hoje , no mínimo, se gasta 400 reais, e, em plena VILA MADALENA, naqueles bares fantásticos, uns MIL REAIS!), Num bom bar de Belo Horizonte. Para outros, 75 reais significativa a possibilidade de garantir que as crianças possam comer trinta dias por mês, tomar um café mínimamente decente ou comer um feijão com arroz. Essa é a razão pela qual nós vamos atingir todas as pessoas que são mais pobres no nosso país. Deus queira que, ainda no meu Governo, ou Deus queira que daqui a alguns anos, qualquer outro presidente da República não tenha que ter essa política, porque as pessoas vão estar trabalhando e vivendo condignamente. É esse o  nosso  desejo, é esse o nosso compromisso e é essa a nossa busca incessante. E o Bolsa Família é o primeiro passo. E como toda grande caminhada - como dizia Mao Tsé-tung (Primeiro ministro da china comunista) - começa pelo primeiro passo, nós estamos dando o primeiro passo, depois vamos dar o segundo, depois vamos dar o terceiro. Até que , um dia, a gente  tenha atravessado toda a caminhada que queremos atravessar' (Essa é minha: a elite irresponsável deste pais, desde quando da implantação do BF, cobravam e cobram a 'porta de saída' dessa gente beneficiada, gente que ela os jogou nessas valas da miséria, hoje, estamos vendo muitos dos seus filhos em universidades, através do PROUNI; muitos no PRONATEC; muitos ganhando um salário mínimo, digno, quase de 38O dólares, e não 80 dólares como na era do fhc, representante - mor dessa elite. Milhares de filhos desses beneficiados estão concluindo seus cursos primários, outros ginasiais, e, brevemente, entrarão no prouni, onde se formarão em cursos universitários sem os seus pais gastarem um só real, nem quebrar lápis para dividir com seus filhos!).
 
É por isto que votamos em Lula, tendo como um Lider, e , em Dilma, por todas as conquistas que as regiões norte e nordeste , e porque não, o Brasil já tiveram!
 
Brevemente, ainda nesta semana, mais verbetes desse grande Lider brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário