segunda-feira, 29 de junho de 2015

COMO ESTOU CHEGANDO MAIS PERTO, AINDA, VEJAM ESTE ARTIGO INTITULADO 'OS CAMINHOS PARA ENVELHECER BEM', PUBLICADO PELO HOSPITAL ALBERTO EINSTEIN, PELO GRUPO 'SAÚDE':

Resumidamente, alguns trechos desse excelente artigo: 'ATIVIDADE FÍSICA AJUDA A EVITAR PROBLEMAS NO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO. O IDEAL É QUE ELA COMECE NA INFÂNCIA' 'O estereótipo do idoso cheio de dores no corpo,com limitação de movimentos e vitimado por quedas, remete claramente aos problemas causados pela falta de cuidados com o sistema musculoesquelétrico durante as fases anteriores da vida.Ossos,músculos, articulações, cartilagens,tendões e ligamentos começam a se desgastar a partir dos 30 anos de idade. Uma alimentação balanceada é essencial para a boa saúde dessas estruturas. mas mantê-las em I movimento por meoio de atividade física é fundamental para retardar a degeneração e reduzir os riscos de osteoartrose e osteoporose,doenças cuja incidência se eleva consideravelmente com o envelhecimento. A osteoartrose é provocada pelo desgaste das cartilagens, que funcionam como um colchão que impede o atrito entre as extremidades ósseas.Com a degeneração natural do envelhecimento, elas ficam mais finas e enrijecidas,perdendo a função amortecedora.O contato de osso com osso pode provocar dores e, em alguns casos,deformidades. Quadris, joelhos e a coluna vertebral são as articulações mais afetadas pela osteoartrose, que tem causa genética, e degenerativa e está presente em cinquenta por cento da população com mais de 60 anos de idade.Não é possivel preveni-la, masmovimentar as articulações estimula a circulação do liquido sinovialque lubrifica as cartilagens,contribuindo para retardar a instalação da doença. ...... Se você deseja chegar aos 60 anos de idade, sem esses problemas, comece, urgente, a praticar exercícios, desde jovem; se não o fez, não fique parado, e comece a fazer algo, por exemplo, andar , todos os dias, no mínimo, uma hora" Eu sempre joguei bola, desde a infância, onde levava mais de cinco horas correndo, chutando; sempre tive bicicleta, desde os meus dez anos, juntamente, com meus irmãos, além das missões domésticas, semanais, como lavar os carros da família, ajudar em casa, por exemplo, passar cera no chão; até os meus 30 anos continuava assim, agora em minha casa, onde a minha mulher bota pra quebrar, basta eu estar de folga que ela me exige fazer quase tudo! É ai que fico pensando: como me aposentar? Há dias, uma amigo, advogado, me disse: 'me aposentei', e eu: 'que bom', e ele: 'que bom uma porra, até o meu nome a minha família mudou', e eu: 'como?', e ele: 'agora, não podem me ver parado, sempre me dizem assim: 'JA QUE ESTAR AQUI, VAI FAZER ISTO, AQUILO, ETC., ETC', E AI COMECEI A FAZER UMA ANÁLISE, ONDE CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE NÃO MAIS CHAMAVAM-ME PELO MEU NOME, E SIM: 'JAQUE .......ESTAR AQUI, FAZ ISTO, AQUILO'! Hoje, trabalhando ainda muito, agora com este blogdopovão, e outras atividades, o meu tempo para exercício ficou restrito para caminhadas, duas vezes por dia, pela manhã, 6 horas, e pela tarde, 18 horas, levando para passear dois cachorros, cada um mais indisciplinado que o outro, e mais, fico rezando para não encontrarem gatos, outros cachorros e motoqueiros! E minha mulher, ainda'preocupada' com o meu estado físico, pede-me que faça exercícios, onde, em todas as ocasiões com os amigos, logo ela diz: '...ele é muito parado, quase não faz exercício'! SÓMENTE UM DOIDO SE APOSENTA! E mais: como ninguém do condomínio possui tempo para sair com os seus cachorros, diariamente, duas vezes, muitos moradores, que não o conhecemos, já pensam que sou CUIDADOR DE CACHORROS, ONDE JÁ RECEBI ATÉ PROPOSTA FINANCEIRA PARA SAIR COM OS DELES! Há uns trinta dias, ao sair da minha casa com esses animais, um deles, uma senhora 'muito boazinha', perguntou-me: 'ELES MORAM AI?', e eu: 'MORAM!" Outra, ao me ver com o meu carro, saindo para trabalhar, disse-me: 'BOM DIA, QUE VIDA DIFICIL O SENHOR TEM, ALÉM DE CAMINHAR COM OS CACHORROS, AINDA TRABALHA COMO MOTORISTA', vejam quanto preconceito, pensem se eu fosse pobre , negro, como me tratariam? Por sinal, nunca mais quero criar cachorros, gatos, etc., ou seja, como minha querida mamãe nos dizia: 'CRIAR BICHOS SOMENTE AQUELES QUE PODEMOS COME-LOS'! Ah, deram-me dois cágados para cria-los, para, quando crescessem fazermos uma moqueca, e ai, dava-lhes da melhor comida, água e mordomia! Quando chegou no 'ponto', a mulher e as filhas, logo me enquadraram: 'ELES MORRERÃO DE VELHOS AQUI'! Mais ainda: apareceu um gato, grande, lindo, preto, onde três vezes por dia ele chega em nossa casa, onde fica em cima do muro, com medo dos cachorros! A minha família, com pena, o alimenta, há quase um ano, onde o bicho somente aparece para comer, inclusive, miando sem parar quando se demora, e, recentemente, a minha filha acertou com uma veterinária para castra-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário