terça-feira, 21 de junho de 2011

SÃO JOÃO: A MAIOR FESTA POPULAR DO NORTE-NORDESTE DO BRASIL!

Estas Regiões do Brasil vivem em festas durante todo o mês de Junho, e, em algumas cidades, a partir de primeiro desse mês! São três Santos da Igreja Católica Romana que patrocinam esta alegria, começando por Santo Antônio,dia 13; São João, dia 24; e São Pedro dia 29, onde, também, nessa data se comemora o Santo Paulo!
É a festa onde todos festjam, principalmente, pelo seu custo, que cabe em todos os bolsos, do desempregado ao bilionário cidadão! Amendoim; milho verde; canjica; pamonha; bolos diversos, como aimpim; iame; batata doce: carimâ; uma galinha ou perú assados; um churrasco; fogueira; folgos; balões; etc.. Se o cidadão está sem dinheiro, a tradição convida a todos a compartilhar com essa alegria, onde as casas ficam abertas para receberem amigos, conhecidos e até mesmo desconhecidos! Não se exige presentes; não se exige roupas novas (por sinal, quanto mais velha está de acordo com a festa).
Mas, quem pensar que o São João é somente nessas regiões, acima citadas, está, totalmente, errado! Já é uma festa Nacional e que tem origem internacional. Alguns Países, como: Dinamarca;Estõnia; Finlândia; Letônia, Lituânia; Noruega; Suécia; Irlândia (católica); Parte do Reino Unido; França; Itália; Malta; Portugal; Espanha;Ucrânia; Canadá; EUA; Porto Rico ; e, Austrália. Em todos esses Países, com exceção de Portugal, Itália e Espanha, essa festa é comemorada em cada 25 de dezemro de cada ano.
Não pensem que essa tradição é, tipicamente, brasileira. Começou como uma tradição pagã, depois, adotada pelo Catolicismo. Segundo uma lenda cristã, Isabel, para avisar a Maria sobre o nascimento do seu filho São João Batista, combinaram acender uma fogueira, em cima de um monte, para avisar a Maria que o menino tinha nascido, e, ao mesmo tempo, pedir-lhe ajuda pós parto.
O uso de balões (lindos mas perigosos e devem ser banidos) é uma tradição portuguesa, onde o seu uso, intenso, é na cidade do Porto, onde há uma tradição de se colocar um bilhete, principalmente das mulheres solteiras, dentro do balão, pedindo um homem para se casarem.
Os fogos de artifícios, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista para que nos atenda nas nossas necessidades!
A "quadrilha" (não é as que conhecemos, como uma famosissima, que é a do Congresso Nacional, com poucas exceções, com suas bancadas da "bola"; da "febraban"; da "indústria farmacêutica"; do "agronegócio"; dos "fabricantes de veículos"; etc., ONDE SOMENTE A DO POVO NÃO EXISTE; a do "Fernandinho beira-mar"; a do PCC; etc.; as dos CORRUPTORES, como : empreiteiras; etc., etc.), tem o seu nome de uma dança de salão francesa, feita para quatro pares, chamada "quadrille", muito em voga no início do século XIX até a primeira guerra mundial, e, segundo estudiosos, da "coutredame", popular nos meios aristocráticos, onde copiavam a dança do povo rural. No Estado de São Paulo é chamada de "quadrilha caipira"; no Brasil Central de "Saruê"; no Rio de Janeiro de "Maria-Chica"; Quadrilha na Bahia; Sergipe; Alagoas;Pernambuco; Piauí; Ceará; Paraíba; etc..
Muita fartura de comida; bebida, NUNCA VENDIDA, e, quando comercializada, face a concorrência da oferta gratuita, o preço é quase insignificante! Destacam-se licores de Genipapo; umbú; maracujá; passas; etc.. Muita cachaça, pura ou a famosa caipirinha.
Mas, para terminar essa homenagem a esta gostosa época para todos nós, principalmente, norte-nordestinos, gostaria de fazer um alerta aos homens que bebem , ficam "cheio-do-pau" (como falam os baianos) : cuidado para não soltarem a RODINHA! e se soltarem, não importa a desculpa: "estava bêbado", pois, c...... de bêbado não tem dono! Calma, gente, RODINHA É UM TIPO DE FOGOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário