quinta-feira, 2 de abril de 2015

POR QUE EU, VOCÊ E TODOS NÓS PODEMOS COMER PEIXE, UM ANIMAL, QUE POSSUI VIDA IGUAL AO BOI, AO CARNEIRO, AO FRANGO, ETC., ETC., MANTAND-O NA 'SEMANA SANTA', E NÃO PODERMOS COMER OS DEMASI ANIMAIS?




Em que trecho da Biblia Sagrada estar escrita essa permissão para matarmos peixes ou quaisquer outros animais marítimos, porém, não podermos comer carnes de outros animais? Todos não são seres vivos, perante à Igreja Católica Apostólica Romana, ou seja, perante à Deus? Pois é, minha gente, não existe essa proibição. O que existe é uma esperteza econômica, criada por criadores de animais 'nobres' , excetuando-se o peixe, que era comida do pobre, pescado nos rios daquela região desértica da Galiléia, especialmente, o MAR MORTO E O RIO JORDÃO, com muita abundância desse animal, onde não havia proibição para pesca-lo! Era, digamos, 'comida de pobre', e, a BURGUESIA comia as carnes nobres, trazidas de outras regiões, inclusive, ROMA, a capital daquele Império Romano, o mais terrível da história da humanidade! Naquela época, por falta de áreas com água e alimentos, especialmente capim, boi, carneiro, etc. eram criatórios dos nobres burgueses, onde somente eles podiam come-los. Com medo da população, faminta, atacarem os seus criatórios, com ajuda da Igreja, criaram essa 'PROIBIÇÃO DIVINA', e, até hoje ficamos com esse 'medo'!
 
Na época do PLANO CRUZADO, do ex-Presidente SARNEY (que horror!), com a falta de peixes, caríssimos, até o governo Lula, o Arcebispo Geral do Brasil, desculpem-me, não me lembro o seu nome e não quis pesquisa-lo, ele 'liberou', como se fosse uma 'ordem religiosa'  para que nós pudéssemos 'COMER CARNE DE OUTROS ANIMAIS' FACE A CARÊNCIA DA CARNE DO PEIXE, como se fosse uma 'ORDEM DIVINA'! No meu caso, como fui criado, com a minha família, em comer carnes de animais vindos do mar e do rio, continuamos com essa 'tradição', mas, se não fosse a 'pressão familiar', sem dúvida, comeria um churrasco! Portanto, como o peixe, desde o governo Lula, em meados do seu primeiro governo, caiu de preço, que era um absurdo, um cartel infernal, já concorre com o preço do frango, podemos continuar a come-lo, porém, sem 'dor de consciência'! SE HÁ 'CRIME' EM MATAR UM PEIXE, TAMBÉM, É CRIME SE MATAR O BOI, O FRANGO, O CARNEIRO, O JUMENTO (NO JAPÃO), etc., etc.. Por sinal, vejam o que é uma tradição: Na Índia pode-se comer o BOI, MAS, A VACA É SAGRADA, MILHARES DELAS ANDANDO POR NOVA DELI, A CAPITAL, BEM COMO EM TODA A NAÇÃO, ONDE NÃO SABEM COMO CONTROLA-LA, pois, até dar-lhe um empurrão é crime quase de morte!
 
Mas, o que o governo Lula fez para o peixe baixar de preço? Antes dele, todo o pescado no Brasil, 90% era 'importado', de vários países, inclusive, pasmem, o PERU é um dos maiores pescadores do mundo, juntamente com o Japão, ambos, juntos, menores do que o Estado da Bahia. Quando Lula criou o Ministério da Pesca, com verbas próprias, dando apoio aos pescadores, pequenas e médias empresas, com financiamentos para comprar de grandes barcos pesqueiros, com capacidade de pescarem em alto mar, também, em alto oceano, com possibilidades de ficarem meses e meses pescando e armazenando, como outros países do mundo fazem, há décadas, passamos da pesca artesanal, com aqueles pobres pescadores saindo em barcos do tipo que os índios usavam quando o Brasil foi descoberto, para grandes empresas pesqueiras, e ai a OFERTA TRIPLICOU contra a DEMANDA, baixando o preço! Hoje, quase toda a pesca que encontramos nos supermercados, feiras livres, etc. são de procedência brasileira! Claro, há exceções, como o SALMÃO, vindo do Chile, EUA e outros países do oceano pacífico, onde esse peixe é típico desse oceano! Por exemplo, quando estive em Santiago do Chile, em 2009, o preço do salmão é igual a nossa famosa e gostosa sardinha! Lá, é comida de pobre, aqui.....ah, somente a burguesia pode come-lo. A mesma coisa do famoso bacalhau, que, na Noruega é comida de pobre, aqui é comida para a burguesia! Como é que se dar 140 reais em um kg desse peixe? Há uns 40 dias, em uma entrevista ao jornal O GLOBO, o Embaixador da Noruega no Brasil declarou que não entende por quê esse peixe, tão barato no seu pais, aqui custa uma fortuna! Disse-nos que já estimulou que mais empresários entre nesse negócio de importação, mas, infelizmente, segundo ele, o comércio é dominado por uns 'tres' importadores, ou seja, um desses CARTÉIS QUE INFERNIZAM A NOSSA ECONOMIA! Por sinal, perguntaram a ele o que mais gostava do bacalhau, e ele nos disse de tudo, especialmente, da 'INVENÇÃO BRASILEIRA' que é o 'BOLINHO DE BACALHAU', onde ele nunca o viu em qualquer outro Pais, inclusive, na sua Noruega! Disse-nos que esse 'bolinho' é o prato mais servido na Embaixada, inclusive, ele manda, todos os meses, para seus familiares e amigos nesse pais. Eu, também, adoro, mas, como a 'turma é esperta', aqui um 'bolinho' é composto de 90% de batatinha, e, 10% de bacalhau, ai, é muita sacanagem! E o preço? Dez bolinhos de BATATINHA COM BACALHAU custa R$15,00, e, o mais grave, nem o cheiro do bacalhau conseguimos detecta-lo! É igual ao PASTEL DE BACALHAU, onde 95% é de 'vento', e ainda não gostam quando pedimos assim: 'QUERO BACALHAU DE VENTO COM BACALHAU"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário