sábado, 18 de abril de 2015

VAMOS HOMENAGEAR UM DOS MAIORES FILÓSOFOS DA HUMANIDADE, SEGUNDO ALGUNS ESPECIALISTAS, DA MESMA ESCOLA DE SANTO AGOSTINHO, O PAPA EMÉRITO BENTO XVII, ONTEM 88 ANOS DE VIDA!




Neste BLOGDOPOVÃO, já escrevi vários textos comentando as suas extraordinárias obras literárias, históricas da Igreja católica apostólica romana, onde duas delas, são consideradas obras primas da literatura, principalmente, por esse pensador ter interpretado a BIBLIA SAGRADA para todos nós: A INFÂNCIA DE JESUS CRISTO e JESUS DE NAZARÉ, escritos no período de cinco anos antes do seu gesto sagrado de renunciar ao seu PAPADO, o sexto da história da Igreja Católica, sendo o PRIMEIRO POR LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE (será que não foi Deus que quis assim para termos um PAPA FRANCISCO, que estar mostrando ao mundo, até aos ateus, que a vida é vida!)! Um dos textos que elaborei comentando o livro A INFÂNCIA DE JESUS, cito a sua interpretação sobre o termos usado por todos nós, há séculos, de que o filho 'PRIMOGÊNITO' significa o 'PRIMEIRO FILHO DE UM CASAL', COMO O CAÇULA É O MAIS NOVO, TALVEZ, O ÚLTIMO! O Papa Emérito, pesquisando esse livro SAGRADO, chegou a conclusão, citando capítulos, citações, que, naquela época do nascimento de JESUS CRISTO, ou melhor, tradição vinda de milhares de anos, a 'MULHER SOMENTE ERA CONSIDERADA MULHER QUANDO SE ENGRAVIDAVA E TINHA UM FILHO', e, por esse 'GESTO DIVINO', 'UM SINAL DIVINO QUE ELA PODERIA SER MULHER, APÓS TER FILHO', esse filho seria o 'PRIMOGÊNITO', como foi JESUS CRISTO PARA MARIA E JOSÉ! Por causa desse meu texto, recebi mais de cem mensagens de agradecimento de mães, muitas me dizendo que estavam gratas por essa 'dica', pois, sem desejarem, dedicavam mais atenção (que é um erro, gravíssimo) ao filho caçula, como se fosse uma proteção especial, e que, a partir dessa informação, elas mudariam o jeito de ver os seus filhos! Que bom!
 
Mas, hoje, lendo o livro JESUS DE NAZARÉ, transcreverei, sucintamente, trechos da interpretação do Papa Emérito para o 'SÁBADO', sagrado naquela época, e, até hoje, apesar de nós termos ele, além do descanso, véspera do domingo, outro descanso, mas, para TOMÁRMOS TODAS !
 
'O QUARTO MANDAMENTO: A FAMÍLIA, O POVO E A COMUNIDADE DOS DISCÍPULOS DE JESUS':
 
Honra o teu pai e a tua mãe, para que assim tenhas longa vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te há de dar', assim diz o Quarto mandamento na versão do livro do Êxodo (20,12 - capítulo vinte, versículo doze). O mandamento dirige-se aos filhos e fala dos pais, instituindo, portanto,  a relação das gerações e a comunidade da família como uma ordem desejada e protegida por Deus. fala da terra e da permanência da vida na terra: liga portanto a terra como do povo e da terra à estrutura da família, que liga entre si as gerações.
 
....
 
Nós rezamos ao Deus que  no princíipio - conhecemos através do testemunho da nossa família, o DEUS de Abraão, de Sara, de Isaac, de Jacó, de Lia, de Raquel'.
 
É precisamente esta relação que JESUS põe em causa. Foi-lhe dito que a sua mãe e os seus irmãos estavam fora e que lhe queriam falar. A sua resposta foi: quem é a minha mãe, e quem são os meus irmãos? E, Ele estendeu a mão sobre os seus discípulos e disse: 'Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Porque quem faz a vontade do meu PAI CELESTE, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe' (Mt 12,46-50).
 
No entanto, para a Igreja que se havia de formar e que se formou, foi desde o princípio fundamental a defesa da FAMÍLIA como o núcleo de toda a ordem social, entrar no QUARTO MANDAMENTO em toda a extensão do seu significado: vemos como hoje é em torno desta questão que se trava o combate da Igreja. E do mesmo modo se tornou rapidamente claro como o conteúdo essencial do SÁBADO devia desenvolver-se de um modo novo DO DIA DO SENHOR. A luta em torno do DOMINGO pertence também às maiores preocupações da Igreja no presente, com todas as suas dissoluções do ritmo do tempo que transporte em si uma comunidade'.
 
PORTANTO, MINHA GENTE, O SÁBADO FOI CRIADO PARA QUE OS HOMENS, NAQUELA ÉPOCA, TIVESSEM UM DIA PARA DESCANSAR, PARA PENSAR, MEDITAR SOBRE TUDO O QUE FIZERAM DURANTE A SEMANA, INCLUSIVE, A PERVERSIDADE, A VIOLENCIA, O DESAMOR. FOI UMA ESPÉCIE DE 'TRÉGUA' PARA MEDITAR!
 
Não somente no catolicismo, mas, também no judaísmo e no islamismo, o SÁBADO É O DIA DE DESCANSO, DE PLANEJAMENTO PARA OS DIAS SEGUINTES, E, PRINCIPALMENTE, PARA PASSÁRMOS EM FAMILIA!
 
Eu espero que os meus amigos, conhecidos, façam como EU, fico em casa meditando, rezando, sem tomar uma 'só gota de água', quanto mais 'álcool'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário