segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

BASE CIENTÍFICA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ!


Há vinte e sete anos essa base foi instalada para o incremento dos estudos científicos, também, pela ambição dos militares em ter um pedaço desse Continente Gelado! Até hoje, pelo menos Eu, nunca li, vi ou assisti algo descoberto pelos centenas de estudiosos que ficaram lá, meses e meses, até anos, cujos resultados são desconhecidos, pelo menos, para quem paga a conta, carissima, o Povo! Se vocês tomarem conhecimento de alguma descoberta científica, por favor, avisem-me! Eu não quero ser radical, mas, não seria melhor fazermos convênios com outros Países para colocármos técnicos para fazerem estudos? Dizem, há muito tempo, que para algum profissional ter uma chance de passar um período nessa base, precisará de muito prestígio, principalmente, se estiver próximo do pessoal da USP/SP ou alguém poderoso do Ministério de Ciências e Tecnologias! Eu não conheço um só cientista oriundo da Bahia; de Pernambuco; etc., ou seja, quase todos do eixo São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul.
Eu acabaria com essa Base, principalmente, pelo seu altissimo custo para uma Nação como a nossa que ainda precisa tirar milhares de analfabetos da escuridão do não saber!

Mas, li, hoje, que o Govêrno Federal, em 2011, cortou 60% do orçamento previsto para aquele ano, e, para 2012, mais de 65%! As suas instalações são as piores que existem nesse Continente, onde pegaram, naquela época, com a pressa para ocupar a área, face a corrida que existia entre Países, levaram vários containeres para servirem de alojamentos, e que seria de forma provisória, mas, como sempre, se passaram 27 anos até queimar quase tudo!

Por exemplo, eu nunca li, vi ou assisti delegações de estudantes universitários serem selecionados para irem estudar e se desenvolver os seus conhecimentos nessa Base, por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário