quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

COMO TUDO NO BRASIL É CARO! ALÉM DE GANHÁRMOS EM REAIS!

O Presidente da empresa aérea Web-jet, um norte-americano criado no Brasil, falando muito bem o português, declarou que o nosso País é o mais caro do mundo, excetuando-se moradia! E é mesmo! Domingo, dia 19 de fevereiro, fui passear em uma praia, imbassahy, distante 50 km de salvador, pertinho da praia de sauípe, mais conhecida de todo o Brasil, e tive que pagar R$6,90 de ida e o mesmo valor de volta, ou seja, quase R$14,00 (mais ou menos 7 dólares), para percorrer 50 km de ida e 50km de volta! Um absurdo! Um roubo espetacular! E quando esses exploradores ganharam essa licitação para gereciarem essa estrada, assinaram contrato para fazerem pista dupla até a divisa com Sergipe, onde já passaram mais de dez anos e nada! Como exemplo dessa exploração, e ratificando o norte-americano, acima, em novembro de 2010, saimos , de ônibus, de Lisboa até Roma, em um percurso de 8.500 km, com pistas fantásticas, com encostamentos que davam para dois ônibus ficarem um ao lado do outro, passamos por seis pedágios, com baias de mais de quinze acessos para veículos e carros pesados (esses passavam com chips carregados com os valores do pedágio, onde a cancela subia quando o veículo se aproximava uns cem metros), cujo valor, perguntado ao motorista do nosso ônibus, no final da viagem, em Roma, quanto custou de pedágios, recebendo a resposta que foi de duzentos euros (aproximadamente, 500,00 reais com o euro a 2,50). Não vimos filas, inclusive, porque os bilhetes podem ser adquiridos em postos de combustíveis ao longo da estrada! Vamos fazer a continha: 8.500 km custaram R$550,00; eu paguei R$14,00 em 100 km, ou seja, multiplicado 100 x 85, chegariamos a 8.500 km da europa; transformando em reais; 85 x R$14,00, chegariamos a um custo de R$1.190,00 ao preço do Brasil! E o que mais me revolta com essa politicagem de privatizar nossas estradas é passar o patrimônio público, construído com o dinheiro do povo, com tantos sacrificios, de uma hora para outra, se entrega esse patrimônio, por 20, 25, 30 a 35 anos, SEM PEDIDO DE RESSARCIMENTO, e, logo logo, começam a cobrar pedágios, uma mina de ouro inesgotável! E o mais grave: o EMPLACAMENTO DO VEÍCULO, CARISSIMO, ONDE NUNCA CAI, MESMO O CARRO FICANDO VELHO E DESVALORIZADO, o chamado IPVA, foi concebido, há décadas, para que toda a sua renda fôsse destinada para recuperação das estradas e vias públicas! Resultado: como o dinheiro entra no tesouro, sem carimbo, nada ou quase nada voltava para essas estradas, ou, como deveria ser, para a estrada onde os veículos trafegaram e a danificaram! Nos EUA, pátria do pedágio, taxa baratissima, o emplacamento é quase simbólico; a taxa do pedágio não pode ser investida em outras estradas, e, sim, na via que o veículo trafegou! Essa norma vigora em todos os paises modernos! Depois que ficamos mais de trinta minutos em uma fila, quilométrica, para pagar esse pedágio, cinco km após, nova barreira, essa da polícia rodoviária do Estado da Bahia, onde ficamos mais de vinte minutos, e, quando chegamos lá, pensando que seríamos ouvidos pela PR, simplesmente, os caras estavam dentro do posto, assistindo televisão, sendo o motivo da fila um zingue-zague feito com cones, onde tinhamos que ter uma boa monheca para dribrá-lo! Disseram-me que , se o cara estivesse bêbado, não poderia fazer esse labirinto! Mas, quando ACM autorizou a privatização da Estrada do Côco, essa citada por mim, Wagner e todo o PT, adversários políticos do ACM, declararam e fizeram discursos de que ACM deu de presente a OAS E A ODEBRECHT, SÓCIAS DESSA EMPRESA EXPLORADORA DESSE PEDÁGIO, e diziam que o valor era um absurdo; assim que assumiu, Wagner prometera revisar essa tarifa! Até hoje , nada, e sabem por que? A OAS e a ODEBRECHT FORAM UMAS DAS MAIORES DOADORAS DA CAMPANHA DO WAGNER E PT! E ainda , inclusive a mídia, botam prá quebrar sobre os corruptos, mas, esquecem dos CORRUPTORES! Por sinal, essa turma sabida, ao falar da sigla OAS, diziam: "OBRAS ARRAJANDAS PELO SOGRO" (era o ACM, sogro de um dos donos dessa empresa, ou seja, uma dessas letras!).

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