terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"CASAIS QUE SE LIBERTAM NO CARNAVAL PODEM SE MAGOAR OU ATÉ SE PERDER'", por Paulo Sternick,

psicanalista onde atua no Rio de Janeiro, capital (Leblon) e na cidade de Teresópolis, publicado na Revista Caras, desta semana. ALGUNS TRECHOS DESTE EXCELENTE TEXTO: "MAS É CARNAVAL DE NOVO, VOCÊ SE DISSOLVE, E A SAUDADE AUMENTA". A bonita frase do fado criado pela compositora e cantora paulistana Maria Gadú traduz a inquietação de muitos pombinhos, especialmente os que não têm certeza se poderão ficar juntos nos dias de folia. Sim, porque se alguns casais só veem no carnaval a oportunidade de viajar e relaxar por alguns dias, e tudo que desejam é se refugiar na montanha, numa praia ensolada ou até numa metrópole como Nova York, outros são súditos fiéis de Momo, adoram blocos de rua, curtem desfilar nas escolas de samba. Vestido ou não uma camisa amarela, saem por ai, e nem sempre o fazem ao lado de suas caras-metades". "......Mas é preciso que ambos se protejam do clima de sedução que reina nas ruas, nos bares e nos blocos de suas cidades, preservando com lealdade o bom astral da relação e não deixando que a vaidade de se sentir atraente supere a atenção para com ele ou ela. Afinal, o carnaval dura apenas alguns dias e a vida real prossegue depois do reinado de Momo." ".....O entusiasmo lúdico e sensual - estimulado pela imersão na massa - enfraquece os freios da razão e do bom senso". "A simples proximidade da festa já é capaz de mexer com casais que não andam muito bem das pernas. É que o carnaval traz significação muito forte de prazer, satisfação lúdica e sensual". "....devem aproveitar o momento para refletir sobre o que está dando errado, fazer um programinha tranquilo, assumir a tristeza, e não iealizar a alegria, exagerando a satisfação que estão perdendo, ou a que os outros podem estar experimentando: nada é tão bom, ou eternamente bom, e nada é tão ruim, ou definitivamente ruim". Uma historinha, juro, de verdade: no ano passado, na quinta-feira após o carnaval, um dia após a quarta-feira de cinzas (leiam o meu texto sobre esse dia), subindo em uma das cabines do elevador lacerda, lotadissimo, como sempre, dois caras conversavam: um negão (Paulão) e um brancão(Faustão), ambos com cêrca de 1,90 m de altura, e começaram o diálogo, falando alto: "Paulão como foi o seu carnaval? (perguntou Faustão E, na maior seriedade, o respondeu: "péssimo"! "Por que?" "A pôrra da companheira, logo no primeiro dia do carnaval, na quarta-feira, virou para mim, e me disse: vou brincar o carnaval, todos os dias, e sòmente voltarei na quarta-feira de cinzas, e não me peça para cuidar dos meninos, pois, isto eu faço todos os dias do ano, e não esperou eu dizer mais nada, e se foi; fiquei dando mamadeiras as duas pequenas; dando banho em todos, cinco; ainda tinha que fazer comida, e, sai com eles para passearmos", e Faustão, incrédulo, o perguntou: "E você deixou essa piriguete fazer isto?", "calmão, Faustão, não fale que minha mulher é pireguete, mas, ela não me deu chance nem de abrir a boca e se picou"; "E ai?); "Ai, na quarta-feira de cinzas, 5 horas da manhã, a desgraçada chegou, cheia do pau, cantando várias músicas do carnaval, acordando todo mundo, e ainda veio me perguntar: mô, como foi de carnaval? Eu dei vontade de quebrar o resto dos seus dentes, mas...", e continuou: "o que mais me irritou foi ela jogar, sobre mim, um cordão dos FILHOS DE GANDHY, dizendo-me que era uma lembrança do carnaval! Ai, eu pensei: ESSES CARAS DO GANDHY SÓMENTE DÃO CORDÃO QUANDO A MULHER DÁ UM BEIJO NA BÔCA, aumentando, mais ainda, a minha raiva com essa filha de uma puta, sabe por que Faustão? Porque ela, na hora que jogou o cordão , disse-me: TENHO MAIS CINQUENTA CORDÕES, mas, não poderei dar mais nenhum, pois, todos me deixaram uma marca; ai, Faustão, subiu uma quentura na minha cabêça, e o jeito foi dar uma porrada na cara dessa vagabunda"; "Calma, Paulão, eu sei que não é fácil tomar chifre assim"; "Chifre, pera ai , cara, que chifre?"; "ah, o cordão; a fugida; etc....."; "O QUE MAIS ME CHATEOU FOI FICAR EM CASA CUIDANDO DOS MENINOS E ELA SE DIVERTINDO"! "E OS BEIJOS NA BÔCA DOS CARAS DO GANDHY?; "Faustão, se eu for pensar assim, ai vou me lembrar que ela me traiu; é melhor não pensar"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário