terça-feira, 11 de novembro de 2014

ACESSOS VINDOS DA COSTA RICA, MÉXICO, ARGENTINA, CHILE, POLÔNIA, RÚSSIA E ÁFRICA DO SUL, UM DE CADA, FANTÁSTICO MUNDO DAS COMUNICAÇÕES, TERROR DOS DITADORES PELO MUNDO!



Mas, um tema nos preocupa, especialmente, os que desejam um mundo melhor, mais durador, limpo, saudável para todos nós. Trata-se do descarte de resíduos ainda é grande problema ambiental no Brasil, e, nos demais países ditos 'emergentes', além dos subdesenvolvidos! Por exemplo, na Índia chega até ao nível de uma catástrofe! Por exemplo, as castas menos favorecidas, que lá nesse País são tratadas como sub-humanos, uma das 'profissões' mais 'rentáveis' (20 dólares por mês) é a coleta de fezes e urinas, todos os dias, em cestos, sem tampas, carregados por senhoras, senhores e jovens, inclusive, crianças, onde esses dejetos são jogados nos bairros periféricos, um lixão fedorento, doentio, deixando as cidades parecendo uma 'fábrica' de odores insuportáveis! Esses 'trabalhadores' são conhecidos na comunidade pelo estrago que a urina proporciona as peles dessa pobre e sofrida gente, onde os seus corpos ficam parecidos como de um animal 'zebra'! Os senhores, já velhos, doentes, não podendo mais carregar esses 'cestos', são descartados onde ficam perambulando pelas cidades como esmoleres!
 
Mas, aqui, na Bahia, especialmente, Salvador, na época do Império, em plena escravidão, existiam escravos com essa 'especialidade', onde, diariamente, subiam e desciam à avenida sete de setembro, até o local de colocação desses dejetos humanos, onde eram carregados em 'barris', nas suas costas, e, também, pelo efeito da urina, as suas peles ficavam iguais aos dos indianos! Logo colocaram apelido nessa pobre e humilde gente, como 'OS ZEBRAS'! Isto continuou até o fim da escravidão!
 
Voltado ao tema, do título, vejam o descaso dos nossos gestores públicos, com poucas exceções, deste País, com um tema tão importante para o meio ambiente, especialmente, para a nossa saúde!
 
O Governo Federal, em 2010, criou a PNRS - POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, pela Lei número 12.305, de 2 de agosto de 20010, regulamentada pelo decreto número 7.404, de 23 de dezembro de 2010. entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.
 
A compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o 'CONJUNTO DE ATRIBUIÇÕES INDIVIDUALIZADAS E ENCADEADAS DOS FABRICANTES, IMPORTADORES, DISTRIBUIDORES E COMERCIANTES, DOS CONSUMIDORES E DOS TITULARES DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE LIMPEZA URBANA E DE RESÍDUOS SÓLIDOS E REJEITOS GERADOS, BEM COMO PARA REDUZIR OS IMPACTOS CAUSADOS Á SAÚDE HUMANA E Á QUALIDADE AMBIENTAL DECORRENTES DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS, NOS TERMOS DESTA LEI", conforme prevê essa 'POLÍTICA' e o decreto decorrente dessa Lei.
 
A 'reversa' é 'INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL CARACTERIZADO POR UM CONJUNTO DE AÇÕES, PROCEDIMENTOS E MEIOS DESTINADOS A VIABILIZAR A COLETA E A RESTITUIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS AO SETOR EMPRESARIAL, PARA REAPROVEITAMENTO, EM SEU CICLO OU EM OUTROS CICLOS PRODUTIVOS, OU OUTRA DESTINAÇÃO' .
 
Segundo a Presidenta Dilma, depois de quase dois anos de implantação dessa POLÍTICA, 'PODEMOS DIZER QUE UM DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS JÁ TRAZIDOS PELA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS FOI BOBILIZAR GESTORES PÚBLICOS E PRIVADOS, ALÉM DA SOCIEDADE EM GERAL, EM TORNO DO TEMA'.
 
Mas, passados quase quatro anos, infelizmente, ainda existem mais de TRÊS MIL E QUINHENTOS LIXÕES EM TODO O PAÍS, pasmem, na cidade do candidato a presidente da república, o Aécio, apoiado pela 'AMBIENTALISTA' Marina Silva, Belo Horizonte, juntamente com mais de 70% dos municípios mineiros, estão no conjunto, vergonhoso, dos 3.500 municípios que não atenderam a essa lei, inclusive, com todo apoio econômico e financeiro, apenas, com uma única responsabilidade: elaborar o projeto! E ainda, esses dois se juntaram, enganando os seus eleitores que se preocupavam com o meio ambiente! Para a felicidade dos baianos, de 412 municípios, ainda existem 130 deles , e, pasmem, os seus prefeitos, alguns foram reeleitos, e , outros, fizeram os seus sucessores! O governo federal, atendendo ao pedido da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PREFEITOS, pediu e foi atendido pela Presidenta Dilma, prorrogando essa imoralidade, esse descaso com o ambiente, principalmente contra o ser humano, para até o final de 2016, onde todos deverão estar com os seus aterros funcionando!
 
Como homenagem, infelizmente temos que agir assim, o ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, que nunca votamos em seu nome, um ditador, mas, com virtudes diversas, Salvador, desde quando foi governador pela segunda vez, implantou o saneamento básico em Salvador, por partes, o chamado 'BAHIA AZUL', moderníssimo, hoje em toda a capital e na grande região metropolitana, além de exigir que as prefeituras fizessem os seus aterros. Talvez esteja ai porque este Estado possui um número pequeno de municípios sem aterros! Devem ter sido os seus 'opositores'!
 
Mas, como estamos falando em saúde pública, ontem, pela internet, uma piada, engraçadíssima sobre saúde, que eu não aconselho aos homens e as mulheres: dois caçadores, andando pelo mato, um foi mordido por uma cobra; o outro, ao vê-lo se contorcendo em dores, perguntou-lhe: 'O QUE FOI?' 'Porra, fui na onda dos outros e me f...., pois, disseram-me que ao matar uma cobra temos que mostrar o pau, fiz assim, e , pensando que ela estava  morta, ela agarrou no meu pau , e....estou nesse estado'; O amigo, desesperado, ligou para um médico e esse, sem saber onde foi a mordida, o aconselhou: 'pega no local mordido, segura bem forte para estancar a entrada do veneno, e, pode chupar, como se estivesse puxando o veneno - não se preocupe porque o veneno já perdeu o efeito', e ai, o cara: 'Pera ai, doutor, o senhor quer que eu meta minha boca na cabeça do pau do cara? "Ah, foi ai? 'Foi', 'mas, não tem jeito'. 'Doutor, eu gosto do meu amigo, mas ele pode morrer que eu não chupo'! E ai, qual o procedimento dos amigos e companheiros deste blogdopovão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário