segunda-feira, 17 de novembro de 2014

NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, A COMUNIDA EUROPEIA DIVULGOU OS PIBb DOS PAISES DESSA ZONA, ONDE ENCONTRARAM UMA MÉDIA GERAL DE O,9% PARA O ÚLTIMO TRIMESTE, E, PARA TODO ESTE EXERCÍCIO FINANCEIRO, NÃO DEVERÁ CHEGAR A 1,2%!



Mas, aqui, a BANCA, OS ESPECULADORES, OS DEMAIS AGIOTAS, REPRESENTADOS NO CASSINO BOVESPA, também, pelos seus empregados, 'consultores econômicos' e 'jornalistas econômicos' nada falaram, nada criticaram, diferentemente quando saiu o PIB DO BRASIL, DO SEGUNDO TRIMESTRE, onde o chamaram de 'PIBINHO' quando foi divulgado na faixa de O,9%! VEJAM COMO SÃO ESSES MEMBROS DA ECONOMIA IRREAL, AQUELA EM QUE O POVO NÃO PARTICIPA, OU MELHOR, PARTICIPA COMO VÍTIMA!
 
Por exemplo, a poderosa Alemanha, a segunda maior economia moderna do mundo, que possui gigantes multinacionais, como: volkswagem, bmw, siemens, mercedes-benz, pneus continental, outros grandes fabricantes de equipamentos médicos, de tecnologia de informática, etc., teve um PIB nesse último semestre de O,6%; países como a Itália, Portugal, Grécia, França com índices negativos, ou seja, desde 2008 em recessão econômica, e a Inglaterra com quase O,2%! Pois bem, avaliemos esses exemplos comparando com a economia brasileira, que vive, há mais de 20 anos, desde quando o Collor abriu o Brasil para o mundo, de forma homeopática, 20% ao ano, com crescimento em queda, há dez anos com índices negativos, e essa gente irresponsável ainda querem colocar a culpa no governo Dilma, também, nos ex-governos Lula, parecendo que somente nesses últimos 12 anos que essa famigerada, copiadora indústria brasileira começou a decrescer! É muito fácil sabermos por quê desse fenômeno econômico: além de não investirem em pesquisas, como fazem todas as economias do mundo, o parque nacional é quase todo de multinacionais, que o usam para trazerem as suas máquinas ultrapassadas para fazerem 'novos produtos' como se fossem novos, na verdade, há anos fora de série em toda a Europa! Há dias, o economista Delfim Neto afirmou isto, inclusive, sugeriu que das 400 maiores multinacionais do mundo, as mais produtivas e inovadoras em tecnologias, 300 se encontravam no Brasil, há décadas, sugerindo ao governo federal que as chamasse para uma reunião, propondo que elas modernizassem as suas produções em nossa economia, deixando de nos enrolar, trazendo máquinas obsoletas como se fossem 'novas tecnologias'. A mesma sugestão foi dada pelo BELLUZO, esse fantástico economista, que não possui 'rabo preso' a essa elite irresponsável deste Brasil!
 
Para consolidar este texto, digam-me se: A FIAT, A FORD, A GM, A MERCEDES-BENS, A LG, A SANSUNG, PNEUS PIRELLI, PNEUS CONTINENTAL, INDÚSTRIAS DE VEÍCULOS JAPONESAS E CHINESAS, ETC. SÃO BRASILEIRAS? EU ACHO QUE, EXCETUANDO-SE SAPATOS DE PRIMEIRA LINHA, TECIDOS, CARNES, FARELOS, SUCOS, ETC., O RESTANTE NÃO É PRODUTO NACIONAL, PORTANTO, COMO PODEMOS QUERER QUE A INDUSTRIA BRASILEIRA SEJA EXPORTADORA? OU QUE NÓS, BRASILEIROS, COMPREMOS DELA UM CELULAR (EXISTE?); UM VEÍCULO (EXISTE?), UM APARELHO DE TELEVISÃO (EXISTE?) e outras e outras. AGORA, O QUE ACHO ENGRAÇADO É ESSA 'OPOSIÇÃO', DESMORALIZADA COMO É, OUVINDO OS SEUS MAIORES ELEITORES, ELITE IRRESPONSÁVEL DESTE PAÍS, QUERER COLOCAR A CULPA PELO ATRASO TECNOLÓGICO DESSAS INDUSTRIAS NO GOVERNO! Ou, pagarmos a conta desse sucateamento, há décadas, ano a ano se deteriorando, nas costas do povo brasileiro, diminuindo programas sociais; arrochando salários; diminuindo investimentos em infraestrutura, que essa oposição, que tomou conta do Brasil até o Lula chegar, para que se jogue, com dinheiro subsidiado do BNDES, BB, CEF, BNB para 'recuperar a economia brasileira"! POR QUE ELES NÃO PEGAM EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS, ATÉ MESMO DOS BANCOS OFICIAIS E PRIVADOS, PARA ESSA RECUPERAÇÃO? NÃO FOI Á TOA QUE O COLLOR, ASSIM QUE ASSUMIU, A ESCULHAMBOU, INCLUSIVE, CITANDO A INDÚSTRIA 'NACIONAL' COMO FABRICANTE DE VERDADEIRAS CARROÇAS?
 
O que precisamos é dar apoio, total, como o governo dar, aos demais segmentos da nossa economia, como: segmento da carne de boi, hoje, o maior exportador do mundo, e, abastecedor , total, do nosso mercado interno, um dos maiores do mundo; segmento da carne de frango, um dos maiores do mundo; da soja; do milho; do algodão; do suco de laranja; de frutas; do minério de ferro, por sinal, esse é um escândalo, pois, como é que somos o maior exportador de ferro do mundo, especialmente, para a China e Japão, e somos IMPORTADOR DE TRILHOS PARA FERROVIAS, PASMEM, FEITOS COM O FERRO ORIGINÁRIO DO BRASIL, ou seja, outro grande gargalo da nossa economia, pois, SOMOS PAIS EXPORTADOR DE MATÉRIA PRIMA, E, AO MESMO TEMPO, SOMOS IMPORTADOR DE MANIFATURADOS, gerando riquezas para esses exportadores, e, também, mão de obra que poderia ser a do Brasil! Por sinal, irei repetir-lhes: QUANDO ESTAVA NA FACULDADE, NO PERIODO 1991 A 95, na UFBA., OUVIA MEUS PROFESSORES DIZEREM: 'PAÍS QUE EXPORTA MATÉRIA PRIMA É UM PAÍS POBRE'! Outro exemplo: um trem, carregado com 80 vagões de minério de ferro , corresponde a um computador, de última geração, importado pelo Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário