quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O QUE É UMA FAMILIA?



Segundo sites, diversos, inclusive, trabalhos técnicos de sociólogos, biólogos, religiosos, especialmente, católicos e espíritas, vamos, a seguir, comentar sobre essa MAIS ANTIGA E SECULAR INSTITUIÇÃO - FAMÍLIA - QUE, SEGUNDO MENSAGENS DE JESUS CRISTO, É 'A PRIMEIRA IGREJA', E, ONDE MAIS DE UMA PESSOA ESTIVER FALANDO EM MEU NOME OU DO MEU PAI, EU ESTAREI PRESENTE", mas, nem todos, ou, quase todos não pensam assim! Eu ouvi de um conhecido, há anos, chateado com problemas familiares, essa declaração: 'FAMÍLIA SÒMENTE É BOA NA HORA DE TIRAR RETRATOS', OU SEJA, ELE QUER NOS DIZER QUE , COMO OUTROS DIZEM, QUE QUANDO A FAMILIA SE REUNE É PARA GERAR PROBLEMAS, etc., etc.! EU, DISCORDO, TOTALMENTE! A Família é a base de tudo! Ela fragilizada , dificilmente, haverá progresso, paz, etc.. E se enganam os que pensam que a FAMÍLIA É SOMENTE PAIS, FILHOS, NETOS E BISNETOS, e, talvez, genros e noras! A FAMILIA POSSUI UMA BASE, PAI E MÃE, QUE FORAM GERADOS DE PAIS E MÃES DE VIDAS PASSADAS (ai, é preciso conhecer o espiritismo!), como, também, parentes! Quantas vezes vemos em uma família filhos de diferentes perfis físicos, psicológicos, etc? Pois, tudo isto vem de uma HERANÇA ESPIRITUAL, de gerações e mais gerações!
 
Vamos lá:
 
'Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo PAI e MÃE, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um  ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
 
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações (essa é minha: apesar dessa parte do texto ser uma visão técnica, vejam que falam ...'bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações'!).
 
Na visão espiritual, a seguir, como é vista uma FAMÍLIA:
 
"Conjunto de pessoas: pai, mãe e filhos.
Familia consanguínea é uma reunião de almas em processo de evolução, reajuste, aperfeiçoamento ou santificação.
Família espiritual é uma constelação de inteligências, cujos membros estão na Terra e nos Céus.
 
Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da ALMA; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual.
 
O Espírito EMMANUEL diz: 'inteligências que traçaram entre si a realização de empresas afetivas ainda no MUNDO ESPIRITUAL, criaturas que já partilharam experiências no campo sexual em estâncias passadas, corações que se acumpliciaram em delinquência passional, noutras eras, ou almas inesperadamente harmonizadas na complementação magnética, diariamente compartilham as emoções de semelhantes encontros, em todos os lugares da Terra" (Xavier, 1978, p.18).
 
"Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o ESPÍRITO NÃO PROCEDE DO ESPÍRITO, porquanto o ESPIRITO já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar no desenvolvimento intelectual e moral do filho, para faze-lo progredir' (Kardec, 1984, p.191, item 8).
 
A FAMÍLIA ESPIRITUAL: SIMPATIA E ANTIPATIA ENTRE OS CÔNJUGES:
 
Para que uma família consanguínea viva bem, em termos espirituais, é preciso que haja simpatia entre os seus membros, consequência de relacionamentos anteriores, e que se traduzem por afeição durante a vida terrestre. PODE OCORRER TAMBÉM QUE ESSES ESPÍRITOS SEJAM COMPLETAMENTE ESTRANHOS UNS AOS OUTROS, REFLEXO DE EXIST~ENCIAS ANTERIORES, QUE SE TRADUZEM EM ANTAGONISMO.
 
Kardec: 'Os verdadeiros laços de família não são, pois, os da consanguinidade, mas os de simpatia e da comunhão de pensamentos que unem os Espíritos antes, durante e após a encarnação.     dois irmãos consanguíneos podem ser repelir, como se vê todos os dias; problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências'.
 
Emmanuel: 'Numa crise familiar, O CONHECIMENTO DA REENCARNAÇÃO EXERCE ENCARGO DE IMPORTÂNCIA POR TRAZER AOS INTERESSADOS NOVO CAMPO DE OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES, IMPELINDO-OS À TOLERÂNCIA, SEM A QUAL A REARMONIZAÇÃO ACENA SEMPRE MAIS LONGE. HOMEM E MULHER, USANDO A CHAVE DE SEMELHANTE ENTENDIMENTO, PASSAM MECANICAMENTE A RECONHECER QUE É PRECISO DESVINCULAR E RENOVAR SENTIMENTOS, MAS EM BASES DE COMPREENSÃO E SERENIDADE, AMOR E PAZ' ()Xavier, 1978, P.54), e nos aconselha: 'numa crise familiar, ......alerta-nos para a convocação de médicos, psicólogos, amigos e conselheiros"!
 
Pois é, minha gente, como podemos entender que famílias numerosas vivem em perfeita harmonia, com muito amor, e, outras, até pequena, vivem em total desarmonia? Mas, Kardec nos dar uma explicação: 'Os verdadeiros laços de família não são, pois, os da consanguinidade, mas os de simpatia e da comunhão de pensamentos que unem os Espíritos antes, durante e após a encarnação. De onde se segue que DOIS SERES NASCIDOS DE PAIS DIFERENTES, PODEM SER MAIS IRMÃOS PELO ESPÍRITO DO QUE SE O FOSSEM PELO SANGUE: PODEM SE ATRAIR, SE PROCURAR, DAR-SE BEM JUNTOS'! É por isto que o ex-Presidente Lula, em um dos seus extraordinários VERBETES, nos diz: 'NEM SEMPRE UM IRMÃO É COMPANHEIRO, MAS, EXISTEM COMPANHEIROS QUE SÃO IRMÃOS'!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário