sábado, 24 de junho de 2017

QUEM SABE O SIGNIFICADO DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO?




Na antiguidade, especialmente, em PORTUGAL e ESPANHA, nas regiões vizinhas a Portugal, os agricultores, em todo o mês de junho, época do final do inverno, dai, a colheita dos seus produtos plantados, eles, ao saberem do sucesso da produtividade, convidavam os vizinhos e amigos para que fossem as suas cassas comerem milho, pamonha, doces, e, vinhos que eles produziam! E, como São João Batista nasceu em 24 de junho, por sinal, É O ÚNICO SANTO DA IGREJA CATÓLICA, APOSTÓLICA E ROMANA que se comemora o seu nascimento, os demais SANTOS, todos são pela data dos seus falecimentos, essas comemorações tiveram esse nome: FESTA DE SÃO JOÃO!

Esse terrivel incêndio que ocorreu no interior de Portugal, recentemente, vimos um português, chorando, dizendo assim: 'foi horrivel, uma tristeza muito grande. Perdemos tudo. Era para ser um mês de muita festa para comemorar o SÃO JOÃO, inclusive, pela grande safra de grãos que tivemos, por sinal, perdemos quase tudo'!

Mas, naquela época não tinham internet, rádio, tv, fogos, nada, não era? Como se comunicavam? Através da FOGUEIRA! As propriedades que acendiam suas FOGUEIRAS eram porque tiveram grandes produções agrícolas, com isto, haveriam comemorações!

Trouxeram para o Brasil essa linda tradição! Dizem até que existe em outros Estados, mas moderados, claro, como no RIO GRANDE DO SUL, interior de São Paulo, talvez ai pela presença, maciça, dos norte-nordestinos!

Lembro-me dos meus pais: o mês todo se comemorava o São João! Minha mãe fazia várias mesas, cheias de comidas tipicas, como: amendoim, milho cozido, milho assado, porco assado, lombo de boi; ensopado de frango; carneiro assado, bolos de milho, de coco, de aipim, carimã, licores diversos, como: maracujá, amendoim; laranja; tangirina; jinipapo, e, cervejas, refrigerantes e cachaça! Ela e meu pai, sempre na porta da nossa casa, Feira de Santana, chamando todos que passavam sobre o passeio da nossa casa, os convidando para entrar! Uma semana antes do dia 24, havia combinação entre nossos parentes, que moravam em lugares distintos dessa cidade, onde em cada uma haveria uma festa, dançante, com sanfoneiro, que, não era um profissional, mais um deles. O meu pai 'era especialista' em tocar , pasmem, 'COLHER', OU SEJA, ELE PEGAVA DUAS COLHERES E IA BATENDO, UMA CONTRA OUTRA, e saia um som espetacular. Também, batendo as mãos entre elas! QUE SAUDADE, IMENSA, DESSES TEMPOS QUE JAMAIS VOLTARÃO! Hoje, por exemplo, no meu condominio, com 180 casas, contei QUATRO FOGUEIRAS! ONTEM, Á NOITE, PARECIA QUE NÃO ERA SÃO JOÃO! Mas, pudera, 90% é de moradores vindos do eixo RIO, SP, RS, etc.!

Mas, para concluir, existe um tipo de fogos de artificios, chamado 'RODINHA', onde as crianças adoram por não ser perigoso: UMA ADVERTÊNCIA: CUIDADO QUANDO BAIANO O PERGUNTA SE JÁ 'SOLTOU A RODINHA', pode ser 'esparro'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário