sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RECALL: A PROVA DA INCOMPETÊNCIA DA INDÚSTRIA MUNDIAL, ESPECIALMENTE, A NACIONAL!

Conheci um Alemão, que falava português, casado com uma baiana, há dez anos, residente na cidade de Frankfurt, muito gentil, onde o perguntei qual o seu trabalho na Alemanhã. Disse-me que era PILÔTO DE TESTES DA AUDI, onde, diariamente, dirigia veículos, recém saidos do parque industrial, que, juntamente com mais CEM PILÔTOS, rodavam mil quilômetros, por dia, em pistas de todos os tipos, com obstáculos diversos, onde esses veículos eram todos computadorizados, ligados diretamente com a central de engenharia da fábrica, verificando todos os tipos de problemas ocorridos, que, automaticamente, eram corrigidos, antes de serem entregues para a venda! Lembrei-me do fato de nunca ter lido, ouvido ou assistido nenhum aviso dessa fábrica sobre essa vergonha tecnológica chamada RECALL (traduzindo: CHAMAR DE VOLTA OU RECOLHER PRODUTO).
Aqui , no Brasil, apesar dos carros terem sido chamados de "carroças" , bem feito, pelo ex-Presidente Collor, o "PAI DOS CORRUPTOS" (E OS CORRUPTORES QUE NÃO FORAM PUNIDOS?), lembro-me que haviam campos de provas da Ford; GM; etc.. Nunca mais ouvi falar de nenhum d'eles. Conversando com um engenheiro, aposentado, de uma d"elas, ele me informou que o CAMPO DE PROVAS passou a ser as estradas e ruas, onde os "PILOTOS DE PROVAS" somos nós, pobres e inocentes usuários! Ontem, ouvindo a Bandenews Fm, fiquei estarrecido ao saber que OITENTA POR CENTO DOS "CONVIDADOS A FAZEREM RECALL" não comparecem, primeiro para "não perderem tempo"; "segundo, pelos obstáculos que as revendedoras criam", e, terceiro "pelo desinteresse das montadoras em gastarem, bilhões de reais, com trocas e serviços"! Há cêrca de duas semanas, li, pela tv, um chamado de uma d'elas, para veículos fabricados em 2007 até 2009 (vejam quantos perigos passamos!) para comparecerem as revendoras da marca para trocarem, VEJAM O PERIGO, uma peça que SEGURAVA O SISTEMA DE RODAS, TRASEIRAS, DE CAMINHÕES, ALERTANDO QUE DEVERIAM FAZER, COM URGENCIA, POIS, HAVIA O PERIGO D'ELAS SE SOLTAREM, onde vários acidentes já tinham acontecidos! A notícia da bandnews acrescentava que, historicamente, cerca de OITENA POR CENTO DOS USUÁRIOS QUE SERIAM BENEFICIADOS NÃO ATENDIAM A ESSE CHAMADO, ou seja, nas estradas e ruas do Brasil, estavam rodando milhares de veículos-BOMBAS! Inclusive, o DENATRAN deu-nos uma estatística (adoram, mas nada fazem para coibi-los) que cerca de VINTE POR CENTO DOS ACIDENTES SÃO CAUSADOS POR DEFEITOS DOS VEÍCULOS. O que gostaria que fizéssemos era denunciar aos Órgãos de Defesa do Consumidor; ao Ministério Público; ao Ministério da Justiça (esse ainda está lá); ao Ministério dos Transportes (o novo, pois o outro caiu por corrupção com toda a máfia que estava lá); ao Ministério da Indústria e Comércio (ainda está lá); etc., etc. para que fosse mudado o procedimento do RECALL, urgente, onde a MONTADORA SERIA OBRIGADA A RELACIONAR , CARRO POR CARRO, DIZER ONDE FOI COMPRADO CADA UM, COM O NOME DOS SEUS RESPECTIVOS DONOS, DANDO-LHES  UM PRAZO, URGENTISSIMO, PARA SEREM RETIFICADOS, E CASO NÃO COMPARECESSEM, FOSSEM PROIBIDOS DE CIRCULAREM, e não deixarem essas bombas ambulantes por ai! Li, em um artigo de uma revista especializada do ramo, o que ela acha do  RECALL: é uma tentativa de limitar a responsabilidade por negligência corporativa (a qual pode motivar severas punições legais) e aprimorar ou evitar danos à publicidade da empresa. Os RECALLS CUSTAM CARO para as empresas porque frquentemente envolvem a substituição do produto recolhido ou o pagamento pelos danos causados pelo uso do mesmo, embora possivelmente custem menos do que os custos indiretos que se seguem aos danos à imagem da empresa e a perda de confiança no fabricante". E o mais grave, ainda: não existem RECALL , somente, nesse ramo de indústria, e, sim , em todo o parque industrial de uma Nação, e, ai , encontramos a dos REMÉDIOS! O paciente toma, por anos, um remédio, e ai, descobrem que, ao invés de curar, mata, e o que vemos dos Órgãos responsáveis, tipo essa insuportável, impotente, copiadora ANVISA? Que deixemos de usá-lo! E os DEFUNTOS E SEUS FAMILIARES COMO FICARÃO NESSA MACABRA HISTÓRIA? Agora, basta ficármos devendo o IPVA para os DETRAN's da vida comecem uma caçada,sem limite, recolhendo os carros, em estacionamentos horriveis, mal cuidados, mais próximos de um campo, abandonado, cheio de lixo e insegurança, fazendo a festa da ladroagem, pois, depenam os seus veículos quando são retirados! Eu não defendo a inadimplência, de jeito algum, mas, defendo o mesmo comportamento com os carros que estão nas listas dos RECALLs, perigosissimos contra todos nós, cujas multas devam ser cobradas dos seus fabricantes, inclusive, o tempo perdido pelo proprietário do mesmo. Mas, desculpem-me pelo sonho, pois, estamos em um País, maravilhoso, chamado Brasil! Em tempo: até o último dia do DESGOVERNO FHC SOMENTE EXISTIAM RECURSOS PARA A MODERNIZAÇÃO DA FROTA DE CAMINHÕES QUE PERTENCESSEM A GRANDES TRANSPORTADORAS; CHEGOU O EXTRAORDINÁRIO LULA, COM TODOS OS SEUS DEFEITOS, PRINCIPALMENTE NA VERGONHOSA POLITICA EXTERNA (somente ele e seus auxiliares enxergaram ou enxergam virtudes em Evo Morales; Hugo Chaves; o quase defunto Fidel Castro; os assassinos da Líbia, Síria e Irã), liberando financiamentos, em até CENTO E VINTE MESES, CUJO AVALISTA ERA O PRÓPRIO BNDES, e a entrada seria o caminhão velho, não importando o seu estado de conservação, com um valor simbólico de R$20.000,00 de "entrada"! Com isto assistimos a modernização da frota de caminhões e carretas, nas nossas estradas do Brasil, onde esses autônomos correspondem a quase 25% de todos esses veículos nacionais!

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