terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A BAHIA POSSUI AS SUAS MARCAS HISTÓRICAS, COMO, POR EXEMPLO, A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, E, OUTROS, COMO O ELEVADOR LACERDA!

É um dos maiores símbolos da Bahia, principalmente, Salvador! Foi construído durante os anos de 1869 a 1873, e, em 1930 e 1997 passou por restaurações; a sua altura é de 72 metros, do piso ao telhado, e, o seu idealizador, projetista estrutural, arquitetônico e construtor foi o Engenheiro Augusto Frederico de Lacerta. Como Salvador possui uma topografia acidentada, cheia de montanhas, esse gênio idealizador esse meio de transporte de pessoas ligando a parte alta à baixa dessa cidade, resolvendo o acesso de milhares de Soteropolitanos e outros moradores de Salvador.
Dr. Lacerda, juntamente com o seu irmão, o comerciante Antônio Francisco de Lacerda, fizeram uma sociedade comercial para a construção desse Monumento Universal, onde criaram uma Empresa denominada Companhia de Transportes Urbanos, hoje, um Órgão Municipal, carregado de burocratas, que custa uma fortuna aos cofres públicos, e, o mais grave, sem retôrno para a população residente e milhares de turistas! Em 2011, diversas vezes algumas cabines dos elevadores quebraram, por falta de peças de reposição, onde a polação sofreu para subi e descer as duas partes da cidade, mesmo com microônibus circulando, gratuitamente, transportando essa população! O Pior Prefeito do Brasil, João Henrique Carneiro, com seus burro-cratas, pensou em privatizá-lo, mas, face a reação, violenta, da população e da imprensa, mudaram de idéia!
Ele, inicialmente, foi denominado de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, onde somente possuia as duas tôrres próximas a encosta. Nessa época o Baiano o apelidou de "Elevador do Parafuso,e, finalmente, Elevador Lacerda, em 1896 em homenagem ao seu idealizador!
Quando êle foi concebido, exigia-se que todos os passageiros fôssem pesados, um a um, até atingir o limite máximo de segurança. Vejam um exemplo, registrado em atas: "Em 16 de março de 1889 pesamo-nos no elevador, dando o seguinte resultado: Pinho: 54 quilos ou 3 arrobas e 98 libras; Cícero: 61 quilos ou 4 arrobas e 2 libras; Guimarães: 65 quilos ou 4 arrobas e 10 libras; Artur Rios: 73 quilos ou 4 arrobas e 26 libras; e Vaz Ferreira: 115 quilos ou 7 arrobas e 20 libras".
Em julho de 1906 passou a ser eletrificado; em 1930 foram construídas mais duas tôrres (como se encontra hoje); em 1997 foi feita a revisão de todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico; cada cabine possui capacidade para transportar vinte e sete passageiros. Em 2006 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Anualmente, transporta quase um milhão de passageiros; o custo da passagem, hoje, é de R$0,25 por pessoa e é subsidiado pelo Poder Público Municipal! Claro, que culpa temos de Salvador ter sido construída sobre montanhas e em vales? E, se fizermos uma análise, diária, 99% dos seus passageiros, diariamente, são pobres e trabalhadores assalariados! Os ricaços vão lá uma vez por ano levando amigos e conhecidos turistas!

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