quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SINAIS DE RIQUEZA SIGNIFICAM OS MESMOS DE BEM VIVER?

Hoje, mais um dia especial, onde estamos alcançando os QUINHENTOS TEXTOS DESTE BLOGDOPOVÃO, com mais de sete mil acessos no Brasil (7.085),e, em vários Países do Mundo, mais de vinte, como: EUA com 1.087; Alemanha com 445; Rússia com 277; Cingapura com 70; Reino Unido com 58; Canadá com 28; Espanha com 32; França com 31; Portugal com 76; e outros com poucos acessos, na faixa de 5 a dez, como: ìndia com 10; Ucrânia 7; Letônia 5; Rodésia 6; África do Sul 7, e outros com 1. A minha indignação é não ter um só acesso de qualquer País da América do Sul, nossos vizinhos, mostrando, realmente, que se trata de uma região que precisa de mais desenvolvimento, inclusive, cultural! Mas, para comemorármos esses QUINHENTOS TEXTOS, em um período de 24 de setembro de 2010, início deste blogdopovão, até esta data, 19 de janeiro de 2012, vamos para mais um, conforme o este título (em tempo: na página registra 506, mas esses 6 são dos meus corriqueiros êrros, portanto, não considerados): Muita gente pensa que RIQUEZA É SINAL, EXCLUSIVO, DE PATRIMÔNIO (DINHEIRO; JOÍAS; IMÓVEIS; VEÍCULOS; etc.),mas, o MAIS IMPORTANTE SINAL DE RIQUEZA É O ESPIRITUAL, CUJA BASE É A SAÚDE; O BEM VIVER; TER AMIGOS; SEM RESPEITADO; ETC., ETC.. Na Bíblia Sagrada está registrada: VALE MAIS UMA AMIZADE BASEADA NO RESPEITO MÚTUO, NA VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO DO QUE BILHÕES DE BENS MATERIAIS! E ai vem a famosa frase de Steve Jobs, perto de falecer: "PARA QUE VALE TANTA RIQUEZA MATERIAL SE, QUANDO ENTRAMOS EM UM CEMITÉRIO, VEMOS QUE TODOS NÓS SOMOS IGUAIS?"; ou, de um famoso cirurgião cardíaco, do Paraná, que descobriu uma fórmula de realizar cirurgias do coração sem precisar abrir o tórax do cidadão, apenas, com uma pequena abertura, que, ao responder a pergunta de um repórter se estava rico com essa descoberta (êle nunca deixou de realizar cirurgias em pacientes pobres, inclusive do SUS), o respondeu: "Ganho o suficiente para viver, como, por exemplo, cuidar de mais de mil cabeças de carneiros em minha fazenda; de tomar uma cerveja em um bar; de ter um carro bom; de viajar quando eu desejar; e, o mais importante, ter condições financeiras para ajudar aos necessitados que não tiveram a chance que eu tive, mas, também, por ter consciência que não levamos nada que deixaremos na terra quando morrermos, inclusive, por não ter como, pois, NUNCA VI CAIXÃO DE DEFUNTO COM COFRES"! A seguir, li, em um site denominado COMUNIDADE DE AMOR, em uma das minhas navegações pela internet, um belo texto sobre esse assunto, com o titulo "SINAIS DE AFEIÇÃO ÁS RIQUEZAS E COMO COMBATÊ-LA, o qual passo-lhes logo abaixo: 1. SINAIS DE AFEIÇÃO ÀS RIQUEZAS: - Solicitude, preocupação, diligência em adquirí-las: 'NÃO VOS INQUIETEIS PELA VOSSA VIDA: QUE HAVEIS DE COMER OU QUE HAVEIS DE BEBER; NEM PELO VOSSO CORPO; QUE HAVEIS DE VESTIR' (Mateus 6,25). - Medo que falte alguma coisa: 'QUANDO VOS ENVIEI SEM BOLSA, NEM ALFORJE, NEM SANDÁLIAS, FALTOU-VOS ALGUMA VEZ ALGUMA COISA?' (Lucas 22, 35); - Grande preocupação pelo futuro: 'BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS, E TUDO MAIS VOS SERÁ DADO EM ACRÉSCIMO' (Lucas 12,31); - Busca de luxo nas habitações, na mobilia, nos meios de transporte, na mesa, etc.: 'POSTO QUE NÃO TEMOS AQUI CIDADE PERMANENTE, MAS VAMOS EM BUSCA DA FUTURA" (Hebreus 13, 14); - Não estar nunca contente nem satisfeito com que se tem: 'QUANDO, PORÉM, TEMOS O QUE COMER E O QUE VESTIR, COM ISSO NOS CONTENTAREMOS. MAS AQUELES QUE QUEREM ENRIQUECER CAEM EM TENTAÇÕES, EM LAÇOS E EM MUITAS COBIÇAS INSENSATAS E NOCIVAS QUE MERGULHAM OS HOMENS NA PERDIÇÃO E NA RUINA. COM EFEITO, A RAIZ DE TODOS OS MALES É A COBIÇA DO DINHEIRO, NA QUAL ALGUNS SE DESVIAM DA FÉ, ATORMENTANDO-SE COM MUITAS AFLIÇÕES' (Timóteo 6, 17); - COBIÇAR AS RIQUEZAS: 'aos ricos deste século recomenda que não sejam altivos, nem ponham a esperança em riquezas incertas, mas em DEUS, que nos dá todas as coisas com abundâncias, para delas usarmos' (Timóteo 6, 17); - Agir com espírito de propriedade e agarrar-se ao que se tem: 'NÃO ENTESOUREIS PARA VÓS TESOUROS NA TERRA (....) MAS ENTESOURAI TESOUROS NO CÉU' (Mateus 6, 19-20); - Dar esmola recalcitrando: 'MAS QUANDO TU DERES ESMOLA, NÃO SAIBA A TUA ESQUERDA O QUE FA A TUA DIREITA' (Mateus 6, 3);(essa é minha: não adianta fazer "caridade" dizendo a todos, fazendo propaganda desse ato! - Ter estima e consideração pelos ricos e pouca consideração pelos pobres: 'MAS AI DE VÓS, RICOS1......AI DE VÓS, QUE ESTAIS AGORA FARTOS!' 'BEM AVENTURADOS OS POBRES EM ESPÍRITO" (Lucas 6,24-25; Mateus 5,3).(essa é minha: quantos são arrogântes; brutos; mal educados contra pobres, mas, quando enxergam um rico, só faltam lamber as suas botas! No ambiente de trabalho: botam prá quebrar contra os seus subalternos, mas, quando chegam os chefes, ah, são verdadeiras pu........s!); - Apoiar-se nas riquezas ao fazer apostolado: 'NÃO PONHAM ESPERANÇA EM RIQUEZAS INCERTAS, MAS EM DEUS' (Timóteo 6,17); Em tempo: eu e minha espôsa, quando morávamos no bairro da Pituba, Salvador, frequentávamos a Paróquia Nossa Senhora da Luz, e fazíamos parte de vários Encontros Pastorais, um d'eles, tomávamos conta de vinte jovens na faixa de 18 a 25 anos de idade, todos possuidores de riquezas econômicas e espirituais! Um d'eles, meio indignado, disse-nos: 'meu pai é muito rico,e, adora ajudar as pessoas necessitadas, inclusive, os seus funcionários o respeitam, mas, vejo que na Bíblia e nos sermões dos padres falam mal dos ricos, por que?", e eu os respondi: "não é o rico como o seu Pai, e, sim, o rico que acumula riquezas e não enxerga a pobreza ao seu redor; o SEU PAI É O QUE A BÍBLIA E OS PADRES FALAM DE "BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITOS"! E, continuei a dar-lhe explicação: "um cidadão que é forte, sadio mas que não gosta de trabalhar, e, sim, de viver mendigando pelas ruas, vivendo de esmolas, também, como o rico que acumula riquezas somente para êle, NÃO É UM AVENTUADO POBRE DE ESPÍRITO! DEUS ADORA QUE SEJAMOS RICOS, PORÉM, QUE DESTINE UMA PARTE PARA OS NOSSOS IRMÃOS NECESSITADOS! Vejam o exemplo dos MAIORES RICAÇOS DO MUNDO, OS NORTE-AMERICANOS: jamais êles morrem deixando tudo para os seus herdeiros; a grande parte é destinada para Entidades Assistenciais ou para Paises Pobres! Bill Gates, o homem mais rico do mundo, dono da Microsolft (é assim?), criou uma fundação, com 85% das suas ações nessa empresa, tudo para atender aos povos pobres do mundo; e, o maior acionista da bolsa de valores de Nova York, Buffan, com 80 anos de idadae, amigo de Gates, doou 85% das sua riqueza para essa fundação, dizendo que não tinha mais idade para criar uma própria, e, por confiar na amizade e no amigo BG,realizou essa trilionária doação, e, que riqueza é essa? O maior acionista votante da Coca-Cola; o maior acionista votante da Nestlé; o maior acionista votante do City Bank; o maior acionista votante da IBM; O segundo maior acionista votante da Microsolft; etc., etc.. E ai o perguntaram: como o senhor irá viver com 15%? "Fiz as contas e cheguei a conclusão que 5% desses 15% serão suficientes para deixarem os meus tri-netos bilionários; os 10% destinarei aos meus três filhos, onde acho que nem precisarão, pois, são riquissimos, mas, para não ficarem com alguma queixa, os destinei; como, caro repórter, poderei encarar DEUS DEIXANDO TANTAS RIQUEZAS NA TERRA, êle que foi o causador de tudo isto?". De imediato lembrei-me das "caridades" praticadas pelos Robertos Marinhos; Silvios Santos; Antonios Erminios de Morais; etc; etc., ou seja, dos RICAÇOS BRASILEIROS, "tão caridosos", com pouquissimas exceções, como o extraordinário e saudoso José Alencar, ex-vice-presidente do Brasil, recém falecido, um homem extraordinário, bilionário, excelente patrão, onde, segundo tomei conhecimento, nenhum dos seus funcionários, por mais novo na sua empresa, deixavam de receber uma residência própria; nenhum dos filhos dos seus funcionários estudavam em escolas publicas, todos estudando em escolas particulares, resultado: mais de mil d'eles estão formados em universidades e altamente produtivos, salvando seus familiares da pobreza! Mas, continuarei com este texto, desculpem-me pelo tamanho, mas, com calma, com a vida requer, chegaremos lá: 2. PARA COMBATER A AFEIÇÃO ÁS RIQUEZAS: - Contentar-se com o necessário e verdadeiramente útil, no alojamento, mobiliário, alimentação, vestuário; et..(essa é minha: para que possuírmos vinte , trinta, quarenta pares de sapatos quando somente temos dois pés! E para que as mulheres querem possuir centenas de bolsas quando sòmente possuem dois braços? Eu tenho complexo de bolsas! Minha mulher não pode vê uma que já deseja comprá-la! Minhas filhas também! Eu tenho um amigo que me fêz queixa da sua espôsa por ela ter mais de duzentas, muitas ainda na embalagem! A ex-primeira dama das Filipinas, ao fugir com o seu marido para os EUA, expulso por uma revolução, deixou mais de MIL PARES DE SAPATOS, UNS NOVECENTOS AINDA NAS CAIXAS DAS FÁBRICAS! Para que uma adega com 20, 30 mil garrafas, de dez, quinze, vinte ou mais anos, lacradas, quando esse colecionador sabe que êle não as tomará no cemitério? Não seria melhor, toda semana, comprar uma ou duas, e encher a cara?); - Estar contente com o que se tem e agradecer a DEUS O QUE ELE NOS DÁ;(existem pessoas que nunca se contenta com nada: se recebe um anel de ouro, deseja, logo a seguir, um de brilhante!). Por sinal, marca dos "EMERGENTES", rídiculos! Vocês estão assistindo um programa, lixo, na tv bandeirantes, sobre umas fúteis mulheres, que se gabam por serem ricas, onde nos dá vômitos! E o mais grave: segundo o que diz essa tv é o seu maior programa de audiência! Pois é, vamos ter que aguentar faustãos; hebes; gugús; sivios santos; e mais essas imbecis fúteis! - Aceitar alegremente a falta, por vezes, do útil e mesmo do necessário; - Nunca se queixar das incomodidades da pobreza;(essa é minha: tem gente que tem horror em, pelo menos, cumprimentar um pobre! Um amigo, riquissimo, porém pobre de espírito, médico (dono de uma grande clínica em Salvador) e fazendeiro, pecuarista, disse-me : "adoro cumprimentar as pessoas, pois, me sinto bem e sei que faço bem a êles; quando viajo para a minha fazenda, em um trajeto de 100 km, cumprimento a todos da estrada, inclusive, buzino; a minha mulher chega a me censurar, mas faço com prazer; um dia, ao sai da minha fazenda, tarde, 20 horas, no meio da estrada, o carro quebrou; fiquei desesperado , principalmente, pela escuridão e sem apoio; não demorou cinco minutos, chegaram uns dez homens, à cavalo, para me socorrerem! Empurraram o meu carro para uma das suas propriedades, verdadeiros casebres; e, me ofereceram seis cavalos de montaria para que eu e minha família voltássemos para a nossa fazenda passar à noite! Eu e minha família não esqueceremos jamais! Perguntei-lhes quanto era aquela ajuda, quando, como se fôssem uma orquestra, disseram: o senhor já nos pagou, há tempo; como, os pergunttei? O Senhor é o único dos fazendeiros que passam por aqui e nos trata como gente; quantas vezes fomos à sua casa, com nossos parentes precisando de atendimento médico, pedindo-lhe remédios e sua consulta, e saiamos de lá felizes e até alimentados!) - Não se agarrar ao que se possui ou ao que se usa: quarto; livros; vestuário; meios de transportes; roupas e mais roupas; etc., etc.; - Não se entristecer com as perdas que acontecem (essa é minha: quando perco ou me roubam algo, na hora fico chateado, mas, logo, logo, volto ao normal, e, ai , começo com uma luta para que eu consiga adquirir um melhor, muito melhor: se me roubaram um relógio que me custou R$500,00, assim que eu tiver condições financeiras, compro outo de R$1.000,00, onde me sinto VINGADO! Mas, as perdas humanas, como um parente morto, dificilima de ser esquecida, mas, TEMOS QUE ESQUECER A DOR, PORÉM, JAMAIS, A SAUDADE, COM LEMBRANÇAS MARAVILHOSAS DESSA PESSOA QUE SE FOI! Segundo o Espirito de Luz , maravilhoso, de Joanna de Ângelis, quando LEMBRAMOS DOS NOSSOS MORTOS COM ALEGRIA, FALANDO E PENSANDO DAS SUAS MANEIRAS ALEGRES E POSITIVAS, ESTAMOS OS ENVIANDO FLORES, MAS, QUANDO CHORAMOS E LAMENTAMOS AS SUAS PERDAS, ESTAMOS OS LEVANDO ESPINHOS E SOFRIMENTOS ESPIRITUAIS! - Dar generosamente conforme os seus meios (essa é minha: primeiro me preocupo com os meus, para, depois, com os outros; se as minhas condições podem ajudar à ambos, tudo bem; conheço gente que faz tudo por terceiros, mas, o seu irmão, de sangue, passa misérias!) - Aceitar, por vezes, prestar serviços gratuitamente (essa é minha: quanto custa um profissional, como, por exemplo, um médico, dar algumas horas, até uma, por semana, dos seus serviços médicos a um posto de saúde; a uma creche de um bairro pobre?); - Amar e visitar os pobres (em tempo: morava em um condomínio, com pessoas ricas; como síndico, assim que assumi, acabei com a proibição de se dar a sobra da comida para os trabalhadores do edificio; ah, quantos problemas; até reunião de condôminos aconteceram, onde, de sessenta moradores, 36 foram à favor a minha decisão, ou seja, quem desejasse, poderia mandar almoços ou jantares, pelo elevador de serviço (para não ficar o cheiro "horrivel", segundo o protesto dos 'caridosos' no elevador 'social'); hoje, moro em um condomínio de casas, fechado, no bairro de Stella Maris, onde, em várias oportunidades, ouvi queixas de trabalhadores do próprio condomínio; de trabalhadores de fornecedoras de gás; coletores de lixo; etc., onde me afirmaram que, em várias residências, não podiam pedir um só copo de água para beberem, segundo informações que as empregadas os passavam! - Tratar com cuidado e economizar as coisas de nossos usos; - Adaptar a maneira de viver da gente do povo, dos trabalhadores normais; - Moderação na tuilização das comodidades modernas; - Não se associar em negócios temporais, investimentos especulativos, pequenas 'habilidaes1 que dão lucro fácil, sem esfôrço e suor. (essa é minha: tá na Biblia: DINHEIRO SUJO NÃO RENDE, INDO, DIRETO, PARA O RALO; DINHEIRO GANHO COM SUOR E ESFÔRÇO, RENDE!) Esse texto é de Autoria do Padre Anselmo Longpré, da Fraternidade São Pio X, acho (no site não informa) que é no Estado de São Paulo, talvez, na Capital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário