terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PENSAR É FUNDAMENTAL PARA AS NOSSAS REALIZAÇÕES, MAS, TEMOS QUE ACREDITAR!

O que adianta ficar pensando;planejando; meditando; etc. mas sem executá-los? Sem acreditá-los? TÁ NA BÍBLIA SAGRADA: FAÇAS QUE EU O AJUDAREI (Jesus Cristo). É preciso acreditar em planos reais e não em sonhos irreais! Como uma pessoa se inscreve em um concurso, que possui uma única vaga, e, quando é reprovado fica se julgando incompetente? Eu digo sempre a pessoas desse exemplo: o que valeu foi o que você leu e se modernizou para, em um outro concurso, estará mais preparado! Não se pode querer fazer concurso pensando, sòmente, em ser aprovado, mas, também, pelos novos conhecimentos adquiridos! Eu, por exemplo, acho uma desonestidade de Órgãos Públicos ou Privados fazerem concursos públicos ou privados, com pouquissimas vagas, cobrando taxas altissimas, ou, safadamente, criando BANCO DE RESERVAS, ONDE NUNCA CHAMAM, cujo objetivo é fazer caixa!
A seguir uma análise do psicólogo gaúcho Fernando Elias, mestrando em Cognição Humana, da PUC-RS: Qual a influência real das nossas crenças pessoais na conquista de objetivos, pergunta de um repórter, e êle o respondeu: "Influencia 100%. Porque, na medida que você acredita na sua capacidade e na sua condição de atingir algo, você vai chegar aonde quer. Não é pensamento positivo, isto é diferente. Eu posso ter um pensamento positivo, enquanto tenho uma crença contrária, de que sou incapaz, por exemplo. Não adianta ficar pensando. Você tem que acreditar'; e, continuando, o repórter o perguntou: Como construir essa crença positiva a respeito de si? "É preciso buscar informações na realidade. No quesito concursos, em vez de o candidato pensar NUNCA VOU PASSAR, pode escolher ver que teve um excelente ensino fundamental, ensino médio, que tem facilidade de pegar as coisas, ou que, se não tem, se esforça para isso. Trata-se de buscar um histórico real que vai gerar a ele a crença de que pode se dar bem. E se o candidato não tem um histórico positivo, pode ter a condição de transformar"; continuando as perguntas: De que forma é possivel fazer essa transformação? "Na medida em que você se conhece, tem a capacidade de mudar, de saber o que acredita; as condições que possui"; O que fazer para estimular a cognição a nosso favor? "Só consigo estimular meu pensamento se tenho objetivos claros. Não adianta ter atitude de vítima diante das situações. Tem que saber que isso requer esforço". E, para terminar essa entrevista, êle nos deixa essa mensagem: "SE ESTÃO CLAROS OS OBJETIVOS QUE A PESSOA QUER, NÃO TEM EMPECILHO QUE FAÇA DESISTIR. HÁ PERCALÇOS, CLARO. MAS MUITAS PESSOAS DESISTEM PORQUE NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO O GRAU DAS DIFICULDADES. ENTÃO, EU DIGO PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES COM O MÁXIMO DE TRANQUILIDADE POSSIVEL. COMO DIZEM POR AQUI, MAIS VALE SER O ÚLTIMO DO CONCURSO QUE EU ESTOU FAZENDO AGORA, DO QUE O PRIMEIRO DO PRÓXIMO". O tema deste texto baseou-se em pessoas que desejam passar, a todo custo, em concursos, mas, também, serve como reflexão para a nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário