domingo, 29 de janeiro de 2012

A MAGIA DO CRIADOR DA PROPAGANDA: UM GÊNIO QUE ESCREVE POUCO E FALA MUITO!

"Como admiro uma excelente propaganda! Com poucas palavras e imagens , bem feitas, nos mostram vários caminhos! E como nos induzem! No jornalismo se escreve páginas e mais páginas para consolidar uma idéia, na publicidade, com pouquissimas palavras, talvez até uma, se diz muitas mensagens! Gosto tanto de uma excelente propaganda como gosto de um excelente filme! De uma excelente charge! Quem não se lembra das mensagens dadas naquela propaganda de uma fábrica de roupas íntimas incentivando as jovens a usarem os seus primeiros sutiãs! Da propaganda das indústrias automobilísticas mostrando carros passando sobre estradas mal conservadas; passando dentro de rios; passeando pela praia e entrando na água do mar, tudo para nos dizer que são fortes e resistem a todo tipo de terrenos! De uma indústria automobilística mostrando um passageiro estacionando um veículo, sob um coqueiro, na praia de copacabana, onde um côco cai sobre o teto desse carro, e, o motorista, assustado, ao chegar perto do carro verificou que o teto do veículo nada sofrera! Há uns dez anos, aqui na Bahia, uma propaganda fantástica, de uma fábrica e vendedora de armações de óculos, revolucionou a publicidade dessa época: jovens jogavam um "baba" (no rio, são paulo, etc. é pelada), quando a bola é chutada para bem longe, onde cinco d'eles a acompanharam, um dos cinco usava óculos de grau, altissimo, e foram atrás dessa bola até o bairro da Barra, descendo toda a ladeira da barra, e, chegando no porto desse bairro, em um lugar onde jovens usam, até hoje, em um elevado, de pedra, para se jogarem ao mar, essa bola cai dentro da água; os cinco jovens páram, e, o único que teve coragem de se jogar ao mar foi o que usava óculos, esquecendo-o de tirá-lo; resultado: salvou a bola mas quebrou o óculos em duas partes: feliz por ter salvo a bola mas triste pelo óculos,sem enxergar quase nada e chorando, aparece a frase: ÓTICAS ERNESTO, MEU RAPAZ! (era o slogan dessa antiga empresa baiana!). Mas, já pensaram se todas essas propagandas fossem maravilhosas e não existissem porcarias do tipo casas bahia; ricardo elétro; insinuante? E outras cansativas e abusivas, principalmente, apelando para o nú, como fazem as cervejarias? VIVA O PUBLICITÁRIO E O CHARGISTA! ESCREVEM POUCO MAS NOS DIZEM MUITO!

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