sábado, 17 de setembro de 2011

"MARCAS DA VIDA"

Em oum excelente artigo publicado no Jornal O Globo, de 30 de agosto deste ano, o conceituado cirurgião plástico  Ronaldo Ponte emite conceitos sobre "marcas da vida", umas positivas (devemos lembrá-las, sempre, sempre!), e as negativas (tentar esquecê-las),  porque essas marcas, boas e ruins, não nos ajudarão para o presente e nem para o futuro (há um texto, recente, neste blog, sobre isto). Mas, vamos ao texto, na íntegra:

"Os 50 anos do Presidente americano Barack Obama, completdos em agosto, serviram de mote para o jornal "The New York Times" publicar uma matéria curiosa sobre como o rosto e as eventuais marcas do tempo revelam muito sobre uma pessoa. Obama, apesar de fumar, é apontado como 'um desses homens que ficam mais bonitos com o tempo'. A reportagem é categórica ao afirmar que, assim como Obama, alguns homens parecem melhorar com a idade, 'pois a cara de menino dá lugar a vincos e mechas grisalhas que sugerem sabedoria experiência,e, conclui com uma frase de George Orwell: 'aos 50 anos a pessoa tem o rosto que merece'. Será?
Prefiro acreditar que aos 50 anos os homens têm o rosto que merecem - e querem - ter. Se nos últimos séculos as mulheres avançaram com competência e tenacidade sob diversos terrenos profissionais e sociais até então tidos como estritamente masculinos, este começo do século XXI está marcado pela redefinição do papel do homem na sociedade e na família. Eles não estão acanhados em reconhecer os benefícios que as cirurgias plásicas podem lher trazer, desde que de forma equilibraeda. Resultado: ocuparam, sem cerimônias, as salas de espera dos consulórios dos cirurgiões.]
Os homens respondem por 12% das cirurgias estéticas do Brasil. Este número progride para 41% quando a cirurgia tem caráter reparador, segundo a Sociedade Brasileira de Cirugia Plástica. E os números só fazem crescer. Diferentes razões os levam às mesas de cirugia plástica, mas duas causas são recorrentes: a vontade de que o visual jovial acompanhe o ritimo produtivo da vida que levam e a preservação do status profissional, especialmente diante das novas gerações, em tese mais preparadas e com um frescor imbatível diante de bolsas sob os olhos ou rugas expressivas ao entorno da boca.
O fato é que a cirurgia moderna é feita com tal grau de detalhe e customização diante da necessidade de cada paciente que a face volta à aparência do periodo anterior ao envelhecimento, porém sem nenhum sinal ou rastro da intervenção de um profissional. Este é o segredo da boa cirugia plástica, especialmente, em homens.
O Jornal americano afirma : 'cirurgiões plásticos dizem que muitos homens  vividos por semblantes mais jovens produzem como se fôssem como eles. Discordo dos colegas americanos. Não creio que se trate de trocar um rosto sábio e vivido por experiências adquiridas em toda a sua vida, mas, sim,a ele um aspecto contemporâneo ao estiki de vida e aos muitos compromissos a que os homens de hoje estão engajados. Obama, o aniversariante, que o diga". Em tempo: segundo o IBGE, em recentes pesquisa, nunca na história do Brasil se celebraram tantos casamentos com mulheres na faixa de 50 anos e homens na de 60! Mas, quanto dura esse ato? Até 1950 a expectativa de vida do brasileiro, nas grandes cidades, era de 50 a 55 anos! Os casamentos celebrados eram com prazo de duração de "até o fim das suas vidas", diziam Padres, Pastores; etc., hoje, com expectativa de vida par 80 anos para a mulher e 75 anos para o homem, qual o casamento durará tanto? Uma historinha: fui para um aniversário de uma Senhora que estava completando 90 anos de idade! Simpática, com saúde mas com os laços da idade! Olhei para uma parêde e vi uma foto dessa Senhora, intocável, sem traços, parecendo uma jovem senhora! E, para minha surprêsa e decepção, os seus familiares nos disseram: "olhem para o quadro de vovó, na parede. Quem duvida que essa foto foi tirada agora? Eu quase desmaei para para segurar os risos! Em tempo: as mulheres que aparecem em revistas tipo playboy, vip, etc., antes das suas fotos serem expostas nessas revistas, passam por uma limpeza, total, via computador que as deixam como se fôssem de cêras, intocáveis! Portanto, não comparem com as suas e com os seus, pois, eles são originais, reais! Uma historinha: fui  para uma despedida de solteiro, há mais de vinte anos, de um amigo, e, no terraço da residências dos seus Pais, eles fizeram uma sessão de filme pornográfico, passando cenas de mulheres, lindas e nuas. A vibração era total, onde somente os homens podiam assisti-lo; eu estava ao lado de um Senhor que, mais tarde, soube que era o pai da noiva; no final do "espetáculo", o Senhor estava indócil, e, ao ser perguntado por estava tão ansioso, ele disse: "estou pensando como irei dormir com aquele elefante"! (era a espôsa, uma Senhora de uns 80 kg!). Outra: uma Senhora, casada, preocupada com o desinteresse sexual do marido, pediu conselho a uma colega que a aconselhou a se vesti de "SINHAZINHA", com máscara e chicote, e que, ao adentrar ao quarto do casal, subisse na cama e perguntasse, sensualmente, o que o maridão achava: êle, deitado, cheio da pinga, respondeu-lhe: "você está parecendo o Sargento Garcya"! Ai, o casamento..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário