segunda-feira, 9 de junho de 2014

FALAM MUITO DA COPA DO MUNDO DE 1950, COMO SE ELA FOSSE PARECIDA COM ESTA QUE ESTAMOS REALIZANDO, AGORA, 64 ANOS DEPOIS! MAS, NÃO É!



Em 1950, pouco menos de cinco anos, o mundo tinha sofrido com a segunda-guerra mundial, com vários países envolvidos, inclusive, o Brasil! A Alemanha nazista, com apoio da Espanha e Japão, quase destruíram a Europa, e, parte dos EUA, onde teve uma base destruída pelos kamikazes japoneses, sendo o motivo principal da entrada dessa Nação nessa guerra mundial!
 
Quase toda a Europa destruída, somente poucos países tiveram condições de mandarem as suas seleções para esse Mundial, inclusive, com fórmula de competição diferente do que é hoje, ou, como foi antes da segunda-guerra mundial! Nenhum país do chamado leste europeu mandou seleção; excetuando-se a Inglaterra, Suíça (terra da sede da FIFA), Iugoslávia (essa do Leste, hoje extinta, representando uma região com a Croácia, Bósnia, Kosovo, Montenegro, Eslovênia), Escandinávia e Suécia, Itália, e. os Estados Unidos da América; as demais seleções foram da América do Sul, inclusive, o Brasil, e, o Uruguai que foi a campeã! Portanto, foi quase um torneio início, tudo para que a FIFA promovesse uma copa do mundo, parada há anos pela segunda-guerra mundial, onde a situação ficou tão grave que o troféu dessa copa foi escondida na casa do vice-presidente dessa Entidade, o italiano Ottorino Barassi, em uma caixa de sapatos embaixo da sua cama!
 
As seleções que vieram, excetuando-se as da América do Sul, todas vieram de um cenário onde se realizou uma brutal guerra mundial!
 
Esse campeonato, verdadeiro torneio, teve uma primeira fase bastante incomum, com as seleções divididas em dois grupos de quatro países, um grupo de três e ainda um grupo com somente Uruguai e Bolívia, essas por serem consideradas as mais fracas dentre todas, e, pasmem, o Uruguai foi a campeã!
 
Portanto, enquanto o Brasil avançou com o empate contra a Suíça, por 2 x 2, deixando a nossa seleção precisando de apenas um empate contra a 'fraca' seleção uruguaia! Veio o quadrangular final, onde o Brasil estreou com uma goleada sobre a Suécia, por 7 x 1, com quatro gols do lendário Ademir, ídolo eterno do Palmeiras, cujo filho, também, ídolo desse clube, goleou a Espanha, com 6 x 1 contra a Espanha, fazendo com que o Brasil ficasse já com as mãos na taça! Veio o terrível jogo contra os Uruguaios, que tinham se classificados com uma goleada de 9 x 0 sobre a Bolívia, e, em um maracanã com quase 200 mil torcedores, veio a catástrofe: a nossa seleção colocou 1 x 0 e o Uruguai empatou e virou o jogo, para 2 x 1, faltando 11 minutos para o final da partida! O BRASIL CHOROU, E COMO CHOROU, até hoje essa geração sofre! O prefeito do Rio de Janeiro, antes da partida, declarou: 'VENCEREMOS O URUGUAI"!
 
Mas, para concluir este texto, vejam que essa copa, tão falada pela nossa derrota, na verdade, foi um simples torneio, com seleções fracas, quase todas; por exemplo, para chegarem ao Brasil, simplesmente foram as seleções que os seus países concordaram que viessem; várias , importantes, como a Escócia, simplesmente desistiram; India, onde a FIFA desejava que viesse uma seleção dessa região, o seu governo não aceitou a imposição dessa entidade para que os jogadores jogassem de chuteiras, pois, desejavam jogar descalços!
 
Como agora, naquela época, o Maracanã foi construído para ser o 'MAIOR DO MUNDO', por exigência do governo federal daquela época, da própria CBF, mídia, população, etc., mesmo o Brasil vivendo ainda as consequências de uma pobreza extrema, quase 80% de analfabetos, com quase todos os Estados da Federação sem condições de participarem desse 'mundial', inclusive, a Bahia fez de tudo para construir o seu estádio, que seria no lugar do antigo 'Estádio da Graça', bairro da Graça, e, por pressão da elite de Salvador, quase toda residindo nesse bairro, protestou, e ai o governo do Estado desistiu de construí-lo. Somente o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais tiveram condições para as competições, ressaltando-se que o  Maracanã, cuja construção encantou ao mundo do futebol, pelo seu gigantismo, 200.000 pessoas, nos demais Estados citados os jogos foram realizados em campos pequenos, para 20.000 pessoas, no máximo, como o de MG, o Independente, hoje do América Mineiro, e, o Pacaembu pertencente a Prefeitura da capital de São Paulo! Naquela época, como hoje, a imprensa, não a esportiva, criticou, violentamente, os Governos Federal e do Rio de Janeiro, pelo alto investimento nesse estádio, inclusive, diferentemente de hoje, DOZE ARENAS CONSTRUÍDAS E PRONTAS, A MAIORIA DOIS ANOS ANTES, esse gigantesco estádio comportou os jogos principais, inclusive, a final com andaimes e operários trabalhando, conforme fotos antigas.
 
A FIFA, agradecida ao Brasil por ter ressuscitado o futebol mundial, com essa copa, parada por causa dessa guerra, sem nenhuma nação com condições de realiza-las, hoje, INGRATAMENTE, faz exigências absurdas, como se fôssemos um PAIS DO PRIMEIRO MUNDO (e olhem que o 'primeiro mundo' d'eles estar quase falido, excetuando-se a rica Suíça, sede dessa Entidade), como, a de hoje, noticiada pela imprensa baiana, onde o representante do ESCRITÓRIO FIFA estar exigindo que todos os bares, restaurantes e hotéis façam CADASTRAMENTO DE QUE IRÃO PASSAR OS JOGOS, AO VIVO, PELA TELEVISÃO, ABERTA OU PAGA, tudo visando proibir que façam propagandas de outros patrocinadores, ou seja, O COMERCIANTE PAGA ASSINATURA DA TV E NÃO PODE PASSAR OS JOGOS DA COPA!
 
Vejam que absurdo: eu, velho torcedor, de décadas, não sabia que essa copa foi tão ridícula, verdadeiro torneio início, onde nos passaram, geração à geração, a 'catástrofe' da perda da copa do mundo desse ano para o Uruguai como se essa seleção fosse um fenômeno naquela época, o que não era, pois, de tão fraca, ficou com a Bolívia, onde jogaram entre si para saber quem continuaria na copa, onde um dos jogos o Uruguai deu uma sonora goleada nos bolivianos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário