segunda-feira, 2 de junho de 2014

POR QUE ESTOU FALANDO TANTO NO TEMA OPERÁRIOS? ONTEM, A FIFA ORDENOU QUE TODOS OS OPERÁRIOS QUE TRABALHARAM NAS ARENAS (DISCOS VOADORES) RECEBAM UM INGRRESSO PARA ASSISTIREM UM JOGO NA PRIMEIRA ETAPA!



Nada mais justo! Nunca assisti uma justiça dessa! Como bem diz uma música de Raul Seixas, assim que terminam as obras os operários são mandados embora, descartáveis, como se não tivessem contribuído para a sua construção! Eu que critico tanto, e, muitos e muitos brasileiros, o falado 'padrão FIFA realmente, temos que ser justos e elogia-los! Que alegria essa gente demonstrou ao pegarem os seus ingressos, onde tiveram a liberdade de escolher o jogo que desejasse! Por exemplo, teve um operário que desejou assistir ao jogo da Holanda, segundo ele, 'para se vingar da derrota do Brasil na última copa para essa seleção'! (E vejam a sua inocência: o goleiro Júlio César, que tomou dois frangos nesse jogo, um dos responsáveis pela nossa derrota e eliminação dessa copa, novamente, mesmo sendo dispensado pela Inter de Milão; dai foi para um time da segunda divisão do futebol inglês, e lá, ficou na reserva, sendo dispensado pouco tempo depois,  de não ter jogado em nenhum time de ponta da Europa ou Brasil, e, pasmem, foi convocado para a copa das confederações, em 2010, sem jogar em nenhum clube, e, há seis meses, por pressão da CBF, claro, Felipão, um time de Toronto, Canadá, o contratou para ser o goleiro titular! E esse 'craque' é titular, pasmem, da seleção brasileira por determinação do Felipão, deixando fora o fantástico goleiro Fábio, do Cruzeiro, campeão brasileiro, e de uma regularidade fantástica há anos e anos titular, absoluto, desse time!). O que mais admirei, além desse gesto de justiça, foram todos os trabalhadores dizerem que não venderiam os seus ingressos por dinheiro nenhum, pois, o sonho estava realizado! Se eu fosse um deles, sem nenhuma dúvida, o venderia por uma quantia que , sem dúvida alguma, representaria uns cinco salários de um deles!
 
Mas, por que a FIFA fez esse gesto de agradecimento e justiça? Porque na China, na Copa do Mundo China-Japão, assim que terminaram as obras em Pequim e em outras cidades desse País, todos os operários foram dispensados, oito dias antes da abertura do evento, onde não receberam os seus salários , e, o mais grave, nem passagem de trem para voltarem para as suas residências , muitas nas zonas rurais desse País! E vejam que a China se diz 'socialista'! Eu vi uma cena, que correu pelo mundo, centenas de operários em praças públicas, sem tetos, com fome, sem dinheiro, sentados em velhas malas de roupas e demais seus pertences! E somente receberam os seus salários face a pressão da FIFA e da O.N.U.!
 
Vejam, a seguir uma linda letra do conjunto musical LEGIÃO URBANA, fantásticos, com o titulo 'MÚSICA DE TRABALHO':
 
'Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
Mas o que eu tenho
É só um emprego
E um salário miserável
Eu tenho o meu ofício
Que me cansa de verdade
Tem gente que não quer saber de trabalhar
Mas quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar prá casa pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
De todo o meu cansaço
Nossa vida não é boa
E nem podemos reclamar
 
Sei que existe injustiça
Eu sei o que acontece
e3nho medo da polícia
Eu sei o que acontece
Se você não segue as ordens
Se você não obedece
E não suporta o sofrimento
Está destinado a miséria
Mas isso eu não aceito
Eu sei o que acontece
Mas isso eu não aceito
Eu sei o que acontece
Quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar prá casa poros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
do Pouco que não temos
Quem sabe esqucer um pouco
de tudo que não sabemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário