quarta-feira, 4 de junho de 2014

LEIAM ALGUNS TEXTOS DESTE BLOGDOPOVÃO ONDE TRATO DA ENGANAÇÃO ECONÔMICA CHAMADA PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO - INDICADOR DA RIQUEZA NACIONAL - QUE DEIXA DE FORA O PRINCIPAL, O INDICADOR SOCIAL DO SEU POVO!



Especialistas em sociologia, antropologia, direitos humanos, economistas honrados (sem compromisso com a banca, agiotas; bolsas, etc.) sabem o quanto é falso esse indicador, altamente desumano para a maioria de um povo de uma nação! O PIB É UM INDICADOR FALSO QUE SOMENTE SERVE PARA MEDIR A RIQUEZA DOS RICAÇOS, mas, não pega os excluídos da população; os assalariados; o sofrimento do microempresário, até mesmo, do médio empresário!
 
Há décadas esses estudiosos, a própria O.N.U., e outras Entidades voltadas para à economia , principalmente, a popular, para que se crie um novo indicador econômico no lugar desse PIB, pegando todos os segmentos da economia vinculados com as faixas da sociedade! Como podemos aceitar que se pegue a RIQUEZA DO ESTADO DE SÃO PAULO E SE JUNTE COM A RIQUEZA (OU POBREZA) DO PIAUI, PARAÍBA, E, NO SOMATÓRIO, SE DIVIDA POR TRES, CHEGANDO AO PIB DESSES TRES ESTADOS, um, trilionário, os demais, pobres! Ou, se pegar seis riquezas pessoais somando-se com mais seis salários mínimos, e, somando-se tudo, chegar-se ao PIB! É ou não é imoralidade? É ou não é falsidade? É ou não é indicador para essa elite ganhar e ganhar, mais ainda, deixando de lado a pobreza que conhecemos!
 
Vamos , a seguir, para alguns exemplos de PIBs excelentes mas, na maioria das populações desses países, vivendo em miserabilidade quase total!
 
A televisão bandeirantes de São Paulo, toda semana, passa um programa de um dos países do chamado 'bloco econômico' BRICS (um economista americano, vendo o crescimento dessas nações, criou esse emblema como nações de economia emergentes, porém, somente se tocando no aspecto econômico, pois, o social, como todo economista, onde não deveria ser assim, pois, economia somente existe para o povo e pelo povo não estar nem se importando pela miserabilidade existente, mesmo sabendo que tudo é gerado pela péssima economia!), mostrando a miséria da África do Sul e da China, onde quase toda a população rural dessas Nações vivem como se estivessem no século XIX, antes da chamada revolução industrial do início do século XX! Milhares e milhares de pessoas morrendo de fome, onde comem um kg de carne, por família de oito pessoas, por semana (China), ou vivendo de comidas pegadas nos lixos (África do Sul); moradias cobertas de palhas de coqueiros ou similares, e, construções sem tijolos , umas do tipo cercas de madeira ou feitas de barro; sem nenhuma infraestrutura, como saneamento básico! Mas, os PIBs dessas nações são 'vigorosos', que deixam esses economistas, as bancas , os agiotas e aplicadores nas bolsas empolgadíssimos! Na Rússia, um dos maiores PIBs do mundo, se não fosse a conta petróleo, que corresponde a 80% das exportações dessa Nação, a situação seria um vexame; quase 80% dos russos que moram no interior passam fome, frio e várias necessidades! Faltaram dos BRINCs a India e o Brasil; na Índia, que possui um dos maiores PIBs do mundo, onde se forma mais de 1.400.000 engenheiros, de todas as especialidades do mundo, onde a informática já estar sendo exportada até para os EUA, ainda existem mais de UM BILHÃO DE INDIANOS EM EXTREMA MISÉRIA, inclusive, uns 750.000 pertencentes a casta mais pobre, pior do que nos tempos da escravidão, onde a principal 'atividade' econômica é COLETAR FEZES E URINAS nas casas dos mais privilegiados, claro, de outras castas (são mais de dez), onde ganham menos de dez dólares por mês, cuja 'atividade' é iniciada por crianças na faixa de dez anos de idade (leiam um texto, recente, que fiz neste blogdopovão); aqui, no Brasil, se não fosse a visão social do ex-Presidente Lula, continuado com Dilma, a situação continuaria vexatória, quase uma calamidade. Como exemplo, vejam o BOLSA FAMILIA, que tanto criticam, mais de 68.000.000 de pessoas (umas 14.000 famílias) comem três refeições diárias; mais de 3,5 milhões de casas populares, cuja prestação estar na faixa de 25,00 mensais até 110,00; e, outros e outros programas sociais, que, se não fossem eles, estaríamos ao nível dessas nações.
 
Portanto, não vamos na onda desses PIBs! É bom para essa elite irresponsável protestar contra o governo, querendo mais e mais subsídios! Como usam esse indicador falso para cobrar do governo, e, ai começam com ameaças de desemprego; etc., etc.! Os PIBs. de toda a Europa, excetuando-se os da Alemanha, com 1,4%; da Inglaterra , com O,3%; da França, com O,2%, as demais Nações estão negativos, como em Portugal, com quase 2%; Itália, com 1,5%; Grécia, com quase 3%, os EUA, essa potência econômica, militar e social, mesmo com todo o crescimento da sua economia, inclusive, pelo sucesso da exploração do gás de xisto, já se prevendo importação zero de petróleo para 2015, um fato nunca visto na história dessa Nação, simplesmente esse indicador foi de 1,5%, MAS, OS NERVOSINHOS BRASILEIROS ESTÃO INCONFORMADOS COM O PIB DE O,2%, neste trimestre que se findou, e, com previsão para o ano na faixa de 2%, ou seja, querem que o Brasil seja uma ILHA ECONÔMICA, onde todo o mundo estar passando dificuldades, mas, o Brasil não querem!
 
Mas, de forma descarada, para enganar, para forçar a barra, eles quase não discriminam esse PIB, por setores, como deve ser, onde mostrariam o extraordinário crescimento do agronegócio que contribuiu com quase 4%, fantástico (no ano passado contribuiu com quase 46% do total do PIB da economia); o segmento de serviços com quase 1%; e, quem contribuiu com esse PIBINHO, como eles adoram sacanear o governo? A indústria brasileira, altamente copiadora, que não se inova, cujo maquinário, quase 95%, é adquirido no exterior, onde perdemos bilhões de reais para a indústria do exterior! Por que não fazem como a indústria de máquina agrícola do Brasil, a nacional, já vitoriosa em vários países (e não estou falando das marcas importadas!). Portanto, minha gente, a maior culpa do pibinho é do péssimo segmento industrial desse País, historicamente, copiador, que não gasta em inovações tecnológicas, sempre comprado o já pronto, e, ai, como podemos vender produtos industrializados do Brasil, com equipamentos já obsoletos , pois, essas máquinas que eles vendem ao Brasil já estão atrasadas nos seus países? Querem exemplos? as marcas de carros são brasileiras? As marcas de televisores são brasileiras? As marcas de medicamentos especializados para doenças graves são brasileiras? Os equipamentos de informática são brasileiros? Até o avião da Embraer, que tanto se cartam, excetuando-se a carcaça e as poltronas, o restante é fabricado por americanos da Boeing! Eu se fosse um presidente do Brasil faria de tudo para o agronegócio, inclusive, para que beneficiassem os seus produtos e não venderem como matéria prima (país que vende matéria prima é pobre), por exemplo, não vender café em grãos , e, sim, industrializado; não vender o suco de laranja em tonéis, e , sim, industrializado; vender carnes preparadas diretamente para a dona de casa, e não vender o chamado 'boi em pé', proibir que a Vale , aquela que tinha o nome de Vale do Rio Doce, quando pertencia ao povo brasileiro e que o fhc e sua trupe quase a doou aos gringos,  venda bilhões de toneladas de minério para Japão, China, etc., e, o Brasil compre produtos industrializados com esse minério, como trilhos para linhas de trem vindos da China, por bilhões e bilhões de dólares, comprometendo os resultados da balança comercial, e, termos que ouvir esses empregados de agiotas; banqueiros; e da bolsa de valores, os tais 'comentaristas econômicos' falarem como se fossem honrados!
 
A gritaria ocorrendo no mundo acadêmico para mudar o conceito do PIB econômico para um PIB ECONÔMICO-SOCIAL é tamanha que, acho, não demorará mais dez anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário