quarta-feira, 4 de junho de 2014

OS ORGANIZADORES DA COPA DO MUNDO NO BRASIL ESTÃO EXIGINDO QUE TAXISTAS, BAIANAS DE ACARAJÉ, VENDEDORES DE REVISTAS , JORNAIS, ETC., MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS SAIMBA SE COMUNICAR COM ALEMÃES, SUIÇOS, CROÁCIOS E OUTROS POVOS QUE VIRÃO PARA A BAHIA E O BRASIL, MAS, NÃO SE PREOCUPARAM EM TRADUZIR PARA OS GRINGOS E DEMAIS BRASILEIROS O 'BAIANÊS'!



Infelizmente, o nosso português estar sendo infestado por um linguajar infeliz, principalmente, vindo de jovens, especialmente da periferia! Há décadas existe um 'dicionário', pasmem, com essas imbecilidades , chamadas 'baianês'! Eu nasci aqui e muitas coisas não sei interpretá-las! 'ARMENGUE': mulher ou homem feio; 'SUJOU': deu tudo errado; 'BOFE': mulher ou homem feio; 'DEU PRA TRÁS': errou feio; 'GARGANTEIRO', mentiroso; 'GIRAFA', pessoa muito alta; 'MOFOU': mulher e homem que nunca mais namoraram; 'PEDINDO SOCORRO': viúva ou viúvo querendo fazer sexo; "MERENDAR', não transa, mas.....;  'CARCAÇA, homem e mulher feios; 'DOBROU O CABO-DA-BOA-ESPERANÇA', já ficando velho; 'FURADA', perdeu; 'SEM MOBILIA', desdentado (O Brasil possui mais de 20 milhões de pessoas sem dentição completa, e, desses, uns dez milhões sem nenhum dente! Somente nos dois governos Lula foram doadas mais de 14.000.000 de dentaduras, sendo umas 7.000.000 completas!); 'TODO DURO': sem um centavo de dinheiro; 'MÃO-DE-FIGA', não paga nada para ninguém; 'PREGUEIRO', adora beber e comer de graça; 'CÚ DURO', metido a bonitão, a ricão, etc., etc. 'PEGOU EM BAIXO', se quebrou, deu tudo errado; 'SE PICOU', fugiu, correio; 'TOMOU UMAS DUAS', encheu a cara e ficou bêbado; 'PERIGOSO', namorador, cheio de namoradas; 'PÉS-DE-GALINHA', somente faz coisa que dá errado, sempre para trás; 'ESPETEIRO', bebeu, comeu e não pagou, fugindo do bar; e ai, minha gente, comprem um dicionário do baianês! Muitos acham graça, eu não!
 
Mas, na semana que passou, todos os coordenadores da copa preocupados em ensinar inglês, espanhol, alemão, etc., vem um turista PAULISTANO, com toda aquela boçalidade, e chega em uma lanchonete e pede um sanduiche se pronunciando  assim: 'Oh, MEU, quero um sanduiche OCCIENTE', e ai foi um sufoco para os vendedores, gerente, etc. para saber o que ele estava pedindo; foram a ele e o solicitaram  para indicar, no quadro, qual era o 'OCCIENTE', e lá, para surpresa de todos, era o SANDUICHE BAIANO CHAMADO DE OXENTE (carne do sol , com cebola, tomate, pimentão, e um pão de umas 500 gramas)! Por sinal, as baianas de acarajé não gostaram dessa nova concorrência ao acarajé, conhecido no Brasil, como SANDUICHE DE BAIANO!
 
Portanto, turistas, ao virem para Salvador, antes de aprender línguas estrangeiras, aprendam o baianês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário