segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TOMARA QUE NESSAS ELEIÇÕES SURJAM VEREADORES QUE REPRESENTEM, NAS CÂMERAS DE VEREADORES DESTE PAIS, VERDADEIROS REPRESENTANTES DO POVO QUE OS ELEIGEU!


São milhares deles, dificilmente se encontra um que mereça credibilidade! 99% são aproveitadores das piores espécies! Se candidatam como se fôsse um novo emprego! E lá, se comportam como representantes de grupos poderosos, esquecendo o povo que os elegeu, por sinal, emprestando-lhes esses mandatos conseguidos nas urnas!
 
Mas, temos que mudar esse sinistro quadro, e, tomara que agora, com esses novos exemplos que estamos tendo nessas eleições, tenhamos verdadeiros políticos nas câmaras de vereadores em todos os municipios deste Pais! Milhares delas, por sinal, um absurdo a quantidade deles em câmeras de municípios que nem mereciam ser reconhecidos como cidades, ganhando salários , altissimos, onde, pelos seus níveis educacionais e culturais, na sua grande maioria, são remunerações absurdas, pois, se ocupassem cargos normais no mercado de trabalho não passariam de um a dois salários mínimos, no máximo!
 
Nas grandes cidades, principalmente, nas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba; Porto Alegre; Salvador, tivemos a impressão que o nivel de parlamentares candidatos a vereadores dessas cidades é alto, ou seja, poderão parlamentar, ou seja, como bem diz a história desse têrmo, saido do verbo francês "parler", ou seja, um LUGAR PARA SE FALAR! Esperamos que falem, que deixem o povo que os elegeu que falem, pois, ai teremos um parlamento moderno e democrático! Queremos vereadores independentes e falantes, interpretando os anseios do seu povo! Vereadores que produzam leis e não sòmente aprovam, de "bunda", o que o executivo encaminha! (na Bahia, o baiano chama o péssimo parlamentar que vota sem pensar, tudo que o executivo manda, como se pensasse pela bunda, ou seja, aquela famosa frase: "os que estão de acordo, permaneçam sentados"!).
 
Se esses vereadores que foram eleitos forem capacitados alcançarão  uma das grandes caracteristicas da democracia - o diálogo -, pois, com ele, não precisarão apelar para a demagogia ou a histéria, duas grandes características dos ditadores e dos péssimos politicos!
 
Aqui em Salvador, pela campanha que assistimos pela televisão, acho que o quadro é deprimente! Talvez, tenhamos sorte com a eleição do ex-governador da Bahia e ex-Deputado Federal, Waldir Pires, e, o ex-vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, por sinal, uma péssima sua característica ter sido assessor de direito de Pitta e Maluf, em São Paulo, possam melhorar o parlamento soteropolitano, pois, o atual é uma catástrofe!
 
Mas, para terminar, como citei a eleição de Waldir Pires, ex-governador da Bahia e ex-Deputado Federal, e, o ex-vice-Prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, como vereadores, pensei em uma frase, antiga, não me lembro que a citou, mas, sei que foi um cientista político, que , em política, "O FUNDO DO POÇO POSSUI MOLAS", pois, essas duas figuras , na minha ótica e de muitos baianos, já tinham sido enterrados, politicamente, mas, de uma hora para outra, aparecem e são eleitos! Eu só espero que não durmam nas sessões da câmera, principalmente, olhando aquele visual fantástico da baia de todos os santos, por cima da murada ao lado do elevador lacerda,vendo, lá no fundo, a famosa ilha de itaparica! E por que me preocupo? O grande cantor e compositor Gilberto Gil, foi vereador, na década de 80, e, segundo dizem, foi um dos piores que já passaram por lá! E ainda virou ministro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário