terça-feira, 30 de outubro de 2012

VEJA COMO ESTAR O CAOS ECONÔMICO, FINANCEIRO E SOCIAL DE NOVENTA MUNICÍPIOS BAIANOS, HERANÇAS MALDITAS DEIXADAS POR MAUS GESTORES!


Saiu no jornal A Tarde, de 14 de outubro deste ano, uma reportagem sobre o caos econômico , financeiro e social de noventa municípios desta Bahia, deixadas por péssimos e malandros gestores públicos, cujos seus sucessores levarão, no mínimo, uns dois anos para começarem a trabalhar em seus planos de governo, pois, nos dois primeiros anos serão de austeridade econômica e financeira para sanear as finanças municipais! Culpo, violentamente, os representantes desses povos, através de suas Câmaras de Vereadores, que não legislam e não fiscalizam os gestores, funções primordiais de um parlamentar! Por sinal, assistimos nesses últimos anos a melhoria educacional e cultural dos candidatos a prefeitos e vices, normalmente, filhos das cidades que sairam para estudar em centros mais adiantados, se formaram e voltaram com novas visões. Há uns dois anos, e fiz registro neste blogdopovão, 46% dos Prefeitos da Bahia possuem niveis universitários, enquanto no sul do Pais não passava de 19%! Mas, infelizmente, o nivel educacional e cultural de vereadores é vergonhoso, onde a maioria não possui o primário completo! Pouquissimos possuem niveis superiores! E ai, como podem legislar? Como podem fiscalizar? Como podem propor projetos e atividades? Mas, são, quase todos, especialistas na arte de propinar!
 
Salvador, a terceira maior capital do Brasil, com quase 3 milhões de habitantes, deve , aproximadamente, R$753,8 milhões! Como poderá pagar essa estratoférica dívida para uma cidade sem parque industrial? Uma cidade, basicamente, que vive do iptu ; taxas; e outras transferencias, principalmente, da união? E o mais grave, a população já não aguenta mais pagar impostos e mais impostos, sem ver retornos! Salvador é, tranquilamente, a pior cidade de porte grande deste País, principalmente, nos itens saúde; educação; transporte; e, segurança! Como podemos aceitar que esta fantástica e linda capital dos brasileiros não possui metrô? Há doze anos começaram a construir 22 km, os primeiros dos 562 anos da sua história, onde, até hoje, somente foram concluidos 6 km, onde já chuparam milhões e milhões de reais roubados, com várias interferencias do TCU e outros órgãos!
 
E não vejo quando teremos esse moderno sistema de transporte público! Salvador precisa de, no mínimo, de cerca de 50 km de metrô! Há dias, ao entrar na internet, fiquei felicissimo ao ver esse metrô de 6 km, apelidado pelos baianos de CALÇA CURTA, funcionando, onde uma KOMBI, caindo aos pedaços, circulava sobre a pista aérea, cujas laterais tinham uma frase: "METRÔ DOS BAIANOS"! Passado o susto verifiquei que era uma montagem computadorizada feita por um artista, gaiato, claro! Eu adorei, principalmente, quando o PIOR PREFEITO DO BRASIL, JOÃO HENRIQUE "NAMORADOR", PROTESTOU! Namorador, por que? Largou a sua "matriz", deputada estadual, casado há mais de vinte anos, trocando-a pela sua sub-secretária de saúde e médica do seu "sofrido" coração! E o que mais espantou a todos nós: ele se apresentava como um corinha, "evangélico", mas, na hora da troca da"matriz" pela "filial", o cara se soltou, ficando doidão, chegando a beijar, na boquinha, a sua nova "princesa"! No carnaval , deste ano, colocou uma fantasia, com ela, e saiu pulando como uma pipoca, beijando sem parar! "Que lindo"! Quem não gostou foram os pastores evangélicos da sua "igreja"! E o que mais nos indignou: em uma recente entrevista, declarou: "breve, os baianos terão saudades da minha gestão, e, logo logo, eu estarei voltando, talvez, como candidato a Governador da Bahia"! Realmente, essa turma não tem jeito mesmo! É por isto que dizem que, em política, O FUNDO DO POÇO POSSUI MOLAS!
 
Mas, neste texto, gostaria de condenar, totalmente, o Tribunal de Contas dos Municípios, um ralo espetacular do dinheiro público, chamado por muitos de "Cemitérios dos vivos", ou seja, quase todos politiqueiros rejeitados pelas urnas ou amigos de politiqueiros! Como esse tribunalzinho de merda deixou que essa situação caótica chegasse a esse nivel? Para que serve esse ralo do dinheiro público se temos as Câmaras de Vereadores, mesmo ineficientes, mas, são as que possuem os poderes democráticos e legais para acompanhar e julgar os gestores municipais? A Constituição Brasileira, reformada em 1988, mandou acabar com esses caixões do dinheiro público, mas, infelizmente, alguns Estados ainda continuam com essa mordomia infernal! Para voces terem idéia da ineficiência desse ralo do dinheiro do povo, um seu parecer condenando uma gestão municipal é desfeito, automaticamente, pela Câmara dos Vereadores, pois, essa é que possui o dever legal de analisar e julgar as contas do poder executivo! É mais uma tarefa do Brasil Passado à Limpo acabar com esses ralos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário