quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COMO É DIFICIL A FAIXA DE IDADE DA ADOLESCÊNCIA!

Centenas e centenas de livros sobre adolescência; artigos e mais artigos de profissionais médicos; psicólogos; etc. sobre esse tema! E as conclusões são distantes e variáveis da realidade! Até as décadas de 70,80 e até 90, os jovens adolescentes se preparavam para a vida, sem nenhuma preocupação com o trabalho remunerado, e, sim, em concluir o ginásio; depois o segundo grau; e, finalmente, a batalha do vestibular; passando nessa fase, na universidade, se preparando para a vida! A partir dai começavam os problemas, pois, recebiam o DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR MAS, DIFICILMENTE, HAVERIA MERCADO DE TRABALHO! Quantos tiveram que trabalhar em outras áreas diferentes daquela preparada na universidade, a frustração, inclusive da família, era terrivel! Mas, voltando a fase inicial do adolescente, naquela época, a única preoucpação era estudar e concluir todas as fases seguintes; a família aceitava a condição de estudante desse jovem até a conclusão da faculdade: quantos colegas tive, na faixa de 18 a 25 anos, que nunca trabalhavam, vivendo de mesadas; hoje, a barra é, totalmente, diferente! A família exige que o filho estude, trabalhe e ajude no sustento familiar; a pressão, de ambos, é insuportável; uns, aguentam; outros, não, e ai desistem de tudo, caindo na droga; na separação familiar!
Wolfgang Herrndorf, escreveu um livro sobre este tema, que trata as angústias da adolescência, um dos maiores sucessos da literatura alemã, intitulado TCHICK, já traduzido para o português, que custa R$39,90. Leiam. Esse extraordinário escritor, psicólogo, sofre de câncer, no cérebro, já quase em estado terminal: a sua voz foi desaparecendo pela agressividade da doença; mesmo assim ele lutou e criou um blog, mas, também, não resistiu e deixou de acessá-lo, sem antes deixar essa frase: "ESTOU ARRASADO POR SER INCAPAZ DE FALAR. ESTE NÃO É O MEU MUNDO. A VIDA HUMANA TERMINA QUANDO A COMUNICAÇÃO ACABA"!
E, ai, gostaria de perguntar-lhes: COM ESSA ONDA DO COMPUTADOR; DA INTERNET; DAS RÊDES SOCIAIS, VOCÊS CONCORDAM COMIGO QUE A FALA ESTÁ SE ACABANDO, E QUE A POUQUISSIMA PRÁTICA DO DIÁLOGO, EM FAMÍLIA , é um dos fatores, principais, dos problemas atuais de uma família? O FANTÁSTICO E MARAVILHOSO PAPA JOÃO PAULO II, AO CHEGAR AOS ESTADOS UNIDOS, EM 2007, PERGUNTOU A TODOS: "O QUE ADIANTA PARA A FAMÍLIA NORTE-AMERICANA  POSSUI COMPUTADORES, INTERNET, ETC. EM TODOS OS LUGARES DA CASA, MAS NÃO DEIXAM UM SÓ LOCAL PARA UM  MINUTO DE  DIALOGO? Em 1533 a 1592, nasceu e viveu na França um grande filósofo Michel de Montaigne que se preocupava com o ensino aos jovens franceses, deixando-nos essa frase extraordinária: "UMA CABEÇA BENFEITA VALE MAIS DO QUE UMA CABEÇA CHEIA"! E ai me lembro quando estudava o ginásio, em minha terra, Feira de Santana, quando éramos obrigados a saber o nome de todos os Estados e Capitais do Brasil, inclusive, os seus territórios, além de sabermos quais os maiores rios do mundo, com seus volumes de água; onde nasciam e onde jogavam as suas águas; quais os países que banhavam; como, também, sabermos os nomes de todos os picos do mundo, do mais alto ao mais baixo! Já se passaram mais de 40 anos e nunca me perguntaram nada sobre isto! Nos Estados Unidos, há centenas de anos, o jovem aprende a fazer o que gosta, recebendo todo tipo de estímulo, mesmo sem saber quais os estados americanos! Vejam o exemplo de Steve Jobs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário