sábado, 15 de outubro de 2011

QUEM PENSA QUE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA SOMENTE EXISTE NO ORIENTE MÉDIO, PENSA ERRADAMENTE!

Em 1859, quando o Império Português sinalizou para a construção do monumento cristão do CRISTO REDENTOR, HOMENAGEANDO A GRANDE MAIORIA CATÓLICA DO POVO BRASILEIRO, E, TAMBÉM, DO POVO PORTUGUÊS, BEM COMO A CAPITAL DO IMPÉRIO, RIO DE JANEIRO, o protesto de evangélicos; ateus; candomblezeiros; etc., etc., protestaram, com muito vigor, inclusive, com protestos no Congresso Imperial, pela construção desse monumento católico! Devido a tantas manifestações contrárias, apesar de serem minorias, o Império recuou em executar esse projeto, mas, um Padre da Igreja Católica Apostólica Romana, da corrente Legalista, Pedro Maria Boss, muito amigo da Princesa Isabel, nunca desistiu, e, em 1921, quando se preparava os festejos do PRIMEIRO CENTENÁRIO DE NOSSA INDEPENDENCIA, reabriu essa idéia, e, em 4 de abril de 1922 foi colocada a pedra fundamental, cujas obras foram iniciadas em 1926.
O autor do projeto de engenharia foi o Engenheiro Heitor da Silva Costa; o artista plástico foi Carlos Osvaldo; e, o escultor foi o francês, de origem polonesa, Paul Landwiski que ficou responsável pela confecção dos braços e da cabeça. A altura desse monumento, escolhido como a SÉTIMA MARAVILHA DO MUNDO, em um concurso feito em Portugal, em 2007, possui trinta e oito metros de altura, incluindo os oito metros do pedestal. Ele está localizado no bairro Alto da Boa Vista, no Morro do Corcovado e fica a 709 metros acima do nivel do mar. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, às 19:15 horas. Infelizmente não pôde ser iluminado, como previam, pois, pelo sistema montado  tudo começaria na cidade de Florença, Itália, e, passando por uma subestação, em outro estado brasileiro, onde  chegaria em uma outra subestação perto desse monumento! Hoje, por ano, mais de dois milhões de visitantes, grande parte de não católicos! Segundo alguns estudos, cêrca de 40% de cariocas nunca foram lá!
A estrada de acesso foi construída antes desse Monumento, em 1824; a de ferro, primeiro trecho, saindo do Cosme Velho a Paineiras, em 1884, e, em 1885, o segundo trecho até o cume, totalizando 3.800 metros, sendo a primeira estrada de ferro do Brasil a ser eletrificada, em 1906. Esse Monumento e outros, como o Elevador Lacerda, em Salvador, construído, também, no início do século XX; a estrada de ferro ligando Curitiba a Paranaguá (mais de 2.000 homens morreram em acidentes e doenças); o Maracanã; a Lagoa da Pampulha como o Mineirão e Mineirinho; O estádio de futebol Morumbi; as linhas do metrô de São Paulo e Rio de Janeiro; a ponte ligando o rio de janeiro a niterói, são obras que dignificam a engenharia civil deste País e a perseverança do Povo Brasileiro!

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