quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PARA QUE SERVEM TANTOS "DOUTORES" NO BRASIL?

A USP divulgou, recentemente, que atingirá, no final de outubro deste ano, a marca de CEM MIL MESTRES E DOUTORES FORMADOS! Segundo o reitor dessa extraordinária e competente Universidade, o MEC e outros Órgãos interessados , devem, urgentemente, reanalisar os métodos de ensino dessas pós-graduação, defasada há mais de quarenta anos! Ou seja, estamos preparando esses profissionais para o ATRASO E NÃO PARA O FUTURO! Pensemos quanto o mundo se desenvolveu nesses quarenta anos , e, ainda ficármos ensinando profissionais com métodos do passado! Não é à tôa que o Brasil é um dos piores produtores de tecnologia do mundo! Segundo esse Nobre Reitor a grande maioria desses Mestres e Doutores não podem trabalhar no mercado, por estarem ultrapassados,ficando restritos ao ensino didático, ou seja, ensinando coisas que não sabem fazer! Quando terminei o meu curso de Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, em 1975, no ano seguinte, criaram o curso de mestrado, uma fortuna para época, pois, custava quase dez mil dólares (a R$3,50 cada), em vinte e quatro parcelas. Fui lá e procurei saber sobre o quadro docente, e, para minha surprêsa, 95% era meus antigos colegas, com um ano de formados, que nunca pisaram no chão de uma fábrica! Como eu poderia me aperfeiçoar com esses "mestres"? O Presidente, eterno, do Conselho Regional de Administração, que foi meu professor, de família voltada para a educação na Bahia, nunca presidiu; nunca foi diretor; nunca trabalhou em uma empresa, mas é o PRESIDENTE DO CRA/BA, por mais de quarenta anos! Estamos assistindo, todos os dias, a divulgação dos ganhadores do PRÊMIO NOBEL ONDE NÃO VEMOS E NUNCA TIVEMOS UM SÓ BRASILEIRO, POR QUE? PORQUE HÁ UM DÉFICIT, HISTÓRICO, NA ÁREA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA! PORQUE AS FACULDADES DE ENGENHARIA MECÂNICA; DE FÍSICA; ELÉTRICA ESTÃO COM SALAS QUASE VAZIAS, NECESSITANDO DE ALUNOS DESSAS ÁREAS! Em tempo: não sòmente de brasileiros, também, deste continuente sulamericano!
Mas, por mais formação espiritual que tenho, ainda estou INCONFORMADO COM O DESAPARECIMENTO, FÍSICO, DE STEVES JOBS! POR QUE MENTES BRILHANTES COMO ÊLE; COMO AYRTON SENNA; COMO JOHN KENNEDY; COMO M. GANDHY; COMO RUY BARBOSA; COMO O POETA CASTRO ALVES; COMO MARTHER L. KING; COMO IRMÃ DULCE; COMO A MADRE TERESA DE CALCUTÁ; E OUTROS E OUTROS NOS DEIXAM? Mas, suas ações; seus pensamentos; seus comportamentos; seus espíritos continuarão e jamais nos deixarão!
JOBS, TRADUZINDO, SIGNIFICA EMPREGO, como êle sempre lutou em sua vida com as suas descobertas revolucionárias! 35 milhões de chineses, comovidos, fizeram, ontem, homenagem póstuma a esse Gênio futurista, por quê? Porque êle financiou escolas; universidades; criou empresas nesse País, tirando milhares da miséria e do desemprego! A mesma coisa na Índia, onde ele considerava a sua segunda Pátria, pois, ainda na faculdade, deixou tudo e foi morar, por cinco anos, na ìndica, morando em um convento Budista, se convertendo a essa filosofia! O Mundo está chocado! Até o insensivel govêrno chinês se comoveu, pois, creditam a esse fabuloso futurista, um dos pilares do progresso da China!
Em 2007, em uma palestra realizada para universitários, em um campus de uma universidade, por sinal, altamente financiada por Êle, declarou: "Estou doente, com câncer; a minha vida está com prazo limitado, mas, continuarei a viver, pois, cada dia é uma nova vida. A morte é uma certeza para todos nós, portanto, vamos viver, diariamente, a vida, até ela chegar";
Em outra oportunidade, falando da simplicidade que devemos ter durante a nossa vida, declarou: "Somos todos iguais; não existe o mais rico nem o mais pobre em um cemitério"!
Outra das suas fantásticas frases: "Trocaria todos os meus conhecimentos para passar uma tarde com o filósofo Sócrates"!
Outra extraordinária frase: "Seu tempo é limitado, portanto, use tudo que puder dele";
E, mais uma das várias e várias aulas de vida: TENHA CORAGEM DE SEGUIR O QUE O SEU CORAÇÃO MANDA"!

Um comentário:

  1. Sr Redator
    Tenho acompanhado o seu BLOG, e cada vez me reciclo, com aulas magnânimas, em todos os campos da cultura,quer política,sociais ou mesmo da história Pátria.A vida é feita de tijolinhos, construídos passo a passo,dos quais se compartilhados,semearemos solidariedades e riquezas espirituais elevadas.Ontem, foram muitos que deixaram legados indeléveis,hoje foi Steve Jobs,que por certo será presença viva em todos os recantos deste mundo.Parabéns!Abraços fraternais.Cleuza

    ResponderExcluir