terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A TRAGÉDIA DA BOATE DE SANTA MARAIA, RIO GRANDE DO SUL, ERA UMA "TRAGÉDIA ANUNCIADA", HÁ ANOS, NÃO SOMENTE NESSA CIDADE, COMO EM QUASE TODO O BRASIL!



Como é que um alvará está vencido há um ano e o órgão "competente" da Prefeitura de Santa Maria nada agiu para interditar essa ARAPUCA que se chama de boate? Com capacidade para SEISCENTAS PESSOAS, NO DIA DESSE ASSASSINATO COLETIVO, EXISTIAM MAIS DE UM MIL E QUINHENTAS PESSOAS, PARA UM LOCAL DESPREPARADO, TOTALMENTE, COM UMA ÚNICA PORTA, DE DOIS METROS DE LARGURA, ONDE SE ENTRAVA E SAÍA! Hoje, na Jornal da Globo, pela manhã, um ex-vigia dessa Boate, no anonimato, talvez com medo de ser mais uma vítima, ao ser contratado como vigilante, perguntou ao gerente: "onde ficam as portas de emergênicas?", e  o gerente respondeu: "é a porta de entrada e saída!", e "existem janelas?" "Não, mas é melhor você deixar de fazer perguntas e ir ocupar o seu cargo"!

Essa festa foi a quarta organizada pelos formandos de uma Universidade Rural dessa Cidade e Região, tudo visando arrecadar recursos para a festa de formatura do fim deste ano! As superlotações eram as características dessas festas, inclusive, os organizadores eram os próprios alunos formandos, em comissão, justificando essa aberração de superlotação, pois, estavam somente pensando no lucro! Dessa comissão de formandos, segundo um professor dessa universidade, ontem, pela bandnewsfm, mais da metade morreu!

Os donos dessa pocilga , são, também, donos de outras várias nessa cidade e em outras da região, a maioria sem alvarás!

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, subordinado à Polícia Militar desse Estado, portanto, ambos vinculados ao Governador desse Estado, há mais de um ano não fazia inspeções em casas de shows e outros locais públicos, portanto, são, também, responsáveis diretos pela tragédia!

O Prefeito e seus assessores, vinculados a essa área de inspeção para dar e renovar alvarás, também, são responsáveis por essa tragédia;

Essa comissão de formandos, mesmo os mortos, são responsáveis por essa tragédia!

Os País dessas vítimas, também, são responsáveis por essa tragédia, ao não perceberem o perigo que havia!

Os donos dessa Casa de Show, gananciosos, irresponsáveis, que permitiram uma lotação abusiva desse porte, além de fazerem decorações com produtos inflamáveis, também, grandes responsáveis!

É um somatório de irresponsáveis que devem ser acionados pelo Ministério Público , Polícia e Justiça para todos sem penalizados por elas, apesar de já estarem, todos, julgados pela JUSTIÇA DIVINA ONDE PAGARÃO CARO POR ESSES ASSASSINATOS!

O que me revolta é a vagabundagem desejar colocar a culpa em pobres SEGURANÇAS, coitados, sem treinamento, maus remunerados, onde ficam a noite toda de uma festa desse tipo, passando todos os tipos de necessidades, inclusive, maus alimentados, além de humilhações diversas por parte dos participantes, uns desejando entrar sem pagar; outros desejando beber e comer sem pagar; brigas e mais brigas, até forjadas para prepararem o "espêto" (baiano chama assim quem não paga a conta), e, por outro lado, os donos os pressionando de toda a forma! PORTANTO, ELES NÃO SÃO CULPADOS, E, SE NÃO ABRIRAM AS PORTAS NO MOMENTO EXATO, simplesmente, porque já foram vítimas, em outras oportunidades, de brigas forjadas para que os maus pagadores fugissem! É bom frisar que um deles faleceu!

Mas, alguns detalhes me revoltaram: Como uma cidade ,universitária, a mais importante da região, não possuia leitos para queimados? Existia um só carro de combate ao incêndio? Como os bombeiros, sabedores de que aquela fumaça era tóxica e mortal para qualquer um, deixaram aqueles jovens, heróis, totalmente desesperados e sem preparos, sem camisas, inclusive, com picarêtas e marrêtas, quebrando paredes, sem nenhuma proteção, onde inalaram produtos químicos, muitos deles em estados gravissimos nos hospitais, depois de terem ido para as suas residencias! Isto me deixou arrazado! Como que se permitiu que aquela boate fôsse instalada em um quarteirão com as demais casas pegadas uma as outras, ou seja, não permitiam ventilações ou áreas de escape, por exemplo, onde haveria espaços para a construção de mais umas seis portas de emergência, como agora os especialistas , verdadeiros urubús, adoram sugerir?

É, infelizmente, o nosso Brasil! É por isto que essa raça de politiqueiro, safada, aposta em nossas memórias curtas! Quem não se lembra daquele avião da TAM que se espatifou no aeroporto de Congonhas, há mais de três anos, onde culparam os pobres pilotos ; defeitos no avião; e, na pista, por ser curta e sem aqueles arranhões para prender os pneus das aeronaves na pista, E, COMO FATOR PRINCIPAL PARA SE ENVITAR NOVAS TRAGÉDIAS, QUE SE AMPLIASSEM ESSA PISTA,  NA FAIXA DE 500 M, SERIA DE UM TIPO DE ASFÁLTO, PASTOSO, ONDE A AERONAVE FICARIA PRESA, COMO SE FICASSE ATOLADO, evitando-se que caisse na pista, como esse foi o caso dessa aeronave acidentada, por sinal, vinda de Porto Alegre, RS! Até hoje não fizeram, e, pasmem, a imprensazinha e demais públicos esqueceram!

Um jornalista do Rio Grande do Sul, ontem, pela bandnewsfm, informou que 80% das médias e grandes cidades desse Estado não possui um só carro de comabete à incêndio, e, nem corporação de bombeiros! Aqui na Bahia quase 90% não possui um só veículo especializado de combate ao fogo, e, nem corporação, mínima, de bombeiros, até mesmo em cidades de grande porte. Feira de Santana, minha terra, a 105 km de Salvador, até 2010 não possui um só veículo desse porte, e, nem bombeiros, agora, possui dois carros e uns quinze profissionais, pasmem, para uma cidade de quase SEISCENTAS MIL PESSOAS! Salvador, a terceira capital do Brasil, é um caos nesse serviço preventivo, com equipamentos sucateados e defasados, como, por exemplo, A ÚNICA ESCADA USADA PELOS BOMBEIROS PARA SUBIREM EM EDIFICIOS, CHAMADA ESCADA MAGIRUS, COMPRADA NA DÉCADA DE 60, com capacidade de altura até de um edificio de SEIS ANDARES, ou seja, quando os edificios mais altos desta Capital era nessa faixa de altura! Hoje temos edificios de até 50 andares, pensem bem, companheiros, como será quando acontecer uma catástrofe dessa!

Em São Paulo, na rua 25 de março, estive lá, há dois anos, com a minha família, quando nos convidaram para entrármos em um edificio comercial, de uns 12 andares, com escadas estreiras e elevadores pequenos; em cada andar há uma grande loja de produtos chineses, etc.; para subirmos  a escada, única,tinhamos que esperar vários minutos, em fila, para têrmos acesso, além de encontrármos outra multidão descendo! Filas e mais filas para subirem e descerem todos os andares, além de sacos e mais sacos! Eu não me lembro do nome daquela "BOMBA", mas é o mais tradicional e antigo daquela rua comercial de São Paulo, mas,  se houver um incêndio, ah, centenas e centenas morrerão, inclusive, pisotados, mas, as autoridades , a imprensa, etc. o acham como um CARTÃO POSTAL DESSA CAPITAL!

Hoje, o demagogo prefeito de Salvador, já ha um mês no cargo, mandou que o órgão competente desse Órgão fizesse "RIGOROSA INSPEÇÃO" NAS CASAS DE SHOWS desta Capital, uma delas, pasmem, durante o dia é uma BORRACHARIA, à noite, BOATE, e sabem quem é o proprietário? UM GAÚCHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário