quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TURISTA EM TODA PARTE É EXPLORADO; ROUBADO; ETC., MAS, AQUI, EM SALVADOR......


Como é que um côco verde custa R$1,00, natural, e, gelado R$1,20, e, no verão passa para R$5,00?
Como é que uma corrida de táxi é reajustada, abusadamente, em quase 30%, além das malandragens como desvios de roteiros para encarecer o custo, e, se você exigir ar-condicionado, o malandro cobra mais 20%? O lixo tomando conta de todos os lugares! O Pelourinho em estado lastimável, onde quase todos os bares, restaurantes e pontos turísticos fechados! Os drogados tomando conta da área! Hoteís e Pousadas fechados! Diárias de hotéis na faixa de R$200,00 a R$300,00, isto de duas ou três estrelas! No Aeroporto 2 de julho um caos espetacular, principalmente, na briga entre taxistas, deixando os visitantes indignados, e, a infraero, vendo tudo, nada faz! Atrasos de aviões já viraram rotinas! Caos no trânsito, com engarrafamentos intermináveis! Quase não se encontra Teatros! Os Muses limitados e fecham nos dias de domingo e feriado! Ou melhor, em têrmos culturais Salvador é uma lástima! E o que salva?

As lindas praias, com sol quase o dia todo,  com bares em frente ao mar com muito confôrto, eles que substituiram as barracas de praia, verdadeiras pocilgas ou favelas construídas em todos os quase 80 km de praia, pasmem, senhores, DENTRO DA CIDADE, ONDE NEM PRECISAMOS PEGAR TRANSPORTE PARA TOMÁRMOS UM MARAVILHOSO BANHO DE MAR! Não é à tôa que Dilma não esquece de vir para esta Cidade! Lula; Fhc; Itamar; Sarney; FIdel Castro; Roberto Carlos, agora, acabou de comprar um TRIPLEX, DE COBERTURA, POR QUINZE MILHÕES DE REAIS, de frente para o mar da barra, vendo a linda ilha de Itaparica, e ainda nos diz; ESSE É O CARA!

Mas, aproveitando esse texto, lembrei-me do sofrimento de um PAULISTANO, CINQUENTÃO, EMPRESÁRIO DAQUELES QUE TRABALHAM 15 HORAS POR DIA, onde  nunca tinha vindo à Bahia, Salvador, e que desejava sair do aeroporto 2 de julho diretamente para o ensaio da Timbalada, onde pensava em rebolar, até não aguentar mais, além de tomar to...das! Para não perder tempo, já veio fantasiado de baiano: CAMISA QUADRICULADA; BERMUDA ATÉ OS JOELHOS, COLORIDA, ma sandália, tipo havaiana; um boné ; uma bolsa de couro; e, um colar, bem grande no pescôço! Quando saltou do avião entrou em um táxi, onde o motorista, um gigante de uns 2 metros de altura, e foi logo dizendo: "Senhor, leve-me diretamente para o ensaio da Timbalada, pois, não quero perder tempo nenhum e me acabar a noite toda", e, o "educado" taxista foi logo o dizendo: "tudo bem, mas o senhor deseja mais alguma coisa?", e, o paulistano o respondeu: "você possui CD DA TIMBALADA OU QUALQUER MÚSICA DO AXÉ? Se tiver, coloca ai porque eu quero logo entrar no clima" , e, realmente, começou a cantarolar, e, se mexendo no banco traseiro do veículo; mas, o taxista era TORCEDOR, DOENTE , DO BAHIA, tipo corinthiano, preocupado com o jôgo do tricolor em goiás, contra o LANTERNINHA DO ATLÉTICO DE GOIAS, último jogo da série A de 2012, onde o Bahia precisava, pelo menos, empatar para não descer para a B, independente do resultado do jogo nautico x sport, em recife; e, fêz um apêlo ao PAULISTANO: "Meu rei, seria possivel eu ouvi o jôgo do Bahia que já estar no seu final, onde faltam uns dez minutos, pois, estou muito agoniado, sem condições de dirigir com cuidado, mas, não se preocupe, pois, depois, volto para o axé? O paulistano, contrariado, concordou, mas ficou preocupado com o que o taxista o dissera e pensou: "E se o Bahia for rebaixado, como esse cara irá dirigir esse veículo?" Mas, não teve jeito e concordou com o taxista que  colocou o som do rádio, bem alto, e, torcendo feito um louco, gritando, rezando, etc.. E ai, quando o Nautico perdeu um penálte contra o sport, que ajudaria o Bahia, ele gritou, de raiva, dando murros no volante! E o paulista temeroso com aquela reação, principalmente, por estar dirigindo! Aos 25 min. do seg. tempo, gol do nautico, e, ai, o taxista ficou doidão, gritando, dando murros no volante, e, em alguns momentos, soltando as suas mãos do volante pensando que o Bahia faria um gol! Era um sufôco só: do taxista e do pobre "timbaleiro" paulistano!;  Aos 40 min. do seg. tempo, gol do bahia, ai, o cara ficou doidão! Abriu a porta do carro, em movimento, ficando em pé, e, gritando para todos ouvirem: 'BORA ....MEU BAHIA....., MINHA VIDA,......MINHA PÔR.....R......A!, buzinando sem parar e com uma bandeira do time em uma das mãos; do outro lado, quase os carros se encostando na avenida, outros tricolores gritavam, sem parar, alguns, também, dirigindo em pé, com as mãos soltas do volante! o PAULISTANO, JÁ TEMEROSO PELO FIM DA SUA VIDA, pensando coisas ruins, como: "POR QUE SAI DE SÃO PAULO PARA MORRER NA BAHIA!" se contorcia  de mêdo, rezando para chegar logo na timbalada! Mas, o empolgado torcedor do Bahia, se lembrou do passageiro, e, disse-lhe: "Meu rei, desculpe-me, mas eu não estou aguentando de tanta alegria; peço-lhe 5 minutos para eu parar no posto de combustível, ali na frente, para tomar uma pinga e duas cervejas, e, você é meu convidado,  para comemorármos essa grande vconquista", e, o paulistano, em situação dificilima, todo mijado, com a cara em estado de pavor, calado estava, calado ficou. Quando o táxi parou nesse posto, uma gritaria infernal, com muitas bebidas e o hino do bahia tocando, em todos os cantos; quando o taxista voltou para o táxi, virou para o Paulistano, e o disse: "agora, amigo, estou à sua disposição para irmos para  a timbalada", e, ele, coitado, o respondeu: "em primeiro lugar, o Bahia foi campeão do Brasil?" "Não", respondeu o taxista; "Foi campeão do Mundo?" "Não", respondeu o taxista; "E o que foi que ele ganhou para tantas emoções?" "Não caimos para a série B!" "Ah, foi?" "Então, eu quero que você dê uma volta e me leve de volta para SÃO PAULO, POIS, NUNCA VI TANTA GENTE LOUCA NESTA TERRA!" Portanto, minha gente, não é fácil ser turista nesta Terra descoberta por Cabral!

Nenhum comentário:

Postar um comentário