quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

"SOPA PRÊTA"!



Na época da invasão da União Soviética na Hungria, em plena guerra fria, as fôrças de ocupação nesse País, principalmente, em Budapeste (antes eram duas cidades: Buda e Peste, separadas pelo rio Buda, onde na parte da cidade que funcionava à administração do País era Peste, e, a parte residencial ficava em Buda, principalmente, pela imensidão do verde das montanhas que rodeiam essa parte da cidade. Com o fim do comunismo , claro, da ocupação Soviética, virou uma só cidade: Budapeste, separadas por uma ponte de, aproximadamente, 1,5 km)), tentaram implantar um novo jeito de se viver, baseado nos costumes da Rússia, e, um deles, era tomar uma tal sopa de cor preta, com um paladar que somente os russos adoravam! Essa sopa começou a ficar famosa pelo seu gosto amargo, cheio de folhas estranhas ao cardápio da Hungria, totalmente de paladar estranho para esse Povo, porém, muito admirada pelo povo Russo. Mas, os soviétios queriam, a todo custo, que o povo da Hungria a tomasse, achando descortesia quando algum deles a rejeitava! Um convite de um oficial russo para um húnraro, além da revolta pela ocupação soviética, havia o temor de que o oferecessem essa tal sopa preta! E os que não a tomassem, para os soviéticos, eram uma grande ofensa para o regime soviético!  Com essa ocupação, rejeitada por todo esse povo, tomar essa sopa era como se aderisse ao regime ditatorial soviético, e, quem não a tomasse, significava que era um traidor desse regime, portanto, era uma situação dificilima! Com o fim do regime soviético, e, consequentemente, a saída dos seus militares e comandantes, essa sopa virou um sinônimo de coisa ruim, intragável, rejeitada, etc., virando um ditado popular, como, por exemplo,   se chamar um húngaro  de SOPA PRETA ESTARIA O CHAMANDO, COMO NÓS, BRASILEIROS, GOSTAMOS DE DIZER PARA UM CARA CHATO: "mala"; "fardo" (baiano chama o cara chato de fardo); "antisocial"; "forçador de barra", penetra; entrão; cara-de-pau; etc., etc.!

Conversei com a nossa guia, uma húngara, muito inteligente e alegre, que falava o espanhol de forma maravilhosa, e, entendia, e muito, do português, que, se você deseja ofender alguém o chame de Russo! E nos contou uma outra história: no centro da cidade de Budapeste, na parte Peste (que coisa horrivel), onde 99,99% das construções são de casas ou sobrados, dos séculos I, II e III, nos surpreendeu um moderno edificio, todo de luxo, voltado para o rio Buda, chocando a arquitetura daquela região, e, ela nos explicou: "até hoje o povo húngaro não entende essa agressão arquitetônica, onde os soviéticos autorizaram a rêde americana de hotéis Hollyood In, a maior desse País e uma das maiores do mundo, a construir esse hotel, em plena "guerra fria", em uma área onde existia um dos maiores conventos da Igreja Católica da Hungria! O Vaticano protestou, formalmente, junto à União Soviética mas nada adiantou, e, até hoje não se sabe porque dessa decisão, resolveram preservar, no sub-solo, a capela da Igreja desse Convento, derrubado que foi para a construção desse hotel, onde podemos entrar, pelo térreo desse hotel, e, a enxergarmos, através de um piso de vidro, sem nenhuma cobrança por essa visita, e, segundo essa Sra. Guia, nunca cobraram um só euro para essa visita!

Outra característica de Budapeste foi a preservação histórica, tanto da era comunista como nazista, onde eles fazem questão de preservar, principalmente, para que nunhum húngaro, por mais novo que seja, esqueça desses períodos terríveis da sua história! Por exemplo, existem diversos edificios no centro dessa Capital (e dizem em todas as outras cidades desse País), cujas fachadas estão com vários estragos causados pelos bombardeiros aliados, ao lado de edifícios modernos, e, outros reformados que não foram atingidos!

Eu, se fôsse uma autoridade do Govêrno do Brasil, não esse ai que adora os chamados "esquerdistas", e olhem que Lula, Dilma e cia. estão no poder não pela ajuda , somente, deles, mas, sim, de socialistas democráticos como eu, a grande maioria, pois, caso contrário, nem Lula, nem Dilma, jamais seriam presidentes deste País, mandaria levar todos os jovens, na faixa de idade dos 18 aos 24 anos para ouvirem os povos Húngaros; Chekus; Croáticos; Alemães; e, Russos, e, sei que é assim, também, com a China da era do Mao, para que vejam os estragos tecnológicos; espirituais; humanos; etc. que esses regimes causaram a essas nações e seus povos! Por exemplo, até a alegria, uma das maiores riquezas que o Ser Humano possui, eles quase destruiram desse Povo, excetuando-se, claro, a nova juventude nascida após a queda do muro de Berlim!

E eu, frequentando o segundo grau escolar, e, depois, na Universidade, assistíamos palestras desses garganteiros esquerdistas falando como se a União Soviética; China; Cuba ; e, Romênia fossem os paraísos divinos! Todos esses partidos de esquerda deste País, excetuando-se o PT, esse derivativo da classe trabalhadora, uma salada de frutas desses regimes, tinham as suas origens nessas Nações! Como tentaram nos enganar! Eu, por exemplo, tenho horror ao ver o Senador Roberto Freyre, hoje, lavador de prato do fhc e cia.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário