segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

COMO UM LOCAL TÃO ESPETACULAR COMO É A ILHA DE ITAPARICA, DO OUTRO LADO DE SALVADOR, EM UMA DISTÂNCIA MARÍTIMA QUE NÃO LEVA 40 MINUTOS, SE ENCONTRA TÃO ABANDONADA!


Sòmente neste Brasil, especialmente, na Bahia podemos aceitar tamanho descaso com um patrimônio tão lindo que a natureza nos deu! Em 2010, fomos a Nápolis, na Itália, e, de lá, de trem, uns 180 km para uma pequena cidade, de uns 3.000 habitantes, para, de lar irmos para a famosa ilha de Capri, fantástica e espetacular, mas, apesar da fama mundial, inclusive, por filmes e mais filmes passados nessa Ilha, jamais igual a nossa Ilha de Itaparica, inclusive, cantada por um dos seus filhos, o João Ubaldo Ribeiro, hoje, "carioca" da gema! Nessa época, pessoas residentes nessa ilha italiana nos informaram que, em época de intenso período de chuvas e neves, o seu acesso fica inviável, onde ficam alguns meses sem poderem ir à Nápoli ou qualquer outro lugar da Itália, mesmo em pequenos aviões ou helicópteros! A nossa Itaparica não há tempo ruim! É uma das imagens mais lindas do litoral baiano, inclusive, vendo Salvador da Ilha! Na época das invasões de estrangeiros ao Brasil, Itaparica foi uma das bases marítimas do Brasil! Os seus moradores iniciais foram indios e escravos! Foi lar que os franceses do Grupo de hotéis Mediterranée escolheu esse local para a sua primeira unidade hoteleira fora da França! Mas, em têrmos turístios é uma lástima como é toda a Bahia, e, porque não, o Brasil! Em 2011 sòmente Nova York, nos EUA, recebeu mais de ONZE MILHÕES DE TURISTAS, mesmo com todas as ameaças terroristas, aqui, na Bahia, em todo o ano de 2011, aproximadamente, UM MILHÃO DE TURISTAS! É uma vergonha! E pela exploração aos mesmos, onde sobra, também, para nós, baianos e residentes, esse numero serar muito menor! Não existe um plano nacional de turismo! A Embratur é um cabide de emprego! As agências de turismo dos estados são umas catástrofes, onde nada fazem a não ser viajarem pelo mundo com tudo pago por nós! Aqui, na Bahia, uma tal BAHIATURSA, com a Secretaria de Turismo, são dois ralos do dinheiro público! Hoje, por sinal, ouvi uma entrevista do Secretário de Estado, Domingos Leonelli, que me deixou em estado de raiva! Que cara de pau! Que cínico! Todas as críticas que faziam ao turismo ele tentava justificar, achando que não tinha nada com isto, apesar de já estar no cargo há mais de seis anos! Como dava rizada pelo caos!

O carioca governador da Bahia, J. Wagner, cansava de criticar o sistema ferry-boat, prometendo-nos melhorias! Quando assumiu decretou, de imediato, uma intervenção nesse sistema, e, logo depois houve uma licitação, ganhando uma empresa que, na época, a imprensa alertava que não tinha experiência! Agora, esse próprio govêrno decreta uma nova intervenção, falando misérias sobre essa empresa, e, vice-versa, mostrando-nos o caos , quase total, do sistema! Nas festas de fim do ano passado foi um desespero para quem morava na Ilha ou quem optou por esse sistema! Três navios funcionando em estados precários, e, três sem motores e outras peças parados! Foram filas quilométricas , com atrasos de mais de dez horas!

O govêrno colocou a culpa na empresa que foi expulsa, mas,  o Órgão fiscalizador, cujo titular é o seu vice-governador, Otto Alencar, nada fêz para evitar o caos, apesar da  imprensa e o público não se cansavam de protestar ; nada fizeram, desde o verão de 2009, 2010, 2011 e, agora, 2012! Milhões de reais de prejuízos jogados nas costas, mais uma vez, do povão! E cadê o Ministério Público que não cobra responsabilidade de ambos?

A minha idéia, sempre, foi essa: concorrência, pura e simples, onde os terminais de atracamento seriam usados por uma, duas, três e outras, como se fôssem uma estação rodiviária, e, ai, o usuário escolheria o melhor horário; o melhor preço; o melhor equipamento, etc., e não deixar outro monopólio, esse privado, muito pior do que o público, pois, o primeiro somente pensa no lucro, e, o segundo, nem no lucro e nem no usuário, ou seja, o povo é a vítima de ambos! Também, incentivar o uso da estrada, através da Br-324, entrando por Santo Amaro, e, daí passando perto de Cachoeira, São Félix, pegando a estrada que liga Santo Antônio de Jesus, passando por Nazaré das Farinhas (terra do jogador Vampeta, que foi do corinthians e seleção brasileira) e chegando à Ilha, em um trajeto de 280 km, ou seja, menos de tres horas do que ficar mais de dez horas em uma fila! Há um estudo, em fase adiantada, de uma ponte sobre o mar, ligando Salvador à Ilha de Itaparica, em um trajeto de 12 km, que formarar o projeto do corredor de exportação e importação, ligando SALVADOR, portos de Salvador e de Aratú até o novo porto de Ilhéus, dai viajando para os países do pacífico, levando soja; milho, algodão, minérios de ferro, etc., com uma economia de 15 dias de navio entre o Brasil e , digamos, a India!

 

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