quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CINEASTA ALEMÃO WERNER HERZOG



O maior cineasta alemão de todos os tempos! Em uma entrevista na globonews literatura, na semana passada, esse intelectual falou da sua arte; falou do nazismo; falou da sua Alemanha, onde nasceu em Munique, em 1945, quase no fim da segunda guerra mundial, inclusive, declarou que a sua mãe teria afirmado que a sua residência foi atingida por pedaços de objetos de um edificio que ficava perto dessa residência, que tinha sido bombardeado, caindo pedaços de pedras em seu bêrço, quase o atingindo! Por estar com 15 dias de nascido naquela época  não possui nenhuma lembrança dessa guerra e nem do nazismo, apenas, até hoje, ele se pergunta, indignado, como seus  amigos, Alemães e de outras nacionalidades, como o seu País, de um povo tão culto, de uma intelectualidade das mais ativas e conceituadas da Europa e do Mundo, com matemáticos; literários; filósofos; sociólogos; cientistas, etc. cairam nas prêsas dos nazistas, especialmente, o Hither, um louco e sendo estrangeiro? E repetiu: "EU, ATÉ HOJE, NÃO POSSO ENTENDER COMO O NAZISMO CONTAMINOU O MEU POVO, atingido outros povos, como Judeus e Ciganos, e, inclusive, afirmou que os seus pais o disseram que uma família judia, seus vizinhos, eram seus amigos e foram levados, presos como bandidos, e, nunca mais tomaram conhecimento sobre os mesmos!

Mas, citou o Brasil como um dos seus preferidos entre todos os Países, onde, em todas as oportunidades, ele prefere nos visitar, e citou duas vantagens do Povo Brasileiro: à alegria no seblante, quase permanente, e, a cortesia e solidariedade, onde uma das marcas admiradas por êle do brasileiro e que o mesmo não se esquece e jamais, é  a mania que temos em conversar com outro através do contato físico, como: abraçar; passar as mãos sobre o ombro; ou seja, segundo ele, POVO NENHUMA POSSUI ESSA VIRTUDE! Eu, quando gosto de uma pessoa, ao encontrá-lo, pego-lhe no seu ômbro , antes dou-lhe um abraço, mas, jamais, tenho horror, pegar nos seus cabêlos ou que peguem nos meus; quando é um estranho, simplesmente, o cumprimento com gestos do tipo baixando a cabeça ou estendendo-lhe, para o alto, uma das mãos.

Há um ano, um imbecil, pernambucano, jornalista, oriundo do antigo Pasquim, recentemente falecido, deu uma entrevista, de Londres, onde trabalhava na BBC, há mais de vinte anos, dizendo-se ser admirador do povo inglês, e, que tinha vergonha de ser brasileiro, citando essa mania, acima relatada pelo Alemão! Vejam como esse imbecil é rancorôso e antibrasileiro, e, o mais engraçado, oriundo de um dos estados nordestinos dos mais pobres do Brasil, principalmente, no interior desse Estado!

Herzog citou outra das suas lembranças positivas do Brasil e do seu Povo: o ex-jogador Garrincha, que, segundo esse cineasta, foi o seu maior ídolo do futebol, onde teria assistido o mesmo jogar, pelo Botafogo contra um time alemão, deixando-o encantado para o resto da vida! Segundo ele, depois que viu garrincha jogar  nenhum outro jogador de futebol o substituiu em sua mente, e, se pudesse, teria parado o relógio daquele jôgo, quando garrincha fêz o gol, para, sempre, relembrá-lo! E hoje vemos o festival que fazem com o CRISTIANO RONALDO , MESSI E NEYMAR como se fôssem do outro mundo! O Messi ganhou a quarta bola de ouro como o melhor jogador do mundo, inclusive, por ter sido artilheiro do campeonato espanhol durante esse período, inclusive, em 2012, onde fêz 91 gols! E ai eu fico imaginando: tirando o Real Madrid e o Barcelona, dois times formados por jogadores excepcionais de todo mundo, verdadeiras seleções, e, fazer gols contra timecos do campeonato desse país, talvez, comparados com olaria; bangú; s.caetano; feirense; ibis, como em um deles, cujo placar foi 8 x 1, da terceira divisão desse País, onde o Messi fez 5 dos 8 gols! Eu queria ver se ele faria essa quantidade de gols pelo campeonato brasileiro da A, ou, até mesmo da B, ou, pelo campeonato paulista, gaúcho, mineiro, baiano, carioca, etc., que, mesmo com jogadores limitados, possuem marcações fortissimas! O próprio Neymar, com todos os jogadores do Santos jogando em sua função, fêz, em toda temporada, 32 gols! O Messi, pela seleção Argentina, em todas as vezes, fêz 7 gols! Pela Liga dos Campeões fêz uns 12, em todas as temporadas! Mas, depois, farei nova análise sobre essas escolhas da FIFA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário