segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AVANIDA DAS ACÁCIAS OU PRADO DE SÃO PAULO, HOJE A MARAVILHOSA E FABULOSA AVENIDA PAULISTA, EM HOMENAGEM AO POVO DE SÃO PAULO, E, PORQUE NÃO, DE TODO O BRASIL!

Cada Estado do Brasil possui a sua famosa avenida. A da Bahia, de todos os Baianos, temos à AVENIDA SETE DE SETEMBRO, onde, o baiano, com seu jeito especial de encurtar frases, a denomina AVENIDA SETE! Quase até os vinte anos finais do século passado, ainda sem a presença de centros comerciais, era o coração de Salvador e de todos os baianos que chegavam a nossa capital! Mas, breve, talvez no seu próximo aniversário, falarei sobre ela. Hoje, vamos homenagear os CENTO E VINTE ANOS DA FABULOSA AVENIDA PAULISTA, nascida em 8 de dezembro de 1891, cujo objetivo maior seria a expansão urbana dessa fantástica Capital de todos os Brasileiros, e, porque não, de toda à América Latina! Somente de Bolivianos são quase UM MILHÃO DE CIDADÃOS DESSE PAÍS que escolheu o Brasil como a sua segunda Pátria! No seu início, além de casarões famosos, muitas fazendas, com suas imensas cocheiras. No fim dos anos 20, seu nome foi alterado para avenida Carlos de Campos, homenageando o ex-presidente do Estado, mas a sociedade paulista não se conformou, protestando, violentamente, fazendo com que o seu nome voltasse para a PAULISTA! ( E ai, a homenagem é ao Paulista, do interior, ou, do Paulistano, da Capital? Dizem que chamar um nascido na Capital de Paulista e não de Paulistano é uma ofensa sem limite!).
Mas, vamos continuar falando dessa famosissima AVENIDA PAULISTA: foi a primeira avenida do Brasil a ser asfaltada (1909), com todo material importado da Europa e Estados Unidos, inclusive, foi uma novidade em todo o mundo, também, nesses Países que forneceram esses materiais para pavimetá-la!
Até 1950 o seu perfil era residencial, mas, a fôrça econômica desse Estado-Nação , a transformou, como é hoje, em empreendimentos comerciais e de serviços, inclusive, estendendo para toda a região! É A LOCOMOTIVA DE SÃO PAULO!
Ela está localizada no limite entre as zonas centro-sul, central e oeste; e em uma das regiões mais elevadas da cidade, chamada de espigão da Paulista. Além do seu pólo econômico e financeiro, também, destacam-se os pólos cultural e de entretenimento (Masp; Colégio São Luíz; Escola Estadual Rodrigues Alves), como, também, hospitais e entidades científicas, como o Instituto Pasteur e o tradicional Hospital Santa Lúcia.

Essa avenida é um importante eixo da cidade ligando importantes outras avenidas, como a Dr. Arnaldo; a Rebouças; a 9 de julho; a Brigadeiro Luís Antônio; a 23 de Maio; a rua da Consolação; e, a Avenida Angélica
Essa avenida faz parte da "NAÇÃO SÃO PAULO" dentro do nosso querido Brasil! Em tempo: Caetano Veloso, homenageando São Paulo, que tão bem o recebeu, fêz uma música, verdadeiro hino, para essa Avenida, dizendo êle que adorava andar nessa via, todos os dias, mantando saudades da Bahia, e, sempre, parando em uma daquelas famosas lanchonetes, para comer um dos famosos pastéis produzidos em suas dezenas e dezenas de lanchonetes, etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário