domingo, 11 de dezembro de 2011

"DEVIA TER AMADO MAIS, TER CHORADO MAIS, TER VISTO O SOL NASCER"

Uma das letras e músicas mais lindas do MPB BRASILEIRO, idealizada pela banda de música Titãs, em 1982, para mim, é um HINO À VIDA: EPITÁFIO!

DEVIA TER AMADO MAIS,
TER CHORADO MAIS
TER VISTO O SOL NASCER......"

DEVIA TER ARRISCADO MAIS
TER FEITO O QUE EU QUERIA FAZER
QUERIA TER ACEITADO AS PESSOAS COMO ELAS SÃO
CADA UM SABE A ALEGRIA E A DOR QUE TRAZ NO CORAÇÃO

O OCASO VAI ME PROTEGER
ENQUANTO EU ANDAR DISTRAIDO
E O ACASO VAI ME PROTEGER
ENQUANTO EU ANDAR

QUERIA TER ACEITADO A VIDA COMO ELA É
A CADA UM CABE
ALEGRIAS E A TRISTEZA QUE VIER....."

Que maravilha esse hino à vida! Deveríamos ouvi essa música todos os dias, ao amanhecer e ao fim do dia.EPITÁFIO quer dizer "inscrição em Pedra Tumular". Um desses fabulosos membros dos Titãs, emocionado e triste pela morte de um dos seus amigos, atropelado, em plena Copacabana, Rio de Janeiro, por uma mota, resolveu fazer essa homenagem para o Amigo, e, para todos nós, pedindo-nos que valorizássemos  a VIDA, aproveitando todos os momentos, bons e ruins, que ela nos proporciona!
É um exemplo, vivo, do questionamento desses músicos quanto à forma de agir, ser, pensar e sentir do homem em detrminados momentos de sua vida! Como, por exemplo, que, apesar de todas as facilidades e virtudes da vida atual, com tanta tecnologia, nós, podemos, também, usufruir de um tempo em que não tinhamos tudo isto, mas, éramos felizes! Hoje, ao ligármos o computador, e a internet levar alguns segundos sem entrar no ar, automaticamente, ficamos pocessados! Não há tempo para se dar um bom dia; boa noite! Brincar com os nossos filhos, espôsa(o); colegas; conhecidos; ou, até mesmo, um desconhecido!
Esse poema musical nos faz refletir, como, por exemplo, por que tanta pressa por bens materiais fazendo com que o homem fique perdido na multidão entre o pós-modernismo, vivendo em um capitalismo intenso, e, ao mesmo tempo, esquecendo-se do seu existencialismo, tornando-o isolado entre a multidão!
"Aceitar a vida como ela é"! Fantástico! "Como é a sua vida? Como é a nossa vida? O ue devemos fazer é assumir as rédeas amando mais, chorando mais, divertindo mais, ou seja, aproveitando todos os momentos, mesmo que pequenos, da melhor maneira possível, pois a vida é transitória e a decisão de como vivê-la....bem...AI É COM VOCÊS"!
Uma das regras, básicas, defendidas pelo Catolicismo Apostólico Romano; pelo Espiritismo; e, outras religiões, é não procurármos imitar a vida dos outros, pensando que elas são melhores do que a nossa, pois, cada um tem a sua vida, ou seja, a sua maneira de viver! Por que existem pessoas , riquissimas,que não são felizes, e, outras, morando em favelas (comunidades) as são? Pois é, alguns pensam que a riqueza é sinônimo de  felicidades, e, a pobreza o contrário, a infelicidade!
Há uns cinco anos, lí um artigo, acho que foi no ESTADÃO, que um filho único, de um banqueiro, de cinquenta anos de idade, já tomando as rédeas do poderoso banco da família, simplesmente, apareceu com uma doença, degenerativa, sem cura; a família, desesperada, descobriu que havia um grupo de cientistas, nos EUA, que estavam pesquisando a cura dessa doença, já com avanço em termos de medicamentos, onde já podiam estender a vida de um paciente por mais cinco anos, evitando-se a morte com menos de um ano da identificação do problema. Procuraram manter contato com esses cientistas, que, para aceitar o filho desse banqueiro para pesquisa, teriam que ter autorização do Supremo Tribunal de Justiça do Brasil, que, logo depois, seria ratificado pelo Supremo dos EUA; com muita luta e prestígio, com grandes escritórios de advocacia, conseguiram que esse paciente fizesse parte dessa pesquisa. Não sei o resultado, mas, espero que tenham tido sucesso! Portanto, quanto essa família daria de dinheiro para esse filho ficar bom? Quem seria mais rico: o filho desse banqueiro ou o filho de um gari, sadio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário