domingo, 25 de dezembro de 2011

"A CONQUISTA DO EQUILÍBRIO DA MENTE"

Passo-lhes, a seguir, esse texto da Psicopedagoga e Psicanalista e Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação do Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, publicado pela Tribuna da Bahia, de Salvador, Bahia, cujo tema é de interesse de todos nós, principalmente, pela nossa busca, incessante, por esse equilíbrio mental, fator preponderante para vivermos com saúde, tranquilidade e prosperidade! Segundo os especialistas, de várias áreas, o desequilíbrio mental é a fonte de todos os nossos problemas, médicos e pisiquiátricos.
"Por muito tempo, principalmente, no século XX, a Inteligência Intelectual teve grande repercussão ao ponto de acreditar na existência apenas de uma inteligência, denominada QI (Inteligência Intelectual).
Em 1905, a pedido do governo francês, os psicólogos Alfred Inet e Théodore Simon, estudiosos daquela época, estabeleceram as escalas para análise do nível de inteligência dos indivíduos. E sabido que a InteligÊncia é a faculdade que usamos para planejar, resolver problemas lógicos e ter idéias, entre outros, visto que nos permite questionamento mental, objetivando no ser humano adaptação para o enfrentamento dos desafios da realidade. Logo, outra expressão de inteligênica foi identifica, o QE (Inteligência Emocional). Vale lembrar que as questões emocionais sempre tiveram presentes no processo de humanizaão, porém, só foram identificadas na cultura ocidental a partir de 1930, quando autores de várias teorias psicológicas mencionaram o fato.
Conforme enfatizou a física e filósofa Danahh Zohar, da qual adicionei o subtítulo dedsse artigo, em meados da década de 1990 Daniel Goleman popularizou pesquisas realizadas por numerosos neurocientistas demonstrando que a Inteligência Emocional - QE - é aquela que faculta a percepção e compreensão dos sentidos próprios e de outrem, constituindo, assim, requisito básico para emprego efetivo do QI.
Não raro, na sociedade contemporânea o ser humano é vitimado por vários tipos de violência, seja ela doméstica, física ou psicológica. Conquanto, são acometidos também por outros fatores endógenos e exógenos, somando as circunstâncias educacionais, hormonais, genéticas, emocionais, interferindo negativamente na afetividade, pensamento e o corpo.
O psicólogo suiço Édouard Claparède (1873-1940), grande expoente no campo da psicologia e da educação, defendia a necessidade de estudar o desenvolvimento infantil e o funcionameto da mente. Nessa premissa, os avanços científicos tê dado importantes contribuições no desenvolvimento do cérebro de crianças, adolescentes e adultos.
Sem dúvida, a educação pode se valer muito do conhecimeto da mente para o entendimento do nível cognitivo, do processo de aprendizagem, do mundo das emoções, das transformações hormonais, dentre outros.
Afinal, como lidar com o Ser no século ?
BUSCAR A EMPATIA, A AUTOPERCEPÇÃO, A AUTOMOTIVAÇÃO, EXERCITAR A RESILIÊNCIA, COMPREENDER OS SENTIMENTOS É, SEM SOBRA DE DÚVIDAS, UMA QUESTÃO DE CONQUISTA DA SAÚDE MENTAL, E, SOBRETUDO, ESPIRITUAL".

Esse excelente artigo motivou-me pelo fato da Câmara dos Deputados, ontem, ter aprovado o Projeto da PALMADA, OU SEJA, voltado para país e parentes agressivos contra filhos; sobrinhos; etc., onde chegam ao limite de provocarem danos físicos, irreversíveis, e, até a morte, de crianças agredidas, não importanto a idade, principalmente, de padastros e madastras! No início eu não gostei do titulo: PALMADA, POIS, QUAL O PAI QUE NÃO DEU UMA PALMADINHA EM NOSSOS FILHOS, mas, de forma moderada, educativa, porém, com violência, realmente, merecem punições, severas. Mas, esse projeto possui um grande êrro, terrivel, pois, se uma dessas "palmadas" causar a morte ou danos físicos, irreversíveis, o autor não poderá ser punido, criminalmente, e, sim, de forma educacional! Ora, esse monstro mereceria ser condenado para uma penitenciária! Tomara que o Senado o aperfeiçoe!

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