sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

LUIZ GONZAGA: "REI DO BAIÃO": NO DIA 13 DE DEZEMBRO COMPLETOU 100 ANOS SE VIVO FÔSSE, PARA A NOSSA TRISTEZA!

Nasceu na pequena cidade de Exu, em Pernambuco, nessa data. Foi o maior compositor popular da música intitulada forró (baião). Cantando e tocando sanfona, e, acompanhado de instrumentos musicais, até aquela época, desconhecidos de grande parte do Brasil: zabumba e triângulo! Cantava as alegrias; as injustiças; as tristezas de toda a sua gente norte-nordestina. Ninguem conhecia o baião, o xote e o xaxado.

Era filho de um outro grande compositor, cantor e tocador de safona: Januário, onde Luiz tinha o maior orgulho em reverenciá-lo. Luiz, além de viver com esse artista, o via consertando sanfonas e outros instrumentos! E foi nesse ambiente que começou os seus primeiros passos como sanfoneiro!

Morreu e 2 de agosto de 1989 com 76 anos de idade. Um dos seus filhos, o extraordinário GONZAGUINHA, um dos maiores cantores e compositores da MBP! Infelizmente, os dois ficaram anos inimigos, principalmente, por GONZAGÃO NÃO CONCORDAR COM A MILITÂNCIA DE GONZAGUINHA CONTRA A REVOLUÇÃO, ONDE ÊLE TEMIA PERDÊ-LO, ASSASSINADO, COMO MUITOS FORAM! Antes do falecimento de GONZAGUINHA (POR UM ACIDENTE DE VEÍCULO, por sinal, dizem amigos do seu Pai que foi um dos motivos que anteciparam a morte de Gonzagão!), êles voltaram a condição de Pai e Filho, onde realizaram diversas parcerias musicais! Mas, como todos os homens de bem, O CORPO MORRE MAS O ESPÍRITO CONTINUA! Li, há poucos dias, que as famílias desses dois monstros consagrados da música brasileira recebem quase dois milhões de reais, por mês, de direitos autorais, vejam só, dessa rubrica controlada por um Órgão que é contestado por toda a classe intelectual da música brasileira que se acha prejudicada na participação da renda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário