sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"EU VOS CONHEÇO". (João 5:42)

"O PODER DE SER CONHECIDO PESSOALMENTE"

Olivia veio fazer terapia para trabalhar a auto-estima. Ela queria ter mais confiança em si mesma e vencer a timidez. Lera alguns livros sobre auto-estima e tentara praticar as sugestões incluídas neles, mas sua maneira de pensar e de sentir não mudara muito.
No final da nossa primeira sessão, Olivia pediu-me que lhe passasse uma tarefa para fazer em casa.
- Gostaria de trabalhar um pouco a minha auto-estima todos os dias - disse ela. - Qualquer coisa que você me der para fazer vai me ajudar a lidar mais rápido com esse problema.
- Acho que você já leu muita coisa sobre auto-estima - retruquei.
- Talvez o que você precise aprender mais neste momento seja conhecer a SI MESMA, e acho que nós dois precisamos estar juntos para fazer isso acontecer.
Pude perceber que o processo que levaria Olivia a compreender mais profundamente a SI MESMA se daria à medida que ela se sentisse conhecida. No decorrer dos meses seguintes foi exatamente isso o que aconteceu.
Na terapia, descobri que Olivia sentia-se mal a respeito de quem era. Por isso, raramente se abria com as pessoas e mantinha em segredo os sentimentos negativos, com medo de que os outros pudessem sentir o mesmo por ela. Infelizmente, os segredos ocultos raramente se modificam com leituras ou conselhos. Ela precisava expor seus segredos para outra pessoa para poder sentir-se pessoalmente conhecida e acolhida. Este era o ponto de partida para a transformação da sua auto-estima. O fato de ela FINGIR SER UMA PESSOA DIFERENTE DO QUE ERA NÃO CONTRIBUIA EM NADA PARA SUA AUTO-IMAGEM. Ela precisava se sentir aceitável tal como era e a partir daí crescer e se aprimorar.
Os seres humanos não podem viver issolados, e por isso procuramos nos relacionar com os outros. A experiência de sermos conhecidos e entendidos nos confere a sensação psicológica de que tudo está bem. Temos que perceber que somos conhecidos pelos outros tal como somos - e não apenas pelo que fazemos - para nos sentirmos psicologiamente completos.
JESUS ACREDITAVA QUE FOMOS CRIADOS COM O PROPÓSITO DE CONHECER DEUS E SERMOS CONHECIDOS POR ELE. UM PONTO CENTRAL DO SEU ENSIMENTO ERA COMUNICAR O PODER TRANSFORMADOR DE CONHECER DEUS, QUE NÃO É UM CONHECIMENTO INTELECTUAL E ISOLADO, MAS UMA EXPERIÊNCIA QUE SÓ SE DÁ NO RELACIONAMENTO.
Princípio espiritual: O CONHECIMENTO PESSOAL É CRIADO ENTRE AS PESSOAS E NÃO DENTRO DELAS.

Do maravilhoso livro: JESUS, O MAIOR PSICÓLOGO QUE JÁ EXISTIU, pelo psicólogo norteamericano Mark W. Baker (encontramos esse livro em grandes livrarias e em livrarias espíritas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário