terça-feira, 7 de novembro de 2017

'PARA LUTERO, 'AUTONOMIA' HUMANISTA ERA ABSURDA: EX-FRADE VIA ARISTOTELISMO COMO A 'PROSTITUTA GREGA' NO CRISTIANISMO', REPORTAGEM DE LUIZ FELIPE PONDÉ, PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO DE 29 DE OUTUBRO DESTE ANO!


'Não, Martinho Lutero (1483-1546), morreu com 63 anos de idade, não foi um 'simples' reformador. Foi um intelectual profundamente imerso nas polêmicas filosóficas e teológicas de seu tempo, assim como seu 'ancestral', AGOSTINHO DE HIPONA (354-430)' (essa é minha: vários textos, de minha autoria, neste blogdopovão, escrevi sobre esse fantástico SANTO AGOSTINHO, depois de JESUS CRISTO, o maior filósofo da humanidade, especialmente, os classificados 'religiosos'! Como ele protestava contra os filósofos gregos, e, de outros, especialmente, os romanos, por 'duvidarem da existência de Deus', onde, no seu lugar, cada um possuía o seu 'deus', como se auto se julgava um deles!
 
'Uma dessas controvérsias, talvez uma das mais essenciais, foi aquela ao redor do que acabou por ficar conhecido como a polêmica humanista.
 
Ela agitou a Europa dos séculos 13 a 17, e Lutero está bem no meio dela. Deita raízes no debate em torno da concepção de natureza humana cristã, que, por sua vez, tem na polêmica da graça entre Agostinho e Pelágio (360-420) sua primeira manifestação.
 
Mas outro termo, essencial no debate entre Lutero e Erasmo de Roterdã (1466-1536), já está ai presente: 'LIVRE-ARBÍTRIO' - possivelmente, inventado por AGOSTINHO' . Essa é minha: ERRADO, O LIVRE ARBÍTRIO ESTÁ NOS 'DEZ MANDAMENTOS', a base do cristianismo, onde cada um de nós é livre para decidir os seus destinos. Por exemplo, estamos vendo esses politiqueiros ladrões que se juntaram com 'empresários ladrões', todos eles, sabendo que um dia poderiam ser presos e condenados, mesmo assim, continuaram a nos roubar, mesmo vendo milhares de brasileiros sofrendo nos corredores 'da morte' de hospitais públicos, cadeias e penitenciárias entupidas, com seres humanos jogados lá como lixo, estradas mal conservadas, gerando acidentes com vitimas, fatais ou não, insegurança, etc., portanto, esses CORRUPTORES E CORRUPTOS SABIAM, NO LIVRE-ARBÍTRIO, que estavam errando, e como errando!. Tanto Agostinho como Lutero estavam e estão certos: INFELIZ DO SER HUMANO QUE NÃO MEDITE SOBRE O QUE FAZER, COMO SE COMPORTAR, OU SEJA, O QUE É O CERTO OU ERRADO, ISTO É O LIVRE ARBÍTRIO! No Centro Espírita, uma fantástica Joanna de Ângelis, um dos Espíritos de Luz maravilhoso, falando do 'livre-arbitrio', o definiu assim: 'SE NUMA ESTRADA, EM UMA CURVA PERIGOSA, HÁ UMA PLCA DE AVISO QUE ELA TERÁ QUE SER ULTRAPASSADA COM 60 KM POR HORA, CABE A VOCÊ DECIDIR: SE PASSAR ATÉ OS 60, O RISCO DE ACIDENTES É QUASE ZERO, MAS, SE ULTRAPASSAR ESSE LIMITE, O RISCO DE ACIDENTES É ALTO, pois, foi DEUS QUE DEU O DOM AOS QUE CONSTRUIRAM ESSA ESTRADA PARA SABER POR QUÊ ESSE LIMITE DEVE EXISTIR, então , se você não possui conhecimento dele, procure seguir a orientação DIVINA'!
 
 Segundo Agostinho, seguido por Lutero, combatiam, violentamente, o conceito de 'ESTOICISMO', tese do filósofo grego PELÁGIO, para quem todo homem recebia graça suficiente para escapar do pecado original. Era, pois, autônomo na sua vontade passível de 'melhoria' moral por si mesmo. Para Agostinho, essa ideia era absurda, uma vez que, empiricamente, os homens não escapavam do pecado (todos orgulhosos, mentirosos, inseguros e por ai vai). Poucos sim. Esses recebiam a graça contingente e eficaz (salvífica), dada de modo 'inesperado' a 'predestinados'. Esse caráter contingente da graça era justamente para humilhar o orgulho daqueles que se achavam moralmente superiores aos miseráveis pecadores comuns'!
 
Agostinho e Lutero combateram, violentamente, o pensamento do médico aristotélico Siger de Brabant (1240-1282) - um defensor da autonomia racional e moral humana. Ainda que não negando a necessidade da fé absolutamente, Brabant defenderá a possibilidade de o homem atingir uma certa felicidade a partir do uso do intelecto livre sobre a vontade'. Essa é minha: por essa tese, um analfabeto, por exemplo, não poderia alcançar a plena felicidade! Ou um pobre assalariado! Somente os 'letrados', os 'ricaços' poderiam ter felicidades máxima! Por isto Lutero afirmara: 'isto é a contaminação da cultura cristã europeia pelo aristotelismo como a entrada da 'prostituta grega' no cristianismo!.
 
Na próxima página, um relato, sucinto, de todas as variações religiosas advindas do CRISTINISMO CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO, onde o PROTESTANTISMO FOI O PRINCIPAL MOVIMENTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário